Ir para o conteúdo

 Voltar a Ginga-NCL: I...
Tela cheia

Compilação do Ginga e Cia

10 de Julho de 2007, 0:02 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 31 vezes

Boas,

turma ... se baseando na versão do SVN...

7 modulos ... 

mas ...  por onde começar, como ???

não da para se esperar que todos mundo conheça o código como vcs ;)

bora fazer um readme de como compilar essa parada certim certim ... para ae podermos passar a empacotar tudo para debian e rpm.

pelo pouco que vi até agora (adimito q foi muito pouco), tirando as dependencias, parece que é só ./configure e make(s) ...

os javas poderiam ter os build.xml ... ae um "ant-izinho" resolvia (e eu não teria de aprender a usar o eclipse) ...

aquela historia do "links" da telemidia eu não entendi ... não dá para usar o q "tenho aqui"? quais as diferenças ?

juro que quando vi o createGinga.sh fiquei com medo :(  a intenção é : entender a parada, compilar uma vez na mão, e passar para criar pacotes (e os patches para isso) se conseguir criar os ./configure e os make para cada parte/modulo isoladamente (ou um "grande" apenas que fizesse tudo ), ajuda demais no empacotamento ...  por mais que se tenha de manter 7 ou mais pacotes, pois eles seriam "simples" ...

 Abraços

quem pode dar uma luz ?

Autor: Elias Mussi


2828 comentários

  • Ab2e2315abd0315da80542df748c1a93?only path=false&size=50&d=404Cesar Cardoso(usuário não autenticado)
    10 de Julho de 2007, 0:16

     

    Em termos de dependência, só consegui encontrar o DirectFB e o Lua 5.1 ou superior, além da dúvida, que também é minha, quanto ao links da Telemidia.

    O grande problema é saber o que compilar para cada situação, já que os leiames, quando existem, são esparsos.

    Penso que esse trabalho de "organizar" o código é essencial para que mais pessoas possam trabalhar com o código do Ginga, seja programando, empacotando para sua distro preferida ou integrando em set-top boxes.

    • 6d8523ee8653cf0ab9ef0e1348918792?only path=false&size=50&d=404Marcio Moreno(usuário não autenticado)
      10 de Julho de 2007, 12:35

       

      Olah, Cesar e Elias.

      Estamos reorganizando modulos e arquivos do tipo readme para que as dependencias fiquem mais claras. Em outras palavras, cada modulo vai oferecer um readme listando suas dependencias, para evitar acionar o configure toda vez.
      O links foi modificado pelo laboratorio TeleMidia para que o mesmo atenda a API definida para os adaptadores do gingancl. Assim, o "telemidiaLinks" eh oferecido junto com o gingacore-player. Entre as diferencas mais significativas estah a possibilidade de definir a area de apresentacao do links ou mais de uma instancia em paralelo, sendo uma em cada area de apresentacao.
      No leiame do gingainit, as dependencias sao citadas com ponteiros (URLs) para onde podem ser encontradas. Esse leiame serah mantido na nova organizacao.
      O objetivo de deixar os pacotes separados eh oferecer a todos uma forma de desenvolver em sua area de preferencia. Por exemplo, pode-se trabalhar em cima da linguagem NCL ou mesmo de seu modelo conceitual, no projeto ncl30. Quem preferir desenvolver conversores da linguagem ncl para outras linguagens, poderia desenvolver sobre o projeto ncl30-converter. Outos podem preferir desenvolver sobre APIs graficas diferentes, desenvolvendo sobre o gingacore-gfx, e assim por diante.

      Sds. Marcio Moreno

      • 0ce45098412caf25aedb71da3a196e26?only path=false&size=50&d=404Elias Mussi(usuário não autenticado)
        10 de Julho de 2007, 13:30

         

        Otimo saber ...

         

        to acompanhando de perto o SVN aqui, logo mais tentarei compilar novamente.

         

        seria interessante ter um readme em cada modulo descrevendo o que ele faz e a sua finalidade, coisa rapidinha mesmo ;)

         eu estava acompanhando o script do gingainit, mas fazendo na mão, e senti falta de alguns modulos lá, era para ser assim mesmo ? eu estou cismado com a minha compilação ... mas ta dando para começar a entender a parada.

        mas outra duvida ... eu n entendi direito ainda ;)

         eu reparei q nem todos os modulos usam o libtool, isso é intencional ?  pq n padronizar en todos a mesma forma? como está por exemplo no .../util/ ?  um "mesmo" processo de compilacao para todos os modulos ajudaria muito ;)

        e por ultimo ;)  kdevelop ou eclipse ? pelo q vi vcs estao usando os 2.

         

        Abraços

         

        • 6d8523ee8653cf0ab9ef0e1348918792?only path=false&size=50&d=404Marcio Moreno(usuário não autenticado)
          10 de Julho de 2007, 13:49

           

          Exato, Elias. A ideia eh deixar um resumo em cada readme tambem.
          Nessa nova release vamos padronizar o processo de compilacao de todos modulos (utilizando libtool).
          Finalmente, voce acertou de novo. Usamos as duas IDEs (tanto eclipse quanto kde).

          []s,
          Marcio Moreno

          • 0ce45098412caf25aedb71da3a196e26?only path=false&size=50&d=404Elias Mussi(usuário não autenticado)
            10 de Julho de 2007, 14:04

             

            santa confusão batman !! :)

            tanto para c/c++ como para java ? ou uma para um e outra para outra ;)  ?

            estando tudo certim com o libtool e o ant, eu começo a dar uma olhada no empacotamento das crianças ;)

      • Ab2e2315abd0315da80542df748c1a93?only path=false&size=50&d=404Cesar Cardoso(usuário não autenticado)
        10 de Julho de 2007, 14:13

         

        Opa Marcio,

        primeiro, fico muito feliz com a disposição de vocês de reorganizar o código. Parabéns!

        Sobre o telemidiaLinks, penso que o próximo passo seria adotar logo o nome, não? Aí ele usaria, p.ex, /usr/lib/telemidialinks e tal. O povo que empacota, penhorado, agradeceria :)

        E vamos que vamos, porque a revisão 66 do SVN já vem com layout novo... uhu!

        • 6d8523ee8653cf0ab9ef0e1348918792?only path=false&size=50&d=404Marcio Moreno(usuário não autenticado)
          10 de Julho de 2007, 14:56

           

          Oi, Cesar.
          O telemidialinks eh oferecido mesmo como uma lib. Na verdade a libtelemidialinks.so eh enviada para /usr/local/lib/ginga/libtelemidialinks.so ao dar "make install" no modulo de players que iremos disponibilizar.

          • 87150057fa6c421faa06106a5ec2b361?only path=false&size=50&d=404sérgio ferreira(usuário não autenticado)
            3 de Agosto de 2007, 17:20

             

            Eai pessoal, 

            me deparei com o seguinte problema:

            consegui compilar o DirectFB, no entanto não consegui rodar nenhum exemplo. alguem tem laguma ideia o pode ser??

            quao é executado o exemplo  df_dok, aparece oseguinte erro:

            =======================|  DirectFB 1.0.0  |=======================
                      (c) 2001-2007  The DirectFB Organization (directfb.org)
                      (c) 2000-2004  Convergence (integrated media) GmbH
                    ------------------------------------------------------------

            (*) DirectFB/Core: Single Application Core. (2007-04-09 14:37)
            (!) Direct/Util: opening '/dev/fb0' and '/dev/fb/0' failed
                --> No such file or directory
            (!) DirectFB/FBDev: Error opening framebuffer device!
            (!) DirectFB/FBDev: Use 'fbdev' option or set FRAMEBUFFER environment variable.
            (!) DirectFB/Core: Could not initialize 'system' core!
                --> Initialization error!
            df_dok.c <1202>:
                    (#) DirectFBError [DirectFBCreate( &dfb )]: Initialization error!

            • 5a82d82e341eb9065577cf78128f296a?only path=false&size=50&d=404Marcelo Moreno(usuário não autenticado)
              3 de Agosto de 2007, 18:15

               

              Olá, Sérgio.

                  Tudo indica que seu sistema não identificou um framebuffer device (/dev/fbX). O dispositivo de framebuffer é necessário para o funcionamento do DirectFB.

                  Na maioria das vezes, o problema está na inclusão ou não do driver de framebuffer na compilação do kernel Linux.

                  Para seguir nesta dica, você deve ter experiência em compilação/instalação de kernel, caso contrário NÃO SIGA!!! (recomendamos então a versão Java do Ginga-NCL).

                 Bem, primeiro você deve identificar qual sua placa de vídeo, e então se ela possui suporte a framebuffer no Linux. Placas q vem funcionando bem com framebuffer são as baseadas nos chipsets ATI, Nvidia, Intel e Matrox. Veja em lxr.​linu​x.no​/sou​rce/​Docu​ment​atio​n/fb​/ a documentação do kernel atual sobre os drivers de framebuffer suportados e seus parâmetros.

                  Apesar de não recomendado, pode ser que seu kernel possua tais drivers  compilados como módulos. Assim, você deve verificar se eles estão disponíveis no diretório /lib/modules/2.6.xx/kernel/drivers. Daih seria usar o modeprobe e torcer. Mas preferimos não usar módulos para framebuffer, pois estamos já calejados com isso.

                 O normal é compilarmos os drivers embutidos no kernel. Para isso, você deve obter o código do kernel (de preferência >=2.6.18) em www.​kern​el.o​rg ou através dos repositórios de sua distribuição favorita.

                 ATENÇÃO!!! Configurações errôneas no kernel podem levar ao mal funcionamento de dispositivos e até à inutilização do sistema!

                 Continuando, você deve executar "make menuconfig" ou "make xconfig" no diretório onde o kernel foi descompactado. Este é o programa de configuração da compilação do kernel. Verifique todas as opções do programa (são centenas!) para que todo o seu hardware seja contemplado. Muito cuidado nessa parte.

              Para ter mais segurança, verifique também a configuração atual de seu kernel (algumas distribuições colocam uma cópia do arquivo de config do kernel atualmente instalado no diretório /boot).

                 Finalmente, ainda no menuconfig, vamos ao framebuffer: Vá na opção Device Drivers > Graphics support e selecione Support for frame buffer devices. Além disso, selecione o driver referente à sua placa de vídeo. Se sua placa não está listada, selecione VESA VGA graphics support. Isso bastaria. Você pode compilar também o suporte a console VGA, selecionando a opção  Console display driver support >  Framebuffer Console support. Tudo deve ser selecionado como built-in (asterisco) e não módulo (M).

                  Saia do menuconfig, salvando suas alterações. Daí é compilar e instalar:

              $ make
              $ make modules_install
              $ make install 

                  Certifique-se de que o kernel antigo ainda está disponível para boot em caso de problemas... e faça reboot com o novo kernel!

                  Se ao final você ainda não obtiver o framebufer device, procure os fóruns referentes a framebuffer e trilhas específicas para sua placa.

              Boa sorte,
              Moreno 

            • 9c71629fa87ec93f0a704e0572b86dfe?only path=false&size=50&d=404Erick Lazaro Melo(usuário não autenticado)
              7 de Agosto de 2007, 9:06

               

              E aí galera, tdo blz?

              Me deparei com um problema também no uso do DirectFB. Compilei e instalei a versão 1.0. O exemplo df_dok roda certinho, agora quando executo o df_andi ocorre o seguinte erro: DirectFB/FBDev: Panning display failed!

               

              Alguém tem idéia de como resolver isso? 

               

                 =======================|  DirectFB 1.0.0  |=======================
                        (c) 2001-2007  The DirectFB Organization (directfb.org)
                        (c) 2000-2004  Convergence (integrated media) GmbH
                      ------------------------------------------------------------

              (*) DirectFB/Core: Single Application Core. (2007-08-06 21:46)

              (*) Direct/Thread: Running 'VT Switcher' (CRITICAL, 12491)...
              (*) Direct/Thread: Running 'Linux Input' (INPUT, 12494)...
              (*) DirectFB/Input: PC Speaker (1) 0.1 (directfb.org)
              (*) Direct/Thread: Running 'Linux Input' (INPUT, 12495)...
              (*) DirectFB/Input: AT Translated Set 2 keyboard (2) 0.1 (directfb.org)
              (*) Direct/Thread: Running 'Linux Input' (INPUT, 12496)...
              (*) DirectFB/Input: Topro USB Mouse (3) 0.1 (directfb.org)

              (*) Direct/Thread: Running 'PS/2 Input' (INPUT, 12497)...
              (*) DirectFB/Input: IMPS/2 Mouse 1.0 (directfb.org)
              (*) Direct/Thread: Running 'Keyboard Input' (INPUT, 12498)...
              (*) DirectFB/Input: Keyboard 0.9 (directfb.org)
              (*) DirectFB/Genefx: MMX detected and enabled
              (*) DirectFB/Graphics: MMX Software Rasterizer 0.6 (directfb.org)
              (*) DirectFB/Core/WM: Default 0.3 (directfb.org)
              (!) DirectFB/FBDev: Panning display failed!
                  --> Invalid argument
              (!) DirectFB/FBDev: yres 1024, vyres 1024, offset 1024
               (!?!)  *** BUG [panning buffer out of range] *** [fbdev.c:1595 in dfb_fbdev_pan()]
              (*) Direct/Interface: Loaded 'FT2' implementation of 'IDirectFBFont'.
              (*) Direct/Interface: Loaded 'PNG' implementation of 'IDirectFBImageProvider'.
              (*) Direct/Interface: Using 'JPEG' implementation of 'IDirectFBImageProvider'.

              (!) DirectFB/FBDev: yres 1024, vyres 1024, offset 1024
               (!?!)  *** BUG [panning buffer out of range] *** [fbdev.c:1595 in dfb_fbdev_pan()]
               

               

               

              • 87150057fa6c421faa06106a5ec2b361?only path=false&size=50&d=404sérgio ferreira(usuário não autenticado)
                9 de Agosto de 2007, 12:26

                 

                eai pessoal, blz!!!

                 quandio eu estava compilando o gingacc-gfx que pertence ao gingacc-cpp me deparei com o seguinte erro:

                checking util/functions.h usability... yes
                checking util/functions.h presence... yes
                checking for util/functions.h... yes
                checking for main in -ltelemidiautil... yes
                checking for pkg-config... /usr/bin/pkg-config
                checking for DirectFB >= 1.0.0... configure: error:
                *** DirectFB 1.0.0 or newer is required.
                Try also "export PKG_CONFIG_PATH=..." and run configure again

                porem eu faço o export de : export LD_LIBRARY_PATH=/usr/local/lib/ginga:/usr/local/lib:/usr/lib:/lib
                 

                e volta a compilar o  gingacc-gfx e continua o mesmo erro

                 valeu!!!

                • 6d8523ee8653cf0ab9ef0e1348918792?only path=false&size=50&d=404Marcio Moreno(usuário não autenticado)
                  9 de Agosto de 2007, 14:46

                   

                  Caro Sergio,

                  conforme o aviso que consta na sua mensagem, eh necessario configurar a variavel PKG_CONFIG_PATH apontando para a pasta onde o package directfb se encontra. Por default esse package fica em /usr/local/lib/pkgconfig
                  Um exemplo, entao, seria "export PKG_CONFIG_PATH=/usr/local/lib/pkgconfig"

                  Sds. Marcio Moreno

              • 6d8523ee8653cf0ab9ef0e1348918792?only path=false&size=50&d=404Marcio Moreno(usuário não autenticado)
                9 de Agosto de 2007, 14:52

                 

                Prezado Erick,

                sugiro o tutorial sobre frame buffer device postado pelo Moreno. Caso nao seja suficiente, sugiro solucionar os problemas ocorridos nos exemplos do DirectFB atraves da lista que eles possuem, disponivel em www.​dire​ctfb​.org​&nbs​p;

                Att. Marcio Moreno

              • 5a82d82e341eb9065577cf78128f296a?only path=false&size=50&d=404Marcelo Moreno(usuário não autenticado)
                9 de Agosto de 2007, 15:03

                 

                Erick,

                   Se o df_dok rodou, provavelmente o df_andi está tentando setar uma resolução que seu fbdev não suporta. Vamos ser conservadores e forçar uma resolução máxima para o directfb? Edite (ou crie) o arquivo /etc/directfbrc com o seguinte conteúdo:

                mode=800x600
                depth=32
                   Tente ainda variar esses parâmetros até ter sucesso. Caso não tenha jeito, sugiro que você procure um driver de frame buffer melhor. Aliás, qual é sua placa de vídeo? Notei que o directfb não está usando aceleração alguma (DirectFB/Graphics: MMX Software Rasterizer 0.6).

                []s
                Moreno

                • 9c71629fa87ec93f0a704e0572b86dfe?only path=false&size=50&d=404Erick Lazaro Melo(usuário não autenticado)
                  9 de Agosto de 2007, 17:47

                   

                  A minha placa é uma NVIDIA MX 4000

                  Vou testar a sugestão.

                   

                  Erick
                   

                  • 87150057fa6c421faa06106a5ec2b361?only path=false&size=50&d=404sérgio ferreira(usuário não autenticado)
                    10 de Agosto de 2007, 11:39

                     

                    eai pessoal,

                    Agora, quando eu estava compilando o telemidia-links-cpp me deparei com o seguinte erro::

                    na verdade o comando ./autogen. sh foi executado sem problemas, mas quando executou o make, aparareceu o seguinte problema::

                    make  all-am
                    make[1]: Entering directory `/home/ferreira/Ginga/telemidia-links-cpp'
                    if gcc -DHAVE_CONFIG_H -I. -I. -I.     -g -O2 -MT main.o -MD -MP -MF ".deps/main.Tpo" -c -o main.o main.c; \
                            then mv -f ".deps/main.Tpo" ".deps/main.Po"; else rm -f ".deps/main.Tpo"; exit 1; fi
                    In file included from main.c:573:
                    telemidialinks.h:8:22: error: directfb.h: No such file or directory
                    In file included from main.c:573:
                    telemidialinks.h:10: error: expected ‘)’ before ‘*’ token
                    main.c: In function ‘main’:
                    main.c:579: error: ‘IDirectFB’ undeclared (first use in this function)
                    main.c:579: error: (Each undeclared identifier is reported only once
                    main.c:579: error: for each function it appears in.)
                    main.c:579: error: ‘dfb’ undeclared (first use in this function)
                    make[1]: *** [main.o] Error 1
                    make[1]: Leaving directory `/home/ferreira/Ginga/telemidia-links-cpp'
                    make: *** [all] Error 2

                    Valeu!!!

                    • 6d8523ee8653cf0ab9ef0e1348918792?only path=false&size=50&d=404Marcio Moreno(usuário não autenticado)
                      10 de Agosto de 2007, 11:52

                       

                      Oi, Sergio.

                      Cada projeto tem um arquivo README. Esses arquivos podem solucionar algumas duvidas. Por exemplo, no projeto telemidia-links, que voce estah tendo problemas, faca um "cat README" e copie a linha de comando com os parametros necessarios para o autogen.sh. Depois, voce pode chamar o make normalmente.

                      Att. Marcio Moreno

                      • 87150057fa6c421faa06106a5ec2b361?only path=false&size=50&d=404sérgio ferreira(usuário não autenticado)
                        12 de Setembro de 2007, 9:12

                         

                        Marcelo ou Marcio, eai tranquilo!!!

                         

                        é o seguinte pelo que me parece vcs instalaram o Ginga-NCL no Fedora, certo?

                        Eu estava tentando instalar aqui tambem no fedora mas não consegui, o problema esta no framebuffer. é o seguinte, o meu Kernel esta compilado com suporte a framebuffer, mas naum existe a pasta fb0 dentro de /dev/, e naum sei como resolver isso. Eu consegui instalar o Ginga-NCL apenas no SUSE, pois ele criou a pasta fb0 automatico. Alguma ideia??

                         

                        valeu!!!!!!!!!!! 

                        • 87150057fa6c421faa06106a5ec2b361?only path=false&size=50&d=404sérgio ferreira(usuário não autenticado)
                          12 de Setembro de 2007, 15:17

                           

                          valeu galera, consegui resolver!!!!

                          rsrs 

                          • 5a82d82e341eb9065577cf78128f296a?only path=false&size=50&d=404Marcelo Moreno(usuário não autenticado)
                            12 de Setembro de 2007, 20:03

                             

                            Oi, Sérgio.

                                Parabéns.

                            []s
                            Moreno

                            • 87150057fa6c421faa06106a5ec2b361?only path=false&size=50&d=404sérgio ferreira(usuário não autenticado)
                              13 de Setembro de 2007, 9:35

                               

                              eai galera !!!!

                               Agora é o seguinte quando estou executando o comando ./autogen.sh do gingancl-cpp aparece o seguinte problema:

                              checking ncl/Entity.h presence... yes
                              checking for ncl/Entity.h... yes
                              checking player/PlayerListener.h usability... no
                              checking player/PlayerListener.h presence... no
                              checking for player/PlayerListener.h... no
                              configure: error:

                              Couldn't find Ginga Common Core Player headers.
                              Please install Ginga Common Core Player.

                               alguma sugestao???
                               

                               

                              • 6d8523ee8653cf0ab9ef0e1348918792?only path=false&size=50&d=404Marcio Moreno(usuário não autenticado)
                                13 de Setembro de 2007, 10:30

                                 

                                Caro Sergio.

                                Se voce jah tiver instalado o gingacc-player, o problema deve ser com o path. Nesse caso, antes de dar o ./autogen.sh, tente:

                                export LD_LIBRARY_PATH=/usr/local/lib:/usr/local/lib/ginga:/usr/lib

                                Sds. Marcio

                                • 87150057fa6c421faa06106a5ec2b361?only path=false&size=50&d=404sérgio ferreira(usuário não autenticado)
                                  13 de Setembro de 2007, 10:48

                                   

                                  Marcio,

                                   

                                  Isso ja foi feito e naum adiantou.

                                  Tem um porem, quando eu dou um make install em gingacc-player ocorre o seguinte erro::

                                   make[3]: Entering directory `/home/Ginga/ArquivosGinga/gingacc-cpp/gingacc-player/files'
                                  make[3]: Nothing to be done for `install-exec-am'.
                                  test -z "/misc" || mkdir -p -- "/misc"
                                   /usr/bin/install -c -m 644 'images/pauseButton.png' '/misc/pauseButton.png'
                                  /usr/bin/install: cannot create regular file `/misc/pauseButton.png': Permission denied
                                   /usr/bin/install -c -m 644 'images/playButton.png' '/misc/playButton.png'
                                  /usr/bin/install: cannot create regular file `/misc/playButton.png': Permission denied
                                   /usr/bin/install -c -m 644 'images/stopButton.png' '/misc/stopButton.png'
                                  /usr/bin/install: cannot create regular file `/misc/stopButton.png': Permission denied
                                  make[3]: *** [install-miscDATA] Error 1
                                  make[3]: Leaving directory `/home/Ginga/ArquivosGinga/gingacc-cpp/gingacc-player/files'
                                  make[2]: *** [install-am] Error 2
                                  make[2]: Leaving directory `/home/Ginga/ArquivosGinga/gingacc-cpp/gingacc-player/files'
                                  make[1]: *** [install-recursive] Error 1
                                  make[1]: Leaving directory `/home/Ginga/ArquivosGinga/gingacc-cpp/gingacc-player/files'
                                  make: *** [install-recursive] Error 1

                                  isso impede o funcionamento dele??

                                   

                                  • 5a82d82e341eb9065577cf78128f296a?only path=false&size=50&d=404Marcelo Moreno(usuário não autenticado)
                                    13 de Setembro de 2007, 11:18

                                     

                                    Oi, Sergio

                                        Sim, impede o funcionamento porque a instalação não foi bem sucedida.

                                        Vamos então resolver o problema do gingacc-player. O diretório /misc onde instalamos o gingancl e outras dependências é utilizado em algumas distribuições Linux como ponto de automontagem. É o caso do Fedora, por exemplo.

                                       Por isso, você terá que configurar seu serviço autofs para não utilizar o /misc, e assim você conseguirá instalar o gingacc-player e gingancl. Siga os passos:

                                    Edite o arquivo /etc/auto.master
                                    É só comentar a linha que começa com /misc. Ex.:
                                    #/misc  /etc/auto.misc --timeout=60

                                    Reinicie seu serviço autofs
                                    $ service autofs restart
                                    Tente novamente o make install do gingacc-player. Se ok, siga em frente, recompilando o gingancl.

                                    []s
                                    Moreno

                          • F58b63229140c0ec9889437666e4c3d9?only path=false&size=50&d=404Emerson Siecola(usuário não autenticado)
                            19 de Novembro de 2007, 13:46

                             

                            Olá Sérgio

                            Pelo que pude entender vc conseguiu resolver o problema do framebuffer, ou seja, da pasta fb0 dentro de /dev.

                            Estou instalando o Ginga-Ncl no Debian e deparei com o mesmo problema. Também já  recompilei o kernel e agora não sei mais o que fazer. Como vc resolveu isso? Vc poderia me ajudar?

                            Fico aguardando. Abraço

                            Emerson

                            • 5a82d82e341eb9065577cf78128f296a?only path=false&size=50&d=404Marcelo Moreno(usuário não autenticado)
                              28 de Novembro de 2007, 21:43

                               

                              Ola, Emerson.

                                 Uma boa forma de ver como habilitar o fbdev e outras peculiaridades é checar na prática como foram feitas as configurações do Set-top Box Virtual Ginga-NCL para VMWare.

                                  Veja alguns arquivos importantes que você pode achar no sistema operacional do STB Virtual e que podem te dar dicas importantes:

                              /boot/config-2.6.23-GingaVM-0.9.26 - Arquivo de configuração na compilação do kernel (.config) 2.6.23.1 - seleciona o driver vesafb para integrar o kernel.

                              /boot/grub/grub.conf - Arquivo de configuração do bootloader - seleciona o driver vesafb para ser carregado e qual a resolução inicial.
                              /etc/directfbrc - Arquivo de configuração do DirectFB - seleciona parâmetros como a resolução a serem usados pelo DirectFB

                              []s
                              Moreno

                              • F58b63229140c0ec9889437666e4c3d9?only path=false&size=50&d=404Emerson Siecola(usuário não autenticado)
                                29 de Novembro de 2007, 15:50

                                 

                                Olá Moreno

                                No dia seguinte que postei no forum (20/11), parti em busca justamente desses arquivos, fiz as configurações e testei os exemplos do directfb, que funcionaram muito bem.

                                Mas agradeço muito a ajuda, valeu mesmo.

                                Abraço

                                Emerson 

Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012

13 de Agosto de 2012, 19:38, por Desconhecido

Gostaríamos de lembrar aos possíveis interessados que o prazo de registro para participação no Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012 (IPTV Application Challenge) se encerra nesta semana, dia 15 de agosto de 2012. Já o prazo para a submissão de aplicações se encerra no dia 07 de setembro de 2012.



NCL Eclipse 1.6 disponível

10 de Janeiro de 2012, 21:19, por Desconhecido

Caros membros da Comunidade Ginga,



Concursos de Aplicações Ginga-NCL

22 de Setembro de 2011, 3:22, por Desconhecido

    Gostaríamos de relembra-los de que há dois concursos de aplicações Ginga-NCL com inscrições ainda abertas. O convite é aberto a toda a comunidade de desenvolvedores de aplicações para o Middleware Ginga-NCL, em nível internacional. São os seguintes concursos:



Novas versões: Ginga e Ginga-NCL Virtual Set-top Box (v.0.12.3)

1 de Agosto de 2011, 20:58, por Desconhecido



Algumas Boas Notícias da Comunidade Ginga

28 de Julho de 2011, 21:31, por Desconhecido

Autor: Roberto Azevedo