Um ponto muito importante para o correto funcionamento do SEI é a montagem da hierarquia do órgão. A manutenção da hierarquia é realizado no sistema SIP.
Importante lembrar que é permitido apenas uma hierarquia ativa por vez no sistema, sendo necessário que toda a estrutura organizacional dos órgãos estejam organizados na mesma estrutura. A definição da hierarquia vigente no SEI pode ser visto no campo "Hierarquia" contido no cadastro de sistema SEI na funcionalidade SIP > Sistemas > Listar.
Para criar a hierarquia, entre no sistema SIP e selecione: "Hierarquias>Nova", conforme abaixo:
Na tela Nova Hierarquia, preencha o Nome, a Descrição e a Data Inicial da nova hierarquia. Em seguida clique em Salvar no canto superior direito da tela.
Pronto!!! A base para a nova hierarquia foi criada e já está disponível para montar a hierarquia das unidades do órgão. Para saber como montar uma unidade na hierarquia, siga para próxima sessão
4.1 Montar Hierarquia
Todas as unidades devem ser montadas na hierarquia configurada para uso pelo SEI, podendo organizada em órgãos diferentes. Para isso, entre no sistema SIP e clique em "Hierarquias>Montar", conforme abaixo:
O sistema apresentará a tela para a incluir a unidade na hierarquia. Selecione a hierarquia utilizada pelo SEI, conforme demonstrado na tela a seguir:
Aguarde o sistema apresentar as ramificações das unidades já inseridas na hierarquia e proceda da seguinte forma:
1 - Caso a unidade seja "raiz", clique em Adicionar unidade, ou
2 - Clique no ícone "+" da ramificação na qual será incluída a unidade:
Observação: "raiz" são as unidades superiores do órgão ou entidade. Em geral, são secretarias, diretorias ou superintendências que respondem diretamente ao dirigente máximo do órgão ou entidade.
Informe os dados da tela Adicionar Unidade na Hierarquia e clique em salvar, conforme abaixo:
Existe também a possibilidade de atribuir um Coordenador à Unidade. Essa opção possibilita ao usuário selecionado atribuir permissões para qualquer usuário na unidade que ele esteja coordenando. Entretanto, ele próprio precisa ter permissão no perfil na unidade e este deve estar disponível aos coordenadores de unidade (ver opção no cadastro de perfil). Normalmente, somente o perfil Básico está disponível aos Coordenadores de Unidade.