Ir para o conteúdo

 Voltar a TV Digital e...
Tela cheia

Interatividade - Seu uso e suas oportunidades de inovação. Quero entender!

12 de Janeiro de 2009, 15:59 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 4 vezes

Olá,

Meu nome é Juliano Kimura, sou coordenador de jogos e aplicativos.  Estava estudando sobre o impacto da TV Digital no mercado de games. Por este motivo cheguei ao Ginga e a esta comunidade.

Vejo que a maior parte dos membros ativos são programadores e pessoas que contribuem para melhoria do Ginga. Sou totalmente leigo no assunto, então peço desculpas se eu fizer alguma pergunta ridicula.

1- Em que nivel de interatividade poderemos trabalhar com Games? Vi em alguns canais de TV acabo algumas primeiras experiencias com o controle remoto e jogos.

2- Poderão ser baixados jogos no Set box?

3- Quais os dispositivos de entrada compativeis com os Set Box?

4- É possivel interagir com outros usuários em tempo real?

5- O Ginga possibilita o uso de um servidor para conexão multiusuario em tempo real? (Possibilitando talvez um jogo MMO? Seria possivel um jogo MMO em real time? Ou um jogo por turnos?)

6- O Ginga-J poderia emular a versão J2ME (Versão java utilizada em mobile)?

7- As versões pré-instaladas no Set Box, recebem updates? se sim, como?

8- Os jogos podem ser "Instalados" no HD do aparelho?

9- Os jogos podem ser jogador "via Browser"? Diretamente do canal.

 

Agradeço muito quem puder esclarescer essas dúvidas

Grande abraço,

 

Juliano Akira Kimura


 

Autor: juliano kimura


44 comentários

  • 1774728c569b6ce6d11bfc102e51ac7f?only path=false&size=50&d=404Ramon Lima(usuário não autenticado)
    13 de Janeiro de 2009, 11:38

     

    1- Em que nivel de interatividade poderemos trabalhar com Games? Vi em alguns canais de TV acabo algumas primeiras experiencias com o controle remoto e jogos.

    Será com certeza ser que nem a TV por assinatura, mas além disso poderá ter outras modalidades interessantes por ser um padrão aberto.

    2- Poderão ser baixados jogos no Set box?

    Memória embutida vai depender dos fabricantes. 

    3- Quais os dispositivos de entrada compativeis com os Set Box?

    Todos, vai depender dos fabricantes.

    4- É possivel interagir com outros usuários em tempo real?

    Sim, mas isso vai depender do canal de retorno. Favor ficar de olho nisso aqui no forum. 

    5- O Ginga possibilita o uso de um servidor para conexão multiusuario em tempo real? (Possibilitando talvez um jogo MMO? Seria possivel um jogo MMO em real time? Ou um jogo por turnos?)

    Sim é possível sim, os servidores e o clustering por trás continuam o mesmo.. O grande lance será a capacidade de processamento do set-top-box para o jogo a ser transmitido.

    6- O Ginga-J poderia emular a versão J2ME (Versão java utilizada em mobile)?

    Não sei o que foi removido do engine do J mas se não foi muito, dá para rodar a maioria. 

    7- As versões pré-instaladas no Set Box, recebem updates? se sim, como?

    Isso será definido, favor verificar isso aqui no forum e nas notícias de mercado.

    8- Os jogos podem ser "Instalados" no HD do aparelho?

    Eles não precisam, a não ser que sejam muito pesados ai fale apena um convênio com um fabricante. 

    9- Os jogos podem ser jogador "via Browser"? Diretamente do canal.

    Pode sim, mas via browser não tem a mesma graça do que por linguagem interpretada ou nativa. 

    • B31d812c95fedf9d4d7a0eb1de39c636?only path=false&size=50&d=404Marcos Vinícius Henke Arnoldo(usuário não autenticado)
      22 de Janeiro de 2009, 10:05

       

      Complementando algumas respostas:

      1- Em que nivel de interatividade poderemos trabalhar com Games? Vi em alguns canais de TV acabo algumas primeiras experiencias com o controle remoto e jogos.

      Neste site você pode ver, baixar e testar alguns exemplos, utilizando a VM do Ginga: club​e.nc​l.or​g.br​/

      2- Poderão ser baixados jogos no Set box?

      Depende do modelo de set-top-box. ($$$)

      3- Quais os dispositivos de entrada compativeis com os Set Box?

      Depende do modelo de set-top-box. ($$$)
      7- As versões pré-instaladas no Set Box, recebem updates? se sim, como?
      Depende do modelo de set-top-box. ($$$)

      8- Os jogos podem ser "Instalados" no HD do aparelho?

      Pense nos jogos, ou qualquer aplicativo, como Applets da Web. São chamados Xlets na TV Digital, mas o funcionamento é *semelhante*.

      9- Os jogos podem ser jogados "via Browser"? Diretamente do canal.

      Respeitando as limitações, sim. Considere a resposta anterior e pense nos Xlets como Applets "um pouco limitados". Não vá tentar abrir qualquer jogo feito em Java ou Flash* que foi desenvolvido para rodar em um computador. Sempre gosto de fazer uma analogia da TV Digital com o celular, pois as limitações de processamento e interatividade são semelhantes.

      * Flash ainda é uma dúvida, se será suportado... "um dia" imagino que sim, mas não conte com isso como uma certeza

      • B31d812c95fedf9d4d7a0eb1de39c636?only path=false&size=50&d=404Marcos Vinícius Henke Arnoldo(usuário não autenticado)
        22 de Janeiro de 2009, 10:08

         

        Ah, ia esquecendo dos scripts LUA...aliás, os jogos do Clube NCL são todos em LUA.

         

        Saudações,

        Marcos Henke

        • B6b3cae0711e1cd6e59c07cc4b342f8b?only path=false&size=50&d=404José Ricardo Júnior(usuário não autenticado)
          22 de Janeiro de 2009, 11:29

           

          Sobre jogos MMO, teve um workshop na minha universidade com o pessoal do LAVID e eles mostraram-nos algumas aplicações. Um delas, chamada Torcida Virtual foi apresentada através de um vídeo que mostrava seu funcionamento. A aplicação foi feita em NCL e Lua e funciona da seguinte forma: ao iniciar um jogo de futebol, vc escolhe um lugar no estádio virtual e pode conversar com as pessoas que estão ao seu lado. Assim, você poderia marcar com amigos para sentarem juntos (cada um em sua casa, assistindo o jogo pela suas próprias televisões) e torcer juntos pelo time, como se fosse uma áudio-conferência.

          Esse exemplo mostra perfeitamente que é possível desenvover jogos de multidões, inclusive utilizar recursos como áudio e vídeo. No entanto, pensar em desenvolver jogos semelhantes aos de computador (World of Warcraft, Ragnarok, etc) é um pouco mais complicado, pois jogos assim necessitam de processamento grafico, o que (pelo menos por enquanto) é praticamente inviável devido ao que Marcos Henke falou: STB está mais para um celular do que para um computador.

          TV Digital é um novo paradgima para nós. Criar aplicações para TVDI é totalmente diferente de programas para computador e celulares. O que precisamos é conhecer as limitações e capacidades dos STBs e ter criatividade para desenvolver algo novo e interessante para este novo ambiente (como o pessoal do LAVID fez criando a Trocida Virtual).

Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012

13 de Agosto de 2012, 19:38, por Desconhecido

Gostaríamos de lembrar aos possíveis interessados que o prazo de registro para participação no Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012 (IPTV Application Challenge) se encerra nesta semana, dia 15 de agosto de 2012. Já o prazo para a submissão de aplicações se encerra no dia 07 de setembro de 2012.



NCL Eclipse 1.6 disponível

10 de Janeiro de 2012, 21:19, por Desconhecido

Caros membros da Comunidade Ginga,



Concursos de Aplicações Ginga-NCL

22 de Setembro de 2011, 3:22, por Desconhecido

    Gostaríamos de relembra-los de que há dois concursos de aplicações Ginga-NCL com inscrições ainda abertas. O convite é aberto a toda a comunidade de desenvolvedores de aplicações para o Middleware Ginga-NCL, em nível internacional. São os seguintes concursos:



Novas versões: Ginga e Ginga-NCL Virtual Set-top Box (v.0.12.3)

1 de Agosto de 2011, 20:58, por Desconhecido



Algumas Boas Notícias da Comunidade Ginga

28 de Julho de 2011, 21:31, por Desconhecido

Autor: Roberto Azevedo