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Qual hardware necessário?

18 de Agosto de 2007, 10:41 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 45 vezes

Qual seria a configuração recomendada de um computador para se trabalhar com Ginga-NCL e Ginga-J?

Se utilizarmos Linux, qual recomendariam?

Estou familiarizado com o OpenSuse mas acho um pouco pesado, estou pensando em utilizar o Ubuntu.

É recomendável uma boa placa de vídeo? quanto de RAM é necessário e processador?

Desde já agradeço,

 

Abraço,

 

Elísio 

Autor: Elisio Leon


88 comentários

  • 2133593267bb9e231f3ef646fd94a27d?only path=false&size=50&d=404Romualdo Monteiro R. Costa(usuário não autenticado)
    19 de Agosto de 2007, 1:19

     

    Oi,

    Embora não seja minha especialidade, a implementação em C é feita para que as funcionalidades do middleware possam ser amplamente utilizadas em arquiteturas com poucos recursos, com o objetivo de tornar realidade a implementação em equipamentos de baixo custo.

    Existem alguns artigos no site da ncl que descrevem o uso do middleware em arquiteturas bastante simples. Evidentemente, uma arquitetura melhor é sempre desejável, embora não seja um requisito não funcional obrigatório.

    Mas acho que vc tb quer saber a configuração em termos do SO. Nossa experiência principal é basicamente com Fedora. Mas outras distribuições também podem ser utilizadas.

    Romualdo.

    • C7255050d4636e747967919c8f72e90b?only path=false&size=50&d=404Elisio Leon(usuário não autenticado)
      20 de Agosto de 2007, 9:12

       

      Romulado, sobre middleware eu já sabia. Sei porque da existência de um middleware para TV Digital. Estou me referindo rodar vídeos no micro(para o ambiente de desenvolvimento e de testes). Você acha necessário uma placa de vídeo razoável(quanto de memória). Tenho uma placa de vídeo onboard. Quanto de RAM é recomendável e processador?

      Vocês estão testando então no Fedora. Eu estou pensando em utilizar OpenSuse ou Ubuntu. Já me falaram que o OpenSuse é um pouco pesado. Sei de um colega que já encontrou bugs no Ubuntu.
       

       Abraço,

       Elísio de Leon

       

      • 1714b017bbea073a82a366bab897b28a?only path=false&size=50&d=404Rodrigo Laiola(usuário não autenticado)
        20 de Agosto de 2007, 18:39

         

        Depende do tipo de aplicação que você quer fazer. No caso de uma aplicação HDTV, você vai precisar de uma placa que suporte alta definição. Caso você não tenha a placa, vai ser preciso um bom processador. Aplicações mais simples, provavelmente rodam em qualquer computador.

        No caso de rodar a versão Linux, você vai precisar uma placa com driver de Frame Buffer estável (intel/ati/nvidia).

        Atenciosamente,

        Rodrigo Laiola

      • 5a82d82e341eb9065577cf78128f296a?only path=false&size=50&d=404Marcelo Moreno(usuário não autenticado)
        21 de Agosto de 2007, 13:48

         

        Oi, Elisio.

            Realmente, o grande requisito é a compatibilidade da placa de vídeo com framebuffer Linux e com a API DirectFB. Você precisará de uma boa CPU apenas se for fazer seus testes com vídeos de alta resolução.

            A questão do vídeo onboard depende muito do chipset. Por exemplo, aqui temos bons protótipos usando vídeo Intel GMA 950 onboard.

            Os requisitos de memória são muito baixos e também dependem primordialmente da resolução e codificação de vídeo e das outras mídias usadas nos testes.

            Na verdade, o problema de usar uma distribuição "pesada" ou não é indiferente para o player gingaNcl. Isso porque o tal peso das distribuições é atribuído principalmente ao ambiente gráfico (kde, gnome) e os applets por ele usados. Mas o player gingaNcl não roda em X, usa uma API gráfica extremamente leve, que aliás funciona ainda melhor se o X não estiver rodando.

            Portanto, na hora de fazer os testes pare seu X! Trabalhe sempre com boot em modo texto (runlevel 3), e com framebuffer ativado. Em qualquer linux isso é muito leve.

        []s
        Moreno

        • C7255050d4636e747967919c8f72e90b?only path=false&size=50&d=404Elisio Leon(usuário não autenticado)
          21 de Agosto de 2007, 13:59

           

          Obrigado pelo esclarecimento Moreno. Entendo que o Ginga/NCL roda leve, mas e se eu estiver testando um t-commerce em Ginga-J ou em MHP? Estou desenvolvendo o meu trabalho de conclusão do curso de Sistemas de Informação e estou desenvolvendo um t-commerce. Como não encontro nada sobre Ginga-J, estou desenvolvendo em MHP mesmo. Estou desenvolvendo o t-commerce em JavaTV que pretendo chama-lo por um player em Ginga/NCL, se o meu raciocínio estiver correto. Por acaso, você tem alguns exemplos de códigos em JavaTV. Estou encontrando algumas dificuldades com Havi.

          Desde já agradeço,

          Elísio de Leon
           

          • 5a82d82e341eb9065577cf78128f296a?only path=false&size=50&d=404Marcelo Moreno(usuário não autenticado)
            21 de Agosto de 2007, 15:39

             

            Oi, Elisio.

                Mesmo com Ginga-J, acredito não haver grandes diferenças nos requisitos em um PC. Sim, há todo o overhead da máquina virtual, mas é o tipo de carga com a qual os desktops lidam bem. É previsto que o Ginga-J use a mesma infra-estrutura gráfica do Ginga-NCL (funcionalidade essa provida pelo Common Core), então podemos esperar um ambiente similar para Ginga-J, com framebuffer, DirectFB, etc.

               Não há problema em desenvolver em MHP, desde que você use apenas o subconjunto de APIs definido pelo GEM. Veja também que não é obrigatório que você execute seu Xlet a partir de um documento NCL, uma vez que o Xlet terá seu próprio gerenciador para execução no set-top box. Uma das principais referências sobre Ginga-J até o momento é esta: bibl​iote​cadi​gita​l.sb​c.or​g.br​/dow​nloa​d.ph​p?pa​per=​625

               Quanto aos exemplos de Xlets, temos recomendado aqueles que te respondi anteriormente, apesar de serem bem básicos. Se você achar algo mais aprofundado, divulgue aqui, nesta trilha mesmo.

            []s
            Moreno

        • 39bd113389cd4eb7627e38137b79a3ef?only path=false&size=50&d=404cezar silva(usuário não autenticado)
          15 de Abril de 2008, 11:50

           

          Prezado Moreno,

           
          Você saberia me dizer, com relação ao conversor digital, se o Ginga roda em um conversor com 8M de memória flash ou ele teria que ter 16M?

           
          Obigado. 

Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012

13 de Agosto de 2012, 19:38, por Desconhecido

Gostaríamos de lembrar aos possíveis interessados que o prazo de registro para participação no Concurso ITU-T de Aplicações para IPTV 2012 (IPTV Application Challenge) se encerra nesta semana, dia 15 de agosto de 2012. Já o prazo para a submissão de aplicações se encerra no dia 07 de setembro de 2012.



NCL Eclipse 1.6 disponível

10 de Janeiro de 2012, 21:19, por Desconhecido

Caros membros da Comunidade Ginga,



Concursos de Aplicações Ginga-NCL

22 de Setembro de 2011, 3:22, por Desconhecido

    Gostaríamos de relembra-los de que há dois concursos de aplicações Ginga-NCL com inscrições ainda abertas. O convite é aberto a toda a comunidade de desenvolvedores de aplicações para o Middleware Ginga-NCL, em nível internacional. São os seguintes concursos:



Novas versões: Ginga e Ginga-NCL Virtual Set-top Box (v.0.12.3)

1 de Agosto de 2011, 20:58, por Desconhecido



Algumas Boas Notícias da Comunidade Ginga

28 de Julho de 2011, 21:31, por Desconhecido

Autor: Roberto Azevedo