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Integração entre os sistemas da instituição

24 de Julho de 2015, 10:46 , por Helder Medeiros - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
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Adicionado por Douglas Dias em 01/07/2015

Caros,

Como vocês estão tratando as integrações entre os sistemas existentes na instituição e o SEI? Nós, da SUSEP, estamos começando a discutir as estratégias para entrada do sistema em produção. Estamos, no momento, com o seguinte cenário: Processos atuais (em papel) irão permanecer no sistema atual de controle de processos. Novos processos serão criados no SEI, exceto para um tipo específico de processo que ainda existirá em papel por algum tempo, por limitações de negócio. Portanto, teremos dois sistemas de controle de processos coexistindo.

Estamos planejando a criação de um sistema intermediário de consulta a processos, que irá entregar serviços de pesquisa a um ou a vários processos, retornando um determinado conjunto de informações. Esse sistema irá acessar o SEI e o controle de processos atual, criando uma camada de abstração para consultar processos. Além disso, para sistemas legados (muitos sistemas hoje são ainda desenvolvidos em delphi, com acesso direto à base de controle de processos e sql's espalhadas pelo código), será criada uma visão no banco desse novo sistema que irá integrar as informações tanto do SEI (obtidas sempre via web service) quanto do sistema atual.

Para criação e atualização de processos via sistemas serão utilizados os serviços atuais presentes no SEI.

Que estratégias foram adotadas por vocês? Seria interessante obter esse feedback para nortear nossas decisões.


1111 comentários

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 10:49

     

    Adicionado por Douglas Dias em 22/07/2015

    Numa análise mais detalhada dos serviços disponibilizados pelo SEI, nos deparamos com algumas dificuldades para levar a frente nossa estratégia de integração. Não há, hoje, um serviço que retorne um conjunto de processos criados/atualizados em um determinado período. É preciso buscar processo a processo. Uma alternativa que conseguimos identificar seria acompanhar, em intervalos de tempo, os registros na tabela infra_auditoria, buscando no campo 'requisicao' ou no campo 'operacao' os números dos processos envolvidos e acessar o serviço de consulta ao processo, para cada processo encontrado. Estávamos buscando uma solução que não acessasse o banco de nenhuma forma, mas acredito que sem essa consulta à tabela de auditoria não vamos conseguir evoluir.

    Alguém já precisou fazer esse tipo de busca no SEI? Algum órgão teve de integrar o SEI aos sistemas legados? Como foi feito?

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 10:59

     

    Adicionado por Rafael Leandro em 23/07/2015

    Douglas, fizemos essa implementação no SEI na CGU. Segue anexo o documento que mostra os métodos que implementamos. Veja se isso ajuda vocês. Estamos vendo a possibilidade de integrar esses novos métodos ao código fonte do SEI para ficar disponível para toda a comunidade.

    Atenciosamente,

    Rafael Leandro.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 11:01

     

    Adicionado por Douglas Dias em 23/07/2015

    Oi Rafael,

    Faltou o anexo!

    Obrigado.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 11:01

     

    Adicionado por Rafael Leandro em 23/07/2015

    Douglas, está dando algum erro na hora de adicionar o anexo. Me informe seu e-mail para te enviar.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 11:02

     

    Adicionado por Douglas Dias em 23/07/2015

    douglas.dias@susep.gov.br

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 11:02

     

    Adicionado por Samuel Ralize de Godoy em 23/07/2015

    Caro Rafael,

    Por gentileza, você pode enviar o documento também para mim? samuelralize@prefeitura.sp.gov.br

    Temos pensado nisso também na Prefeitura de São Paulo, e talvez a implementação da CGU seja interessante para pensar nosso caso.

    Muito obrigado!

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    24 de Julho de 2015, 11:03

     

    Adicionado por Nei Jobson da Costa Carneiro em 23/07/2015

    Pessoal,

    O módulo de Pesquisa Pública do SEI desenvolvido pelo CADE atende tal demanda da SUSEP. Ele foi desenvolvido para pesquisar no SEI e também em banco de dados de um sistema legado de processos e documentos, de forma que retorna o resultado da pesquisa dos dois sistemas. Utilizamos aqui na Anatel, faltando apenas ativar a pesquisa no Banco SQL Server do sistema legado.

    Vide a página da Pesquisa Pública do SEI do CADE: sei.​cade​.gov​.br/​sei/​inst​ituc​iona​l/pe​squi​sa/p​roce​sso_​pesq​uisa​r.ph​p?ac​ao_e​xter​na=p​roto​colo​_pes​quis​ar&a​mp;a​mp;a​cao_​orig​em_e​xter​na=p​roto​colo​_pes​quis​ar&a​mp;a​mp;i​d_or​gao_​aces​so_e​xter​no=0

    A da Anatel: sei.​anat​el.g​ov.b​r/se​i/in​stit​ucio​nal/​pesq​uisa​/pro​cess​o_pe​squi​sar.​php?​acao​_ext​erna​=pro​toco​lo_p​esqu​isar​&amp​;amp​;aca​o_or​igem​_ext​erna​=pro​toco​lo_p​esqu​isar​&amp​;amp​;id_​orga​o_ac​esso​_ext​erno​=0

    O módulo já está no Gitlab do PEN para desenvolvimento colaborativo, para evoluirmos todos juntos esta importante ferramenta.

    Entendo que o mais adequado é desenvolvermos o Webservice desse módulo. Seria mais rápido e independente, pois todas as regras necessárias para tal pesquisa em massa já foram implementadas no código.

  • 217681 145822135484536 4248874 n minorMarcus Menezes
    26 de Agosto de 2015, 17:53

    RE: Integração entre os sistemas da instituição - Adicionado por Douglas Dias aproximadamente

    Excelente iniciativa. Acho que essa implementação vai resolver grandes entraves na implantação do SEI nos órgãos. Coloco-me a disposição para colaborar no que puder nesse desenvolvimento.

    Entrando um pouco no detalhe da pesquisa pública. Vi que ambos os links (CADE e ANATEL) chamam a página 'processo_pesquisar.php'. Essa página já estaria disponível caso quiséssemos utilizá-la aqui na SUSEP? Digo isso porque, além das integrações que temos de resolver internamente, um dos nossos sistemas a ser alterado é o de consulta a processos disponível ao público na internet. Com essa página já resolveríamos essa questão, sem grandes manutenções na consulta atual.

    Mais uma pergunta: Nei Jobson, aí na Anatel, como vocês resolveram essa questão de um sistema legado (desenvolvido em delphi, por exemplo, ainda temos muitos em delphi aqui), que acessava um sistema de controle de processos, ter de acessar informações no sistema atual e no SEI? Vocês tiveram esse problema? Entendo que o módulo da página da consulta pública resolveu uma parte do problema, que seria disponibilizar informação do SEI ao público. Mas e as integrações entre os sistemas internos?

    Muito obrigado por compartilhar todas essas informações.

    Abs
    Douglas

  • 217681 145822135484536 4248874 n minorMarcus Menezes
    26 de Agosto de 2015, 17:53

    RE: Integração entre os sistemas da instituição - Adicionado por Nei Jobson da Costa Carneiro

    Caro Douglas,

    Sobre a primeira questão, o projeto do módulo de Pesquisa Pública do CADE está disponibilizado no Gitlab do PEN: gitl​ab.p​roce​ssoe​letr​onic​o.go​v.br​/

    Caso você não acesse a página acima, é em razão de que ela ainda não está aberta na Internet. Apenas os órgãos que indicarem o IP de saída de sua rede para Internet para a equipe do PEN é que terá o acesso liberado. Assim, para participar de desenvolvimento colaborativo, além dos detalhes em outro e-mail que enviei na sexta-feira, envie o IP de saída da Internet do seu órgão para o e-mail processoeletronico@planejamento.gpv.br pedido liberação de acesso ao Gitlab. Também é necessário indicar os logins do Colab-SEI que deverão ter perfil concedido no Gitlab.

    Sobre a página 'processo_pesquisar.php', observe que este arquivo está na pasta "sei/institucional/pesquisa". Conforme anexos que enviei ontem, a pasta "institucional" do SEI é onde devem ser dispostos os códigos dos módulos instalados. Assim, esta página somente fica disponível para o órgão que instalar o módulo "pesquisa" desenvolvido pelo CADE.

    Sobre a última questão, aqui na Anatel estamos tentando concluir as integrações dos últimos 3 sistemas. Nossas dificuldades sempre foram do lado do sistema legado e com relação a lentidão de uma fábrica que não deu certo (estamos com licitação para novo fábrica...). Do lado do SEI é muito tranquilo, utilizamos sempre o WS nativo do SEI mesmo, não precisamos de operações adicionais.

    A questão de um WS do módulo de Pesquisa Pública do SEI não seria necessário para as integrações entre sistemas internos, pois estas são bem atendidas com as operações já disponibilizadas no WS original do SEI, sempre podendo ter ampliação de suas operações (sinto que falta: no listarSeries distinguir a aplicabilidade; no Gerar Procedimento ser possível gerar processo com protocolo informado; e criar uma nova operação ListarDocumentosProcedimento para listar todos os documentos de um processo). Mas um WS desse módulo de Pesquisa Pública traria algumas facilidades para o público externo. Contudo, mas urgente do que o WS do referido módulo seria desenvolvermos alguns ajustes e a facilidade do Push.

    Se quiser ajudar, corre atrás do acesso ao Gitlab.

  • 217681 145822135484536 4248874 n minorMarcus Menezes
    26 de Agosto de 2015, 17:54

    RE: Integração entre os sistemas da instituição - Adicionado por Douglas Dias

    Olá Nei,

    Desculpe não ter dado um feedback sobre esse assunto. Com a sua resposta eu fui ver o meu acesso ao GitLab e já possuía. Baixei o módulo da pesquisa pública e já está funcionando no nosso ambiente. Isso vai nos ajudar muito na disponibilização dos processos ao público. Inclusive a solução dada pela Anatel vai ser o que vamos fazer. Deixar dois links para o usuário. Um para o sistema legado, outro para o SEI, que irá utilizar o módulo de consulta pública.

    Sobre a integração com os sistemas, estamos evoluindo num sistema intermediário que irá disponiblizar uma camada de transparência aos sistemas da casa sobre os processos. Ele vai guardar os dados dos processos que são necessários aos sistemas e a fonte do processo (legado;SEI). Entendemos que essa seria a melhor maneira de colocarmos mais rapidamente o SEI em produção. Foi um árduo trabalho de levantamento de todos os sistemas que se comunicam com o sistema atual de controle de processos, e que informações são acessadas. Depois disso foi necessário avaliar a relação entre os dados do sistema legado com o SEI. Encontramos problemas como campos simples no sistema atual que passariam a ser multivalorados no SEI (assunto, unidade...), campos que não existirão mais no novo sistema etc. Mas acredito que teremos uma interface bem completa para atender aos sistemas.

    Sobre o GitLab, eu pretendo evoluir nesse assunto, mas ainda estou muito envolvido com a entrada do sistema em produção. Gostaria de saber se há a previsão de algum novo treinamento sobre a infra do sistema. Mesmo vendo os documentos que você enviou no outro tópico, penso que um treinamento rápido dá uma melhor noção para começar a criar algo novo.

    Mais uma vez obrigado pelas informações e prestatividade.

  • 217681 145822135484536 4248874 n minorMarcus Menezes
    26 de Agosto de 2015, 17:55

    RE: Integração entre os sistemas da instituição - Adicionado por GIOVANNE DA SILVA OLIVEIRA GIOVANNE OLIVEIRA

    Participar desta ferramenta que o governo disponibiliza para o cidadão é uma importante iniciativa incrível para o nosso andamento dentro do portal eletrônico nacional que vem a incrementar nas mentalidades brasileiras mais comprometimento com os serviços públicos.

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