Ir para o conteúdo

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Ibrowse lança ferramenta de migração dos aplicativos desenvolvidos em Oracle Forms/Reports para o ambiente Jaguar

19 de Agosto de 2011, 16:37 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 78 vezes

A ferramenta lançada é o Telescope for Jaguar na modalidade SaaS, que visa a automação no processo de migração dos aplicativos desenvolvidos em Oracle Forms/Reports para o ambiente Java EE 6 na arquitetura Jaguar, que é uma das soluções do Portal do Software Publico.

A estimativa é que se consiga ganhos de produtividade de até 75% no esforço deste trabalho e uma redução de até 50% no custo desta migração.

Telescope for Jaguar, tem como premissa a importação automática de todas as informações técnicas do ambiente Oracle Forms/Reports, incluindo esquema do banco de dados, layout de telas, regras de negócios, PL/SQL e outros, criando um repositório centralizado com todos os artefatos importados, vejamos o que é importando:


É Importado do Banco de dados Oracle:
  • Tabelas, colunas e listas de valores
  • Regras de integridade
  • Chaves primárias, únicas e alternativas
  • Eventos da base de dados
  • Procedimentos, funções e bibliotecas
É Importado do Forms Reports:
  • Lógicas PL/SQL registradas no repositório para interpretação e implementação na arquitetura Java EE com o Jaguar.
É Importado do Oracle Designer:
  • Tabelas, colunas e listas de valores
  • Regras de integridade
  • Regras de validação
  • Chaves primárias, únicas e alternativas
  • Eventos da base de dados
  • Procedimentos, funções e bibliotecas
  • Módulos, componentes de módulos e menus
  • Telas, campos, ações e eventos de interface
  • Ligação dos campos às colunas (table usages)
  • Relatórios e componentes de relatórios...
De posse deste repositório o analista de negócios passa a identificar o relacionamento dos formulários importados com os respectivos padrões do Jaguar.

Após este trabalho de identificação e relacionamento é feito a geração de novo projeto em Jaguar, que pode ser mantido de forma totalmente independente  da ferramenta de migração.

Alguns outros recursos:
  • Telescope for Jaguar, reconhece a arquitetura do Jaguar, gerando todos os artefatos atualmente gerados pelos Plugins, sendo totalmente aderente a arquitetura.
  • Como há um processo de importação do esquema do banco de dados da aplicação pode se gerar de forma automática todas as classes Java (entidades padrão JPA) que faz o mapeamento, ou seja, é gerado todas as classes de domínio do sistema de forma automática, podendo haver intervenção caso necessário.
  • Gera de forma automática uma documentação completa do sistema importado do Forms/Reports muito detalhada sendo que esta saída pode ser customizada, visto que boa parte dos sistemas em Forms/Reports não possuem uma boa documentação completa;
  • É possível fazer o trabalho com pouca interação com a equipe da organização, desta forma não há sobre carga da equipe interna;
  • Treinamento e repasse de conhecimento para equipe da organização. O profissional treinado em Jaguar é capaz de manter a aplicação migrada.
Os sistemas migrados não possuem nenhum tipo de  dependência com a ferramenta de migração, o código migrado é 100% Java EE, desta forma o foco não é na ferramenta, e sim na produtividade de migração dos sistemas legados.

Para Paulo Justino, Diretor Comercial da Ibrowse “Esta extensão do Jaguar fortalece a iniciativas do Software Publico Brasileiro possibilitando a modernização de sistemas que estão em em linguagem de 4º geração, para o ambiente Java EE, em uma arquitetura corporativa associado a liberdade de um Software Publico, de forma semi-automática o que significa redução expressiva no esforço, prazo e custo”.

A Ibrowse está aberta para credenciar e treinar outras empresas e fábricas de softwares para prestarem os serviços utilizando oTelescope for Jaguar, entre em contato.

De forma a tornar o assunto transparente a todos será criado um forum especifico para este assunto na comunidade do Jaguar.

Informações adicionais podem, ser obtidas pelo email jaguar@ibrowse.com.br.


Autor: Justino Paulo


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Lançamento do Jaguar 6.1 eminente...

6 de Maio de 2012, 8:13, por Desconhecido

O Jaguar 6.1 traz um grande leque de inovações dentre eles os exclusivos Jaguar Extensions, que possibilitam que plugins de arquitetura sejam criados com elegância através de técnicas de OCP (Open/Closed Principle). Este mecanimo possibilita que as implementações hiper-produtivas para Padrões de Caso de Uso de alto nível do Jaguar sejam expandidas através de componentes que encapsulam novos padrões, tanto para a parte OO (framework) quanto de geração de código complementar!



Evento Jaguar em Brasília, no dia19/10

3 de Outubro de 2011, 9:34, por Desconhecido

Quem estiver em Brasília no dia 19/10 não deixe de investir uma manhã neste evento, que é bem prático (mão na massa para desenvolver uma aplicação "do zero" com Java EE 6 / Jaguar) e traz insights importantes sobre tendências para a próxima década (BPMN 2.0, CMIS, Web Mobile com HTML5, etc.), implementados via Jaguar Extensions.



Ibrowse lança ferramenta de migração dos aplicativos desenvolvidos em Oracle Forms/Reports para o ambiente Jaguar

19 de Agosto de 2011, 16:37, por Desconhecido

A ferramenta lançada é o Telescope for Jaguar na modalidade SaaS, que visa a automação no processo de migração dos aplicativos desenvolvidos em Oracle Forms/Reports para o ambiente Java EE 6 na arquitetura Jaguar, que é uma das soluções do Portal do Software Publico.



Treinamento Jaguar em Brasília

27 de Julho de 2011, 14:47, por Desconhecido

Autor: Anna Carolina Duarte



A Ibrowse em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) realiza o 1º curso de extensão em Jaguar

11 de Julho de 2011, 15:35, por Desconhecido

Autor: Justino Paulo