Ir para o conteúdo

 Voltar a TV Digital e...
Tela cheia

Objetos de Aprendizagem

31 de Julho de 2007, 10:59 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 18 vezes

Olá a todos,

estou desenvolvendo meu projeto final de curso, que o tema é "Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para a TV Digital". Já estudei objetos de aprendizagem e TV Digital. Os objetos de aprendizagem hoje têm padrões voltados para a web. Gostaria de saber se alguém sabe as especificações do ginga com relação a objetos de aprendizagem.

Durante meus estudos eu achei uma especificação de um middleware Jangada, que definia o SCORM como padrão de construção de objetos de aprendizagem. O Jangada = FlexTV = Ginga-j ?

 Se alguém souber algo sobre o assunto TV Digital/ Objetos de Aprendizagem, toda ajuda será bem vinda.

Abs

Autor: Paulo Aguiar


1Um comentário

  • 2133593267bb9e231f3ef646fd94a27d?only path=false&size=50&d=404Romualdo Monteiro R. Costa(usuário não autenticado)
    31 de Julho de 2007, 17:51

     

    Olá,

    Em relação ao FlexTV ele foi um projeto, submetido e aprovado pela FINEP, em uma chamada de trabalho para a definição de um padrão de referência para o middleware do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Maiores detalhes sobre esse projeto podem ser encontrados na página da Finep (www.finep.gov.br) ou do Laboratório Telemídia (www.telemidia.puc-rio.br) que foi um dos executantes desse projeto.

    Pode-se afirmar que o Ginga é um produto, isto é o middleware, resultante das pesquisas desse projeto. E o Jangada? O Jangada eu acredito que seja outro middleware resultante de um outro projeto também aprovado pela FINEP nessa mesma chamada de trabalho.

    Quais são as diferenças entre eles? Eu não conheço o Jangada mas o Ginga-NCL é, ao contrário dos middlewares dos principais padrões para TV digital, baseado em uma linguagem declarativa com foco no sincronismo de mídias chamada NCL. Se o Jangada define esse padrão SCORM, que deve ser usado na Web (tb não sou um profundo conhecedor de objetos de aprendizagem : ) ), provavelmente, a sua linguagem declarativa tb deveria ser baseada em HTML, o que tornava a aplicação do SCORM direta nesse middleware.

    A linguagem padrão para representar o sincronismo de mídias na Web é o SMIL, nesse ponto eu repasso a pergunta: será que existem padrões para a construção de objetos de aprendizagem aplicados a SMIL? Se tiver, nós podemos pensar em aplicar ao Ginga-NCL.

    De forma similar, em relação ao Java, podemos pensar em aplicar ao Ginga-J. 

     

Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012

13 de Agosto de 2012, 19:38, por Desconhecido

Gostaríamos de lembrar aos possíveis interessados que o prazo de registro para participação no Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012 (IPTV Application Challenge) se encerra nesta semana, dia 15 de agosto de 2012. Já o prazo para a submissão de aplicações se encerra no dia 07 de setembro de 2012.



NCL Eclipse 1.6 disponível

10 de Janeiro de 2012, 21:19, por Desconhecido

Caros membros da Comunidade Ginga,



Concursos de Aplicações Ginga-NCL

22 de Setembro de 2011, 3:22, por Desconhecido

    Gostaríamos de relembra-los de que há dois concursos de aplicações Ginga-NCL com inscrições ainda abertas. O convite é aberto a toda a comunidade de desenvolvedores de aplicações para o Middleware Ginga-NCL, em nível internacional. São os seguintes concursos:



Novas versões: Ginga e Ginga-NCL Virtual Set-top Box (v.0.12.3)

1 de Agosto de 2011, 20:58, por Desconhecido



Algumas Boas Notícias da Comunidade Ginga

28 de Julho de 2011, 21:31, por Desconhecido

Autor: Roberto Azevedo