Esta é minha primeira mensagem aqui no fórum. Estou surpreso com tantas pessoas envolvidas em uma só causa. Todo mundo aqui está de parabéns!
Pois bem, sou leigo em programação, meu negócio é vendas. Posso dizer que nasci comerciante, gosto do que faço e se não fossemos nós, nada disso aqui seria possível.
Acredito muito na TV digital, principalmente no que chamo de CCD – Comércio Convergente Digital – Um gigante nicho de mercado, dicas de passagem – Nele englobará qualquer atividade de compra e venda feita pela Internet, TV digital e dispositivos móveis.
Estimo que até 2012 este setor movimentará em torno de 20 bilhões de reais/ano.
Pra se ter idéia, no comércio pela Internet, excluindo vendas de passagens aéreas, sites de leilões e automóveis, cresceu em média 50% ao ano durante sete anos consecutivos (2001-2007) e já movimentou mais 6,4 bilhões de reais só este ano (fonte E-bit).
Apenas 6,38% da população brasileira já comprou algum produto ou serviço pela internet nos últimos 12 meses, o que representa 20% das pessoas que a utilizaram no período.
Se eu for ficar passando mais informações sobre o comercio eletrônico, irei acabar só daqui uns 10 dias. Então paremos por aqui.
A intenção é tentar mostrar a grande transformação que acarretará no hábito de consumo do brasileiro daqui em diante acredito eu.
Gostaria muito poder discutir sobre as possibilidades.
O que será ou não possível. Como vender pela TV digital. Quem procurar. Etc.
Nada melhor do que conversar com o pessoal que está de fato fazendo isso acontecer.
Agradeço a quem puder contribuir.
Abraço,
Eduardo Alquati.
Autor: Eduardo Alquati
1616 comentários
Dos que acham “apenas”, pra mim são os conservadores, mas mesmo assim já movimenta bilhões como podemos perceber.
IDÉIA 1 Ator aparece com os óculos da marca CSD “Coringão - Segunda - Divisão” (não agüentei a piada) associado ao botão verde do controle remoto. Aperto este botão e abre-se um navegador de Internet for Ginga (não em tela toda, continuo vendo TV) de um sistema semelhante ao do Buscapé, que lista as lojas que fornece tal produto e links para acessar tais lojas. Este sistema de buscas seria necessariamente das Radiodifusoras (cada uma com o seu). As Radiodifusoras venderiam espaço para anunciantes, grandes e pequenos mantendo a proporção de cobertura. Nesse paradigma, ampliando ainda mais as possibilidades, para certos produtos, poderíamos ter um comercial em rede nacional e diretamente associá-lo ao varejista da minha cidade. Exemplo: Comercial nacional da Skol minutos antes do futebol. Ao apertar o botão verde, aparecerá (no navegador) uma lista dos estabelecimentos mais próximos para o consumo na minha cidade, com opções de destaque para anunciantes. Apareceria também um mapa do trajeto ao estabelecimento desejado. Ao escolher um bar, por exemplo, teríamos muitas outras informações úteis como a banda que está tocando... se será cobrado couvert... etc. Assim despertaria interesse do pequeno comerciante anunciar (bares, farmácias, pizzarias etc), pois (acredito eu) teria valor viável. Alguém se imaginou numa situação dessa?