Durante o VI Fórum foi montado um grupo de trabalho para desenvolvimento do Agente Linux. O Grupo é liderado pelo Ministério das Cidades e conta com a Universidade Católica de Brasília, a Dataprev, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI e a Cooperativa Solis, que pretende acoplar ao Sistema de Inventário CACIC, a solução TABSERVER desenvolvida para monitorar estações livres.
Desde do lançamento do Sistema de Inventário CACIC como software livre, no VI Fórum Internacional de Porto Alegre, a Comunidade CACIC ampliou significativamente o número de participantes. Foram mais de 200 cadastramentos espontâneos realizados até o dia 15 de junho, informou o Coordenador do Projeto CACIC, Corinto Meffe, gerente de inovações tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Estes 200 cadastrados ainda serão somados aos participantes do governo federal, o que em pouco tempo aumentará consideravelmente os números da Comunidade CACIC, prevê Corinto.
O Coordenador também afirma que "a variedade dos participantes da Comunidade surpreendeu até os mais otimistas". São empresas privadas, estudantes, universidades, governos estaduais, municipais e instituições do legislativo e judiciário. O que aparentava ser uma demanda governamental alcançou diversos outros segmentos organizacionais. Alguns exemplos dimensionam com clareza a demanda pela ferramenta CACIC. O Grupo Mabel, empresa do ramo alimentício, iniciou a prospecção do sistema de inventário e demonstrou interesse em utilizar internamente na organização. Os gerentes e analistas de sistemas de diversas outras grandes empresas, como a Varig, Itapemirim, Águia Branca, BS Colwey Pneus, Tok Stok, Curinga Pneus, também solicitaram acesso a documentação para conhecer com mais detalhes a solução.
Algumas Universidades públicas e privadas se incorporaram na semana passada ao projeto: UNB, UFMG, UFPA, UNICAMP, PUC-Minas, UNISINOS, UNIVATES, CEFET-SC. A UNB vem realizando o modelo de desenvolvimento do CACIC para posterior disponibilização para Comunidade e a UFMG operacionalizando a acoplagem da ferramenta livre NAGIOS para o controle das máquinas servidoras.
Entre os órgãos públicos estaduais destacam-se o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina - CIASC, a Companhia de Informática do Estado do Paraná - CELEPAR e o Governo Eletrônico do estado de Minas Gerais. O CIASC, além do uso interno em mais de 200 estações, já prepara uma estrutura para criação de um Consórcio estadual de desenvolvedores e de suporte.
Até o final deste mês será realizado um balanço do Projeto CACIC pela Secretária de Logística e Tecnologia da Informação e a Dataprev. Comunidade CACIC Para obter mais informações sobre a Comunidade CACIC e a solução propriamente dita, basta acessar o endereço http://www.governoeletronico.gov.br/cacic
Autor: Coordenação Software Público
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo