Ir para o conteúdo

 Voltar a Metodologia ...
Tela cheia

Apresentação

17 de Junho de 2015, 15:53 , por Michele Cristina - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 2434 vezes

Apresentação

O presente documento tem por objetivo apoiar a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas organizações de governo que vierem a adotá-lo como solução de processo eletrônico. O público alvo são os gestores e a alta administração dos órgãos e entidades, já que não é escopo desta metodologia questões técnicas de instalação, configuração e operacionalização da solução, assuntos que são tratados nos manuais de instalação, do gestor e do usuário do SEI.

Com o intuito de facilitar o entendimento das orientações contidas neste documento, é necessário esclarecer alguns termos que são semelhantes, que têm relação entre si, mas possuem aplicações específicas. Esses termos são os seguintes:

  • Metodologia de Implantação: É o planejamento das etapas que devem ser seguidas para implantar o SEI na organização. É pensar na organização de forma sistêmica, considerando os riscos envolvidos, para realização da implantação. Abrange desde aspectos políticos e culturais até questões tecnológicas.
  • Modelo de Implantação: O modelo de implantação varia entre a implantação imediata e a paralela, sendo possível alternar entre estes modelos. Este termo será melhor descrito no tópico de Diretrizes.
  • Plano de Implantação: É a aplicação da metodologia previamente estabelecida com detalhamento das ações em sequenciamento de fases.
  • Documento Nato Digital: É aquele que “Nasce” digital por meio de registro diretamente no sistema.
  • Documento Digitalizado: É aquele criado a partir da digitalização de documento originalmente não digital.

Ao longo do documento são citados outros materiais de apoio à implantação do SEI, como o Manual do Usuário SEI, Manual de Instalação, entre outros. Toda essa documentação encontra-se disponível no ambiente colaborativo do SEI, que pode ser acessado por meio do endereço https://portal.softwarepublico.gov.br/social/sei

 

<-- Menu                                                              Próximo -->


Essa comunidade não possui posts nesse blog