Ir para o conteúdo

 Voltar a Boas prática...
Tela cheia

Envio à unidade errada de processo com retorno programado e agora?

24 de Julho de 2015, 16:23 , por Helder Medeiros - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 6873 vezes

Adicionado por Rommel Moura em 25/02/2015

Amigos,

Aqui na SLTI uma unidade (y) recebeu um processo com retorno programado de outra (x). Esta unidade (y) deveria encaminhá-la para outra (w).
A unidade (y) só consegue encaminhar para a (w) se mantiver o processo aberto em sua unidade (w). Se o usuário não marcar a opção de manter aberto na unidade não conseguirá enviá-lo para a (w).

A questão é:

Muito coerente o mecanismo. Entendo que se um processo foi enviado à unidade (y) é por que ela é responsável por alguma peça processual ou terá alguma ação naquele processo "em trânsito". Porém, em caso de erro de envio de processo com retorno programado, a unidade que recebeu com este retorno de forma errada deverá conclui-lo em sua unidade? Se a resposta for sim, acredito que o registro de tempo influenciará nas estatísticas de trâmite e tempo gasto em unidades que não deveríam ter recebido o processo.

Como vocês estão tratando o retorno programado com os usuários? Já testaram este envio?
Acredito que seja válido levantarmos hipóteses de erros provocados pelos usuários e como vocês estão tratando no dia a dia.

Grato,


66 comentários

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 16:24

     

    Adicionado por Nei Jobson da Costa Carneiro em 25/02/2015

    Rommel,

    Nestes casos de envio errado para determinada unidade com Retorno Programado (e até mesmo se não tivesse retorno programado), a solução é sempre devolver o processo para quem lhe enviou erroneamente. Isso por si só já "derruba" o Retorno Programado e devolve para quem tem que encaminhar para a unidade correta.

    O que a unidade que devolve o processo pode fazer antes é registrar no Andamento (Atualizar Andamento) a situação de que está devolvendo o processo por equivoca na tramitação.

    Fora isso, somente se pedir para a unidade que encaminhou o processo com retorno para ele excluir o Retorno Programado para que você possa reencaminhar para a unidade correta e não ficar "amarrado" ao retorno programado erroneamente.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 16:28

     

    Adicionado por Rommel Moura em 26/02/2015

    Ótimo, Nei. Uma ótima prática. Já estamos orientando aos usuários a registrarem no Andamento do Processo os fatos/atos na tentativa de deixarmos o trâmite mais claro e transparente possível. A base de conhecimento será um forte aliado nessas correções. Poderíamos puxar uma frente de Melhores Práticas no SEI. Vou criar a página e iniciar com esta sua resposta, ok?

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 16:28

     

    Adicionado por Nei Jobson da Costa Carneiro em 26/02/2015

    Rommel,

    O que eu costumo orientar os alunos e usuários que estão utilizando o SEI:

    Ocorreu algo que precisa devolver que não merece ser formalizado em um documento próprio no processo, por exemplo, Despacho ou Memorando,
    Mas você quer registrar em algum lugar,
    Então, registra no Andamento do processo
    Tipo: usuário X da unidade Y ligou e pediu para devolver o processo, pois não era ainda para ter encaminhado para a Conjur, pois faltava mais uma assinatura na Nota Técnica XXX. Devolvendo o processo conforme solicitado.

    Ou seja, fazer um documento para este tipo de coisa não faz sentido (Desburocratização!!!), mas, dependendo do caso, não registrar nada também pode ficar estranha a devolução "seca". Então escreve no Andamento!

    Independente disso, o SEI ainda mereceria ter uma "Anotação" / "Recado" / "Despacho de Trâmite" na tela de "Enviar Processo", para que fosse possível "passar" um recado ou orientação (informal, tão quanto o post-it) para o destinatário do processo. Seria algo similar ao que temos hoje nos órgãos quanto ao BIT. Não sei se já tem algum pedido de nova funcionalidade para isso, mas seria pertinente demais! Muitos usuários, principalmente gestores, reclamam de não poder orientar a área destinatária de uma demanda, tipo: "Responder diretamente ao interessado"; "Preparar resposta"; "Falar-me"; etc.

    Rommel, se esta funcionalidade não foi pedida ainda para a tela de "Enviar Processo", pensa nisso, para possivelmente registrar aqui no Colab.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 16:29

     

    Adicionado por Rommel Moura em 26/02/2015

    Muito pertinente mesmo. Na prática ajudaria e muito. Vamos sim levantar este pedido. Talvez, para facilitar, um post-it que possa ser tramitado com o processo com uma cor diferente. Abri a página de Melhores Práticas no SEI proc​esso​elet​roni​co.g​ov.b​r/pr​ojec​ts/s​ei/w​iki/​Melh​ores​_Pra​tica​s fique à vontade para editá-la. Poderíamos agrupá-las em Técnicas ou Negociais.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 16:30

     

    Adicionado por Nei Jobson da Costa Carneiro em 26/02/2015

    É melhor mesmo que seja nesse sentido, de um post-it entre as áreas, escrito na tela "Enviar Processo". Somente seria melhor ser com um ícone diferente do post-it atual, que é interno na Unidade. Pronto!!! Solucionado algo que os Gestores estão reclamando muito mesmo!!!

    Neste momento gastei minha cota do dia (ou do mês... kkkkkkk) de fórum e registro de Defeito e novas funcionalidades. Ver aí se você ou outra pessoa pode registrar o pedido arquivo no Colab. Não sei se alguém é contra esta ideia ou se todos concordam, mas faz meses que tenho esta necessidade aqui na Anatel sendo reclamada.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 16:31

     

    Adicionado por Rommel Moura em 26/02/2015

    Hoje você foi frenético hehe Antes vou perguntar à turma aqui se algo assim já foi pedido, para não parecer o desatualizado dos pedidos de melhorias. hehe

Essa comunidade não possui posts nesse blog