Ir para o conteúdo

 Voltar a Necessidades...
Tela cheia

Modelos de Documentos, Metadados e Banco de Dados

31 de Julho de 2015, 16:29 , por Helder Medeiros - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 1557 vezes

Adicionado por Alexandre Oliveira em 28/05/2015

Prezados,

Poderiam esclarecer se nos modelos de documentos podemos criar metadados como o objetivo de guardar informações em banco de dados próprio ou enviar essas informações para outros sistemas?

Exemplo: A área de compras está elaborando um contrato de despesa com fornecedor e nesse modelo de formulário de documento termos alguns campos pre definidos como metadados, tais como:
Numero do Contrato
Objeto do Contrato
Gestor do Contrato
Valor do Contrato
Etc.

Essas informações seriam armazenadas em banco de dados próprio ou enviadas para um banco de dados externo a cada momento que um documento for gerado.


22 comentários

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    31 de Julho de 2015, 16:30

     

    Adicionado por Guilherme Andrade Del Cantoni em 29/05/2015

    Alexandre,

    O SEI não permite o armazenamento de metadados adicionais no registro de um documento. O que pode ser feito é a utilização dos webservices do sistema para obter os dados do processo por um sistema externo de gestão de contratos.

    Outra possibilidade poderia ser o início do processo ser realizado pelo sistema externo que gerenciaria os dados do contrato, sistema esse que chamaria os serviços do SEI para criação de um novo processo com o Contrato de Despesa previamente preenchido com os dados armazenados externamente.

  • F43d192a422918a2a2987f035362f04e?only path=false&size=50&d=mmHelder Medeiros
    31 de Julho de 2015, 16:31

     

    Adicionado por Samuel Ralize de Godoy em 29/05/2015

    Caro Alexandre,

    De fato, o SEI não possui esse tipo de funcionalidade de forma nativa. Porém, aqui na Prefeitura de São Paulo nós temos uma demanda parecida com a de vocês, e estamos conseguindo desenvolver uma solução que não passa por alteração no código nem pelo desenvolvimento de webservices, mas sim por uma consulta direta ao banco de dados do SEI, no qual tudo fica armazenado em diferentes tabelas relacionadas entre si.

    Funciona da seguinte forma: criamos uma seção (ou várias) em documentos internos, cujo objetivo é armazenar metadados como número de contrato, identificação de imóvel ou qualquer outro metadado alfanumérico que se queira armazenar. Em seguida, uma query ao banco de dados consegue recuperar essas informações diretamente das tabelas que contém os templates (modelos) das seções e também os seus conteúdos (que ficam em outras tabelas).

    Nossa equipe técnica dedicada a trabalhar com o SEI já conseguiu realizar testes com sucesso, recuperando os metadados que tínhamos "escondido" no interior de uma série de documentos internos que continham essas seções. O resultado foi uma tabela com o número SEI do documento, o número do processo e os metadados em si que queríamos recuperar.

    Estamos à disposição para conversar sobre isso.

    Atenciosamente,

    Samuel Ralize de Godoy.

Essa comunidade não possui posts nesse blog