Introdução
Esse tutorial tem objetivo de mostrar o passo a passo para instalar a solução de software público CACIC versão 3.0 em máquinas com sistema operacional Ubuntu e Debian.
A instalação ocorre basicamente por linhas de comando através do Terminal, para tanto, acesse o Painel Inicial (Launcher) que fica localizado no canto superior esquerdo de sua tela.
Após aparecer a opção de busca digite "Terminal" e pressione a tecla "Enter". Agora seguiremos com os comandos dentro do Terminal.
Caso não o encontre utilize as teclas de atalho “CTRL + ALT + T”.
TERMINAL
Observação sobre o uso do terminal:
Dentro do terminal o cursor ficará sempre depois de "$" ou "#".
Sempre que o comando a ser copiado for precedido por "$", significa que este é um comando de usuário normal;
Sempre que o comando a ser copiado for precedido por "#", significa que este é um comando de usuário “root”.
Caso o comando a ser copiado não seja precedido por "$" nem por "#", significa que este comando pode ser executado sem restrições.
Para acessar como “root” digite "sudo su".
Foi utilizado para este tutorial o “Terminal” em idioma inglês, então as confirmações apresentadas aqui estão em (Yes/Y ou No/N), caso seu sistema esteja em português confirme com (Sim/S ou Não/N)
1.0 – Instalando os Pacotes necessários
Instale os pacotes que você vai precisar:
|
Agora vamos instalar o node:
sudo apt-get install python g++ make checkinstall
src=$(mktemp -d) && cd $src
wget -N http://nodejs.org/dist/node-latest.tar.gz
tar xzvf node-latest.tar.gz && cd node-v*
./configure
sudo fakeroot checkinstall -y --install=no --pkgversion $(echo $(pwd) | sed -n -re's/.+node-v(.+)$/\1/p') make -j$(($(nproc)+1)) install
sudo dpkg -i node_*
|
Agora o less:
cd /usr/local/lib/node_modules
sudo npm install less
|
Se todas instalações foram concluídas com sucesso você já possui os requisitos necessários para seguir com a instalação.
2.0 – Configurando o PostgreSQL:
O arquivo "php.ini" vem com fuso horário da Europa, logo precisamos configurá-lo para o Brasil. Edite o arquivo "php.ini" através do comando abaixo:
|
Quando o arquivo abrir digite "CTRL + W" para abrir a ferramenta
|
Você verá o comando abaixo:
[Date] ; Defines the default timezone used by the date functions ; http://php.net/date.timezone |
Na linha imediata abaixo digite:
[date.timezone = America/Sao_Paulo |
Em alguns casos, pode ser que já tenha na linha ";date.timezone =", neste caso complete com "America/Sao_Paulo".
Não esqueça de remover o "ponto e virgula"
Caso já esteja atualizado, continue. Digite
"CTRL + X" para salvar, Confirme a alteração com "Y + Enter" |
Como "root" reinicie o Apache.
# /etc/init.d/apache2 restart |
Explique todas as configurações necessários para configurar adequadamente outros serviços complementares e do próprio Software.
3.0 - Montando ambiente de desenvolvimento
Baixe o código do repositório oficial (necessário o "Git", que foi previamente instalado)
Após instalação do “git” execute os comandos abaixo:
# cd /srv # git clone https://github.com/lightbase/cacic
# chown -R www-data.www-data cacic
|
Crie um link simbólico da sua pasta web para o Apache
# ln -s /srv/gerente/web /var/www/cacic |
A versão do apache2 que foi publicado com o lançamento do Ubuntu 14.04 é o 2.4.7 e começando com esta versão, parece que, por razões de segurança, o novo diretório raiz para o servidor é:
/var/www/html A partir de agora, é aqui que você deve linkar o CACIC. # ln -s /srv/cacic/web /var/www/html/cacic Caso você queira mudar este diretório, você tem que modificar (como root) a seguinte linha do arquivo /etc/apache2/sites-available/000-default.conf (sudo nano /etc/apache2/sites- available/000-default.conf): DocumentRoot /var/www/html para: DocumentRoot /var/www |
Para entrar em vigor as novas mudanças, você deve reiniciar o servidor apache com o seguinte comando:
# sudo /etc/init.d/apache2 restart |
4.0 - Crie banco de dados para o Symfony - PostgreSQL
(É possível que já exista o banco de dados criado, caso isso ocorra passe para o item 5.0).
Execute os seguintes comandos no terminal:
$ sudo su # su - postgres $ createuser -D -R -S -w cacic |
Se você pretende usar o modulo do importador, substitua o "-S" por "-s"
Crie o banco com o comando abaixo:
$ createdb -w -O cacic cacic |
4.2 - Liberando acesso ao Banco:
Edite o arquivo "/etc/pg_hba.conf":
# nano /etc/postgresql/9.3/main/pg_hba.conf |
Note que a versão do postgreSQL instalado é a 9.3
Procure as linhas abaixo. (estão logo no início do texto)
# PostgreSQL Client Authentication Configuration File # ===================================================
#
# Refer to the "Client Authentication" section in the PostgreSQL
# documentation for a complete description of this file. A short
# synopsis follows.
#
# This file controls: which hosts are allowed to connect, how clients
# are authenticated, which PostgreSQL user names they can use, which
# databases they can access. Records take one of these forms:
#
# local DATABASE USER METHOD [OPTIONS]
# host DATABASE USER ADDRESS METHOD [OPTIONS]
# hostssl DATABASE USER ADDRESS METHOD [OPTIONS]
# hostnossl DATABASE USER ADDRESS METHOD [OPTIONS]
|
Agora, acrescente as próximas linhas. Sem o “#”
host cacic cacic 127.0.0.1/32 trust host cacic cacic localhost trust |
Digite:
"CTRL + X" para sair, confirme com "y" e "enter". |
Reinicie o banco de dados:
$ /etc/init.d/postgresql restart |
Execute a linha a baixo e verifique se a mesma se encontra igual ao exemplo:
$ psql -U cacic -h localhost cacic psql (9.1.9) SSL connection (cipher: DHE-RSA-AES256-SHA, bits: 256) Type "help" for help. cacic=> Digite "\q", depois "exit" $ exit |
4.3 - Configurando o arquivo parameters.yml
Abra o arquivo "parameters.yml" conforme o comando abaixo:
$ nano /srv/gerente/app/config/parameters.yml |
Adicione as seguintes linhas: (este arquivo conterá somente essas linhas)
parameters: database_driver: pdo_pgsql database_host: 127.0.0.1 database_port: null database_name: cacic database_user: cacic database_password: null mailer_transport: smtp mailer_host: 127.0.0.1 mailer_user: null mailer_password: null locale: pt_BR secret: d7c123f25645010985ca27c1015bc76797 database_path: null |
É necessário seguir um padrão de identação para que não ocorra erros na instalação do composer.phar Note que as linhas do arquivo parameters.yml possuem uma tabulação de 4 espaços que deverá ser preservada. |
Digite "CTRL+X" para fechar Confirme com "Y + Enter" |
4.4 - Executando comandos do Symfony
Execute os comandos do symfony necessários para o sistema funcionar:
# su - www-data $ cd /srv/gerente |
Caso apareça a mensagem This Accont is currently not available.
Acesso o arquivo passwd (digite nano /etc/passwd) Altere a seguinte linha linha: www-data:x:33:33:www-data:/var/www:/usr/sbin/nologin
para: www-data:x:33:33:www-data:/var/www:/bin/bash
|
Instalação dos vendors
$ php composer.phar install |
Aguarde o fim da instalação (este processo pode levar alguns minutos)
Digite o comando
$ exit |
e depois digite o mesmo comando novamente.
$ exit |
Carregando os assets: (necessário haver o "java" instalado)
$ php app/console doctrine:schema:update --force $ php app/console assets:install --symlink $ php app/console assetic:dump |
4.5 - Carregando dados iniciais
# php app/console doctrine:fixtures:load |
Digite o comando "exit" e depois digite o mesmo comando "exit" novamente.
Caso apareça a mensagem:
Could not open input file: app/console
finalize o terminal com "exit"
Terminada a instalação e configuração do Gerente Cacic 3.0, execute o navegador.
5.0 - Abrindo a tela de login do Gerente Cacic 3.0
Digite:
ABRA O NAVEGADOR:
Digite:
http://localhost/cacic/ |
Pressione "enter". Clique em app.php Entre com o usuário e a senha.
Usuário: admin Senha: 123456 |
Obs.: Caso ao acessar a página fique em branco, provavelmente o problema é permissão, então repita o comando: sudo chown -R www-data.www-data /srv/cacic
6.0 - Instalando e configurando o FTP (Debian)
Para que os Agentes consigam coletar, é necessário instalar e configurar um serviço de FTP. O procedimento abaixo deve ser executado como usuário root:
# apt-get install proftpd-basic |
Quando perguntado, selecione o modo autônomo (standalone) para o servidor de FTP. Em seguida, abra o arquivo de configurações:
# vim /etc/proftpd/proftpd.conf |
Descomente as linhas abaixo:
# vim /etc/proftpd/proftpd.conf |
# Use this to jail all users in their homes DefaultRoot ~
# Users require a valid shell listed in /etc/shells to login.
# Use this directive to release that constrain.
RequireValidShell off
|
A versão do apache2 que foi publicado com o lançamento do Ubuntu 14.04 é o 2.4.7 e começando com esta versão, parece que, por razões de segurança, o novo diretório raiz para o servidor é:
/var/www/html
|
Adicione um usuário que será usado pelo CACIC para download dos updates. No exemplo a seguir, adicionamos uma conta ftpcacic:
# adduser --shell /bin/false --home /var/www/html/ftpcacic ftpcacic |
Preencha a senha do usuário quando perguntado.
Observe que o HOME deste usuário é : /var/www/html/ftpcacic
Nesse mesmo diretório crie uma pasta agentes utilizando os comandos a seguir:
# mkdir /var/www/ftpcacic/agentes # chown ftpcacic.ftpcacic /var/www/html/ftpcacic/agentes |
Proceda processos de teste de conexão FTP, para confirmar a correta instalação e configuração, preferencialmente para as máquinas clientes que serão inventariadas.
Teste a conexão. Primeiro você deverá reiniciar o proftpd com o comando a seguir:
# /etc/init.d/proftpd restart |
Execute depois os comandos a seguir para testar a conexão FTP:
Windows:
C:\>ftp login: ftpcacic senha: ftp>quit |
Linux:
$ telnet <ip_do_servidor_cacic> 21 Quando abrir a tela do telnet, digite os seguintes comandos: user ftpcacic pass quit |
O FTP deve estar funcionando e conectando.
Configuração Inicial
Para que a coleta comece, é necessário cadastrar pelo menos uma Subrede e habilitar os módulos de coleta.
Cadastro de Subredes
Acesse o Menu Administração -> Cadastros -> Subredes
Depois preencha o cadastro da subrede
Habilitando Módulos
Acesse o endereço Administração -> Configurar Módulos
Selecione o Módulo que deseja habilitar e marque as coletas
Agora o sistema está pronto para realizar as coletas
Atualizando Subredes
Acesse o endereço Manutenção -> Atualização de Subrede conforme exemplo abaixo:
Selecione a subrede que deseja atualizar e clique em executar atualizações.