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Base de conhecimento

27 de Julho de 2015, 15:11 , por Helder Medeiros - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
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Adicionado por Rommel Moura em 27/02/2015

Versões do Procedimento

Sobre esta funcionalidade, após a liberação, percebo a falta da opção excluir versões ou alterá-las. Não temos a gestão sobre as versões (qual será a principal por exemplo ou alterar os dados de alguma das versões). Depois que as versões são geradas, todas estarão visíveis com ou sem erro, como Base de conhecimento para um determinado tipo de processo. Uma vez gerada a versão, permanecerá lá. Até que a versão principal (mais atual) seja excluída com todas as demais.

O modo de operação saiu do padrão (como acontece com versões de documentos). Acredito que sistematizar a navegabilidade e botões sejam o melhor caminho para se manter coerência no uso da ferramenta.

Para quem está ministrando treinamentos, deve-se assinalar aos usuários gestores o cuidado e atenção na geração de versões.


55 comentários

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    27 de Julho de 2015, 15:12

     

    Adicionado por Guilherme Andrade Del Cantoni em 03/03/2015

    Rommel,

    Concordo quando você menciona que a impossibilidade de poder excluir uma versão da base de conhecimento pode gerar poluição desnecessária no histórico de versões do procedimento.

    Não vejo como problema a possibilidade do usuário visualizar todas versões da base de conhecimento pois acho importante que ele tenha conhecimento das mudanças de procedimento que ocorreram sobre o processo. Uma utilização correta, ao meu ver, seria as versões da base de conhecimento registrando as mudanças nos procedimentos institucionais do Tipo de Processo relacionado. O que concordo com você é que um determinado usuário deveria poder ter gestão sobre esses históricos a fim de remover versões desnecessárias geradas por simples erros de digitação.

    Talvez isso possa ver discutido em uma evolução futura.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    27 de Julho de 2015, 15:12

     

    Adicionado por Nei Jobson da Costa Carneiro em 03/03/2015

    Pessoal,

    Uma forma de contornar isso até ter um recurso para Excluir versão de Base de Conhecimento é normatizar e orientar que quem deve Liberar Base de Conhecimento é o responsável pelo Tipo de Processo.

    Isso deve ficar claro nos treinamentos e, talvez, até na norma interna do órgão, pois a Base de Conhecimento de um tipo de processo tem o condão de orientar a regular instrução processual daquele tipo de processo para todo o órgão, seja um usuário do Acre ou do Rio Grande do Sul. Assim, sua elaboração e liberação tem que ser coordenada pelos gestores do processo, no exercício de sua competência regimental. Os servidores do setor podem até minutar, mas geralmente são necessárias reuniões com a equipe e até com a chefia para revisões, até que, ao final, o chefe faça sua revisão final e Libere a Base de Conhecimento.

    Se não for de forma coordenada, de fato, vai ser "samba do crioulo doido" de Bases de Conhecimento e de versões de cada uma, sem que se tenha tido de fato discussões em nível de gestão.

    Utilizar certos recursos do SEI nos ajuda a melhorar a gestão por competências, por desempenho e por processos, mas para isso, especialmente Base de Conhecimento, os gestores tem que se envolver.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    27 de Julho de 2015, 15:13

     

    Adicionado por Rommel Moura em 03/03/2015

    Ótimo o debate. Somente deve-se liberar uma base após a discussão com a(s) área(s) envolvida(s) em normas internas sobre a instrução processual e deliberação em nível hierárquico superior. Evitar ao máximo o "samba do crioulo doido" no uso das funcionalidades, porque depois para corrigir algo que começou mal feito, em alguns casos, será algo muito trabalhoso e por muitas vezes só manualmente a alteração de cada registro.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    27 de Julho de 2015, 15:13

     

    Adicionado por Alberto Cazarin em 31/03/2015

    Prezados, sobre a base de conhecimento tenho uma sugestão: a possibilidade de se descrever processos de trabalho em cada unidade, que futuramente podem facilitar o mapeamento de processos das unidades e dos orgãos. saudações.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    27 de Julho de 2015, 15:14

     

    Adicionado por Guilherme Andrade Del Cantoni em 06/04/2015

    Interessande sua ideia Alberto.
    Sugiro adicioná-la como uma nova funcionalidade no Ambiente Colaborativo para discussão e priorização futura.

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