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Ginga e jogos em 3D

22 de Janeiro de 2010, 17:55 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 285 vezes

Olá a todos.

 Faço parte de um projeto para o desenvolvimento de um jogo para a televisão digital, utilizando Ginga, e gostaria de ajuda em relação ao que utilizar, Ginga-NCL ou Ginga-J e sobre o suporte para aplicações em 3D.

Sei que a diferença básica entre Ginga-NCL e Ginga-J é o paradigma em que as aplicações são constrúidas, e também a linguagem. Ginga-J oferece a possibilidade da utilização de java mas ainda (pelo que vi) sofre de problemas de licenciamento. Ginga-NCL entrega ferramentas para criação de conteúdo de forma declarativa mas com 'pontes' para o paradigma imperativo (Lua e Ginga-J, certo?).

 Gostaria de saber se algum dos dois (Ginga-NCL/Ginga-J) oferece suporte à programação e renderização de aplicações em 3D. Tenho uma tendência a utilizar o que é livre e mais ainda o que é brasileiro, então adotaria Ginga-NCL, dado que seria possível criar o jogo em Lua e embutir em algum documento NCL.

 Sei que tanto Java quanto Lua têm suporte à OpenGL (LuaGL e JOGL respectivamente), mas, nem a documentação do Ginga-J nem a do Ginga-NCL mencionam qualquer coisa sobre isso.

 Ainda, gostaríamos de utilizar engines pré-existentes pois temos tempo curto para a entrega do projeto. Pelas pesquisas que realizei, além de algumas engines feitas em java (como a jMonkey), existem aquelas escritas em C++ que possuem bindings tanto pra Lua quanto para Java (como é o caso da Irrlicht) ou só Java (Crystal Space). Como seria a preparação do ambiente para a utilização dessas engines? É possível utilizar essas engines escritas em C++ mas com bindings para as linguagens suportadas pelo Ginga?

Muito agradecido,

Leonardo.

 

Autor: Leonardo Guilherme Freitas


33 comentários

  • 1e29d0095154ec9fed26313e9afb8f36?only path=false&size=50&d=404Manoel Campos da Silva Filho(usuário não autenticado)
    22 de Janeiro de 2010, 18:45

     

     Os problemas de licenciamento do Ginga-J já foram resolvidos. Já existe o projeto OpenGinga. Duas versões beta foram liberadas (http://www.openginga.org).

    O Ginga-NCL permite a construção de aplicações imperativas com Lua, mas a ponte com Ginga-J ainda não existe.

    Pelo menos o Ginga-NCL não oferece suporte à programação e renderização de aplicações em 3D.

    O uso de OpenGL requer que os arquivos binários da biblioteca estejam presentes no Set-top box, o que não terá, pois isto não está na norma.

    A questão do uso de bibliotecas em C/C++ não é aconselhável e nada garante que todos os pré-requisitos para as mesmas existirá nos Set-top boxes. Além de que, quando as normas de segurança para o SBTVD forem aprovadas, o uso de bibliotecas binárias externas provavelmente só será permitido caso as mesmas estejam assinadas digitalmente (veja proposta na dissertação "Segurança para o sistema brasileiro de televisão digital -  contribuições à proteção de direitos autorais e à autenticação de aplicativos"), além de que, sua transmissão via broadcast requerer mais banda.

  • 8e927e9ca5fde2dd5bfc5106cde90052?only path=false&size=50&d=404Raoni Kulesza(usuário não autenticado)
    25 de Janeiro de 2010, 12:37

     

    Olá Leonardo,

     Atualmente a especificação Ginga-J não tem suporte a nenhuma API 3D.

     Na UFPB temos um trabalho de mestrado em andamento (Daniel Faustino: daniel@lavid.ufpb.br) que estuda como incorporar a JSR 239 (Java Bindings for OpenGL ES API) na norma Ginga. Por favor, entre em contato diretamente com ele para mais informações.

     A tendência é que essa e outras funcionalidades sejam incorporadas através da evolução da norma. Isso já acontece em outras padrões no mundo. Porém, também depende de fabricantes de set-top boxes adotarem essas atualizações.

     Se vocês pretendem utilizar a tecnologia 3D em set-top box, a recomendação é vocês utilizarem uma implementação em PC e tentar fazer integração das suas propostas nessas plataformas.

     Atenciosamente.

    --------------------------------------------------------------
    Raoni Kulesza
    Universidade Federal da Paraíba
    Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital
    www.​lavi​d.uf​pb.b​r

    • 5df5d8eeb3770422cc9c42a466faee62?only path=false&size=50&d=404Roberto Azevedo(usuário não autenticado)
      25 de Janeiro de 2010, 22:22

       

      Olá Leonardo e Raoni,

      Eu tenho um interesse especial neste assunto! Minha dissertação de mestrado é exatamente prover o suporte tridimensional a aplicações escritas em NCL. Muito bom saber que já tem gente trabalhando na parte Java também.

      Como o Raoni e o Manoel bem comentaram, atualmente não existe nenhuma funcionalidade padronizada pelo Ginga para a criação de mundos tridimensionais. Contudo, os trabalhos desenvolvidos agora podem vir a ser agregados a versões futuras.

      Atualmente temos sérios problemas em desenvolver jogos ou aplicações 3D para rodar em set-top boxes (fora o fato de não serem padrões como comentou o Manoel). Talvez, o principal deles ainda seja o custo. Set-top boxes robustos o suficiente para renderizar aplicações 3D ainda são raros e caros (e o serão por um bom tempo aqui no Brasil). Mas ao meu ver, a linguagem NCL, ao ser uma linguagem de cola universal, não está restrita a apenas a ambientes de TV Digital Terrestre, podendo ser utilizada em ambientes IPTV, Web, Jogos etc.

      Não vou me estender muito no assunto. Mas caso queiram mais informações estou a disposição. Podem entrar em contato: robertogerson@telemidia.puc-rio.br

      Abraços!

Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012

13 de Agosto de 2012, 19:38, por Desconhecido

Gostaríamos de lembrar aos possíveis interessados que o prazo de registro para participação no Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012 (IPTV Application Challenge) se encerra nesta semana, dia 15 de agosto de 2012. Já o prazo para a submissão de aplicações se encerra no dia 07 de setembro de 2012.



NCL Eclipse 1.6 disponível

10 de Janeiro de 2012, 21:19, por Desconhecido

Caros membros da Comunidade Ginga,



Concursos de Aplicações Ginga-NCL

22 de Setembro de 2011, 3:22, por Desconhecido

    Gostaríamos de relembra-los de que há dois concursos de aplicações Ginga-NCL com inscrições ainda abertas. O convite é aberto a toda a comunidade de desenvolvedores de aplicações para o Middleware Ginga-NCL, em nível internacional. São os seguintes concursos:



Novas versões: Ginga e Ginga-NCL Virtual Set-top Box (v.0.12.3)

1 de Agosto de 2011, 20:58, por Desconhecido



Algumas Boas Notícias da Comunidade Ginga

28 de Julho de 2011, 21:31, por Desconhecido

Autor: Roberto Azevedo