Ir para o conteúdo

 Voltar a TV Digital e...
Tela cheia

Ginga, preciso saber algumas coisas.

4 de Outubro de 2009, 3:02 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 183 vezes

Opa pessoal, não nenhum cetico, ou um conhecedor dos sistemas por trás da televisão. Porém, eu baixei hoje o básico para iniciar uma produção para a TV Digital e me sai bem, entendi a coisa toda, como vai funcionar, e agora me veio algumas dúvidas.

Eu fui atrás de saber mais sobre o Ginga, e comecei a ler coisas que me deixaram em dúvida. Por exemplo, Ginga não vai ser o padrão da rede brasileira, ou é? Ginga tem ou não tem interatividade?

Outras que eu não sei aonde encontrar, seriam explicações de como funciona a interatividade, para onde as informações vão, como o sistema vai captar elas, tratar, coisas assim, bem mais técnicas.

Alguém pode me dizer? Grato.

Autor: Kayo Hamid


1111 comentários

  • 1cf0f87a04dd0fcb40f3302202c5b8bf?only path=false&size=50&d=404Marcio Prado(usuário não autenticado)
    4 de Outubro de 2009, 11:34

     

    Bom dia Kayo

    Minha sugestão é você dar uma lida em todos os posts deste forum mais geral sobre TV Digital. Além disso, entrar no www.​ging​a.or​g.br e buscar informações adicionais.

    Em linhas gerais, Ginga é o nome do middleware aberto do SBTVD. Este middleware permite o desenvolvimento de aplicativos de interatividade. Para diversos aplicativos (ex.: votação, t-commerce, comerciais interativos, etc), será necessário disponibilizar um canal de retorno (ou canal de interatividade como alguns amigos gostam de chamar). Este canal de retorno poderá ser uma conexão sem fio GPRS, 3G, Wimax, ou um uma conexão fixa IP, por exemplo. Este canal de retorno estará ligado ao set top. A emissora será a responsável por disponibilizar este aplicativo através de uma mecanismo chamado "carrossel", que sincronizará o programa interativo com a programação sendo transmitida naquele instante. Diversos programetes de interatividade poderão ser transmitidos sequencialmente.

    Peço aos especialistas em Ginga que frequentam este forum que corrijam ou complementem o que acabo de escrever.

    Abcs

    Marcio

    • Cb5f09a9a48f7474135196e1aa729e68?only path=false&size=50&d=404Kayo Hamid(usuário não autenticado)
      4 de Outubro de 2009, 11:46

       

      Obrigado Marcio pela resposta, sobre o que o Ginga é, eu já entendia, mas algumas coisas ainda ficam em dúvida na minha cabeça.

      O que seria o set-top-box que eu ando vendo por ai? Ele seria algo como uma API que o canal iria produzir para que a gente conseguisse interagir com o retorno do usuário e tudo mais?

      Se o canal de retorno tem que ser um meio diferente do envio da TV Digital, isso não iria complicar um pouco para os canais de TV criarem esse canal de retorno?

      Eu vi coisas sobre conversores já disponíveis, mas que não possuem Ginga, isso me fez duvidar se o Ginga será ou não o padrão, ou se já é. Vi também uns conversores ISDB-T com outro Middleware, que eu não decorei o nome. Como que vai ser garantido que os canais irão adotar o Ginga?

      Eu já li a respeito, agora pela manhã, do padrão ISDB-T(B), entendi beleza.

      Abraços, obrigado again.

      • 1cf0f87a04dd0fcb40f3302202c5b8bf?only path=false&size=50&d=404Marcio Prado(usuário não autenticado)
        4 de Outubro de 2009, 12:17

         

        Kayo,

        Interessante as suas perguntas. Acabo de colocar um post relacionado a este assunto. Os set tops que vemos por aí sem duvida têm formas proprietárias de middleware. Provavelmente middlewares muito simples. Mas que não são Ginga. Não sei se você viu esta notícia:

        idgn​ow.u​ol.c​om.b​r/te​leco​m/99​9/12​/31/​tv-d​igit​al-p​rime​iro-​midd​lewa​re-b​asea​do-n​o-gi​nga-​cheg​a-ao​-mer​cado​/

        Este é um middleware Ginga disponibilizado pela empresa RCA Soft para rodar no set top Proview, é o primeiro a chegar no mercado.

        Vou tentar responder as suas perguntas:

        (1) O set top que vemos por aí (à exceção desta combinação Proview + RCA referida acima) são simplesmente decoders de TV Digital, com algumas funcionalidades em cima. Por exemplo, o que tenho aqui em casa não faz nenhuma referência a canal de retorno (lembro que a simples preparação do set top para aceitar o canal de retorno já encarece o projeto).

        Portanto estes set tops que estamos vendo provavelmente não estão preparados para nenhuma interatividade como estas que citei (votação, t-commerce, propaganda interativa, etc.). (lembro que há também uma pseudo interatividade que é acessar alguma informação adicional sobre o programa que está passando, porém esta não exige canal de retorno!).

        Então estamos na era pré-cambriana dos set tops de TVD no Brasil, com trilobitas passeando por aí etc.

        (2) O canal de retorno é interessante para as emissoras. E já existe hoje, indiretamente: quando participamos de uma votação de eliminação no Big Brother, mandamos um SMS.  São milhões de SMS que voam nas votações finais (uma delas gerou uns 80 milhões de SMS). A R$ 0.20 por SMS, faça as contas. Tem um modelo ne negócios de revenue sharing desta receita entre a operadora que faz o hosting da plataforma de SMS e do aplicativo de votação, e a emissora. A Globo normalmente pede uns 60% deste dinheiro.

        Por exemplo, comerciais interativos (você está vendo um comercial de um novo carro, e aparece uma barrinha que diz "aperte o botão vermelho para receber um catálogo na sua casa"). Neste caso, para cada click no botão vai fluir uma grana do anunciante para a emissora.

        Então, quanto a canal de retorno: (a) ele não poderá canibalizar as fontes de receita de interatividade que já existem (ex.: campanha de SMS no Big Brother). e (b) mesmo assim há dinheiro adicional a ser feito com ele, tanto para anunciantes, quanto para emissoras, quanto para as operadoras de telecom (que disponibilizarão suas redes para viabilizar o retorno da informação à emissora).

        Se você se lembrar do nome do middleware não Ginga a que vc se referiu, tenho interesse em saber.

        Um abraço e bom domingo!

        • Cb5f09a9a48f7474135196e1aa729e68?only path=false&size=50&d=404Kayo Hamid(usuário não autenticado)
          4 de Outubro de 2009, 13:38

           

          Opa Marcio, essa sua resposta mais encorpada me tirou boas dúvidas, obrigado. Eu tenho quase certeza que o Middleware que eu vi é o MHP, mas não tenho total certeza.

          Eu tenho ideia sobre as receitas que o canal de retorno pode gerar, agora, eu acredito que vai demorar para ter esse canal de retorno então, já que você tem um conversor que não tem um meio de retorno. Acredito que ainda via demorar para o pessoal padronizar um meio de retorno no Brasil, e incluir isso dentro dos seus conversores.

          Sobre o Middleware que você me mostrou baseado no Ginga, isso me deixa preocupado mais uma vez com o padrão que irá ser adotado. Se explodir uma novela de Middlewares, iremos demorar uns bons anos para adotar um padrão e impulsionar.

          Minha dúvida final, seria sobre interatividade, dizem que o Ginga não o tem, mas, eu já vi tutoriais aonde a gente consegue colocar informações da internet, por exemplo, no contexto do video. Isso para mim é interatividade, já que só bastaria um botão e um canal de retorno para ativar uma busca assim.

          Bom, obrigado pelas resposta, o restante das dúvidas eu posso buscar na internet, que vai ser sobre o que tem disponível como ferramenta.

          • 53863feab09b0cb8f67aa44bc1c2f392?only path=false&size=50&d=404Carlos Batista(usuário não autenticado)
            15 de Outubro de 2009, 18:40

             

            Kayo, o middleware é responsável justamente por prover interatividade ao receptor de TV Digital. É através das funcionalidades oferecidas pelo Ginga que os desenvolvedores criarão os aplicativos que virão junto com o fluxo de vídeo - fazendo a TV Digital interativa.

            A interação poderá ou não fazer uso do canal de retorno, isso dependendo do contexto da aplicação e obviamente da disponibilidade de tal recurso.

            Procure os tutoriais em www.​ging​a.or​g.br​&nbs​p; e qualquer coisa venha ao forum :)

            []s

            bidu

            • Cb5f09a9a48f7474135196e1aa729e68?only path=false&size=50&d=404Kayo Hamid(usuário não autenticado)
              22 de Outubro de 2009, 15:58

               

              Carlos, so me tire mais uma duvida por favor. Existe, nos anuncios do Ginga, a informacao de que a interatividade ainda 'nao esta incluida no Ginga'. Ao que essa informacao quer se referir? Que tipo de interatividade nao esta incluida ainda? Ou isso ja eh passado?

              Obrigado.

              • 53863feab09b0cb8f67aa44bc1c2f392?only path=false&size=50&d=404Carlos Batista(usuário não autenticado)
                29 de Outubro de 2009, 19:00

                 

                Kayo,onde houver Ginga haverá interatividade, pois como lhe falei o Ginga é o software que viabiliza a interatividade na TV Digital brasileira. Que "anúncios" do Ginga são esses que você menciona? A interatividade (e por conseguinte o Ginga) não está presente ainda nos dispositivos de recepção de TV Digital disponíveis no mercado, cenário que deverá mudar em breve.[]sbidu 

                • 1e29d0095154ec9fed26313e9afb8f36?only path=false&size=50&d=404Manoel Campos da Silva Filho(usuário não autenticado)
                  30 de Outubro de 2009, 9:58

                   

                  Só uma correção. A interatividade pode ainda não estar presente devido ao fato de as emissoras não estarem transmitindo aplicações interativas junto com a programação. Mas já existem conversores disponíveis no mercado com Ginga. A RCASoft (www.rcasoft.com.br) já está vendendo a algum tempo o conversor da XPS 1000 da Proview com Ginga. Antes você tinha que comprar o conversor, depois o Ginga deles e instalar. Agora já pode comprar tudo pronto direto no site da RCASoft. A Visiontec já tem um conversor com ginga também, tem anunciado no site, mas não tem preço ainda (www.visiontec.com.br)

Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012

13 de Agosto de 2012, 19:38, por Desconhecido

Gostaríamos de lembrar aos possíveis interessados que o prazo de registro para participação no Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012 (IPTV Application Challenge) se encerra nesta semana, dia 15 de agosto de 2012. Já o prazo para a submissão de aplicações se encerra no dia 07 de setembro de 2012.



NCL Eclipse 1.6 disponível

10 de Janeiro de 2012, 21:19, por Desconhecido

Caros membros da Comunidade Ginga,



Concursos de Aplicações Ginga-NCL

22 de Setembro de 2011, 3:22, por Desconhecido

    Gostaríamos de relembra-los de que há dois concursos de aplicações Ginga-NCL com inscrições ainda abertas. O convite é aberto a toda a comunidade de desenvolvedores de aplicações para o Middleware Ginga-NCL, em nível internacional. São os seguintes concursos:



Novas versões: Ginga e Ginga-NCL Virtual Set-top Box (v.0.12.3)

1 de Agosto de 2011, 20:58, por Desconhecido



Algumas Boas Notícias da Comunidade Ginga

28 de Julho de 2011, 21:31, por Desconhecido

Autor: Roberto Azevedo