Olá a todos,
Estava olhando a norma da ABNT 15606-2, na página 44, onde há a Tabela 20 — Parâmetros/atributos reservados e valores possíveis, tem uma linha falando sobre o atributo background:
Nomes de cores reservadas: “white”, “black”, “silver”, “gray”, red”, “maroon”, fuchsia”, “purple”, “lime”, “green”, “yellow”, “olive”, “blue”, “navy”, “aqua” ou “teal”. Uma outra opção para especificar o valor da cor é especificada na ABNT NBR 15606-1. O valor da cor de fundo pode também ter valor reservado “transparent”. Isso pode ser útil para apresentar imagens transparentes, como GIF transparentes, sobrepostos sobre outras imagens ou vídeos. Quando não especificado, o atributo de cor de fundo toma o valor default “transparent”
A frase em negrito me chamou atenção e fui até a norma 15606-1 em busca de tal informação, mas não encontrei. A norma (cujo link no site do ginga é http://www.abnt.org.br/imagens/Normalizacao_TV_Digital/ABNTNBR15606-1_2007Vc_2008.pdf)
tem apenas 24 páginas e não há nada sobre cor de fundo (pelo menos eu não achei).
O documento referenciado no texto é esse mesmo? Há alguma mais atualizado?
Ou se alguém tiver como me dar essa informação: qual a outra forma de especificar cor em NCL? Já tentei "R,G,B" mas ele sempre considera a cor passada como branca. Estou fazendo uma aplicação onde quero que a cor do chromakey de um descritor seja uma cor não especificada entre as 16 listadas no texto. Inclusive, atualmente, estou usando a cor de nome "magenta" (não listada no texto) e funciona normalmente.
Obrigado
Autor: José Ricardo Júnior
33 comentários
Eh interessante ressaltar que a norma 15606-2 define que, por omissao, uma regiao NCL deve ser transparente, ou seja, para regioes onde nao fora definido um background, o mesmo serah transparente.
Outro ponto interessante deste topico: cabe ao exibidor a capacidade de interpretar chromakeys/alphachannel/... de gif/png/... e renderizar o conteudo na regiao especificada pelo autor... as areas definidas no conteudo respeitam assim a transparencia ou a cor definida no background. Sds. Marcio Moreno