Ir para o conteúdo

 Voltar a TV Digital e...
Tela cheia

Duvida geral

21 de Agosto de 2007, 16:17 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado uma vez

Ola pessoal,

Tive lendo algumas coisas sobre o ginga mas ainda não consegui clarear bem o pensamento. Gostaria da ajuda de vocês para me esclarecer como funciona o processo de desenvolvimento completo para tvdigital.

Por exemplo:
Supondo que eu queira desenvolver uma aplicação que mostre para o telespectador a hora "atual de londres"(só um exemplo).

1 - Onde minha aplicação vai "rodar"? (na transmissora?)
2 - Vai ser necessario um canal só para minha aplicação?
3 - Minha aplicação vai poder acessar a internet para recuperar a hora de londres? 

Ainda não consegui visualizar o fluxo do desenvolvimento com o ginga. Tenho duvidas como será todo o processo, por exemplo: depois que eu terminei minha aplicação como vou disponibiliza-la para o usuário, qualquer um pode liberar uma aplicação para os telespectadores ou apenas as aplicações autorizadas pelas transmissoras.

Sei que minha pergunta está meio confusa, mas tudo bem porque retrata bem o meu estado.

 
Valeu pela ajuda.

Autor: FErnando Dutra


33 comentários

  • 5a82d82e341eb9065577cf78128f296a?only path=false&size=50&d=404Marcelo Moreno(usuário não autenticado)
    21 de Agosto de 2007, 19:27

     

    Ola, Fernando.

       Sugiro que você comece lendo nossa FAQ sobre o Ginga e nosso Wiki. Depois, aprofunde seus conhecimentos por meio de nossa documentação.

       Respondendo a cada uma de suas perguntas:

       1) Sua aplicação não executa na emissora. Se fosse assim, não haveria como um certo usuário interagir com as informações de seu interesse e apenas ele visualizar tal interação. Na realidade, os arquivos que compõem a aplicação interativa são enviados pela emissora dentro do fluxo digital que transporta o áudio e vídeo do canal. Quando o receptor decodifica o fluxo, ele entrega os arquivos da aplicação para o middleware (Ginga!) tratá-los. Conforme o caso, o middleware inicia a execução da aplicação. Ou seja, aplicações interativas executam no receptor.

       2) Não, pois uma mesma emissora pode enviar diversas aplicações em seqüência. Além disso, uma mesma aplicação pode ser enviada repetidamente pela emissora, graças ao mecanismo de carrossel de dados. Vale a pena lembrar que aplicações interativas são normalmente relacionadas ao conteúdo audiovisual do canal de TV, caso contrário fugiríamos do foco, algo indesejável pelas emissoras e seus anunciantes. É claro que teremos canais e programas de TV dedicados a vários assuntos, como jornalismo,  entretenimento, governo, comércio etc. Mas sinto que você ainda tem dúvidas sobre o que ou para quem desenvolver aplicações interativas, por isso sugiro a leitura dessa mensagem.

       3) Nesse caso, não seria estritamente necessário, uma vez que a hora de Londres poderia ser calculada a partir da hora local do receptor. Mas se houver necessidade, uma aplicação interativa pode buscar dados na Internet, desde que o receptor tenha um canal de retorno que o conecta a uma rede de acesso.

    Você deve ter em mente que não estamos no negócio de Internet, computadores ou software. Estamos falando de TV. O "usuário" é o telespectador, que agora tem pela TV um meio de acesso pleno à informação (incluindo facilidades para comércio e serviços), sendo que essa informação pode ter sido enviada pela emissora por difusão ou baixada da Internet.
    []s
    Moreno

    • A341833a360469552c5ba7508487577b?only path=false&size=50&d=404FErnando Dutra(usuário não autenticado)
      22 de Agosto de 2007, 10:53

       

      Opa Moreno,

      Obrigado pela ajuda, mas quando voce fala que vai ser enviado pela emissora quer dizer que serão enviado apenas os "aplicativos" que a emissora  desejar né?

      Quais seriam os passos:
      ex:
      1º Desenvolver aplicação
      2º Disponibilizar na emissora
      3º Emissora enviar
      4º Telespectador recebe e interage
      5º etc
       

      • 6d8523ee8653cf0ab9ef0e1348918792?only path=false&size=50&d=404Marcio Moreno(usuário não autenticado)
        22 de Agosto de 2007, 20:16

         

        Oi, FErnando.

        Em geral, os passos sao esses. Mas eles vao variar um pouco de acordo com o modelo de negocios da emissora.

        Sds. Marcio

Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012

13 de Agosto de 2012, 19:38, por Desconhecido

Gostaríamos de lembrar aos possíveis interessados que o prazo de registro para participação no Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012 (IPTV Application Challenge) se encerra nesta semana, dia 15 de agosto de 2012. Já o prazo para a submissão de aplicações se encerra no dia 07 de setembro de 2012.



NCL Eclipse 1.6 disponível

10 de Janeiro de 2012, 21:19, por Desconhecido

Caros membros da Comunidade Ginga,



Concursos de Aplicações Ginga-NCL

22 de Setembro de 2011, 3:22, por Desconhecido

    Gostaríamos de relembra-los de que há dois concursos de aplicações Ginga-NCL com inscrições ainda abertas. O convite é aberto a toda a comunidade de desenvolvedores de aplicações para o Middleware Ginga-NCL, em nível internacional. São os seguintes concursos:



Novas versões: Ginga e Ginga-NCL Virtual Set-top Box (v.0.12.3)

1 de Agosto de 2011, 20:58, por Desconhecido



Algumas Boas Notícias da Comunidade Ginga

28 de Julho de 2011, 21:31, por Desconhecido

Autor: Roberto Azevedo