Pessoal, muitos marketeiros de plantão, principalmente os caras de agencias publicitárias céticos acham que é dificil vender pela tv. Digo isso porque já vi palestras e a resposta era a mesma: não vai pegar.
Ora, estes senhores subestimam a si mesmos. O nível das campanhas publicitárias brasileiras se equiparam ao nível internacional das grandes potencias, o que quero dizer é que são criativos porém não são arrojados o suficiente para pensar em modelos simples e rápidos de interação com o cliente.
Ora quantas pessoas assistem um filme comendo alguma coisa? E se pedisse uma promoção do McDonalds enquanto assisto a tv com alguns poucos cliques. Sem sair do sofá para ir ao telefone ou ao computador? Isto seria rápido demais? Muitas pessoas duvidam porque nunca viram, mas não quer dizer que nunca viram não existe.
O t-commerce será um fato? Só a experiência dirá, vai depender muito de dois fatores cruciais ao meu ver:
1. Canal de retorno terá de ser bem disseminado. Seja linha discada ou adsl, seja o lixo do speedy ou uma banda larga sem fio 3G ou WiMax ( preparem-se, eles estão chegando). O canal de retorno precisa ser bom o bastante para suportar o tráfego e rápido e barato o suficiente. Ainda que somente os usuários de banda larga no Brasil utilizassem, ainda assim seria um modelo muito lucrativo. Estas pessoas tem dinheiro no bolso para comprar coisas, não os subestimem.
2. Integração entre agencias publicitárias e desenvolvedores. Aí está o cerne da questão. Consultorias e fábricas de software são ótimas para fazer uma coisa: software. Publicidade é software? De forma nenhuma. A forma que um desenvolvedor pensa e um publicitário são opostas. Um é 100% focado em resultados práticos, cronogramas, escopos, componentes, objetos e outros meandros da área de TI que tão bem conhecemos. É um raciocínio frio, não que não seja criativo, muito pelo contrário. Um desenvolvedor é tão criativo quanto um publicitário, porém sua criatividade possui tonalidades brancas, pretas e cinzas. Um publicitário ou uma agência publicitária é especializada em marketing, campanhas, conceitos, idéias e outros substantivos da área. Sabe desenvolver software? Até certo ponto. Um banner em flash, uma campanha interativa simples e tão bem quanto um programador sabe fazer o layout de um sistema. Saberia por exemplo fazer uma campanha para uma operadora de celular para votação do BBB? Saberia modelar os processos de negócio, integração com legado, modelos de dados, objetos, classes e integrar tudo isto com o que já existe? Obviamente não. Afinal, isto é desafiador para nós da área que nascemos com esta expertise, quanto mais para quem não lida com isso todos os dias.
Estas são as minhas idéias para o novo modelo que surgirá no nosso país. Eu acredito nisto e quem acreditar também que faça sua parte. Ajude o t-commerce a se tornar uma realidade.
Autor: José Barros
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b4it.blogspot.com/2007/12/nmeros-e-oportunidades-da-tv-digital.html Abraços, Marcos Henke
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