Ir para o conteúdo

 Voltar a SGA LIVRE Su...
Tela cheia

Sequência numérica das Senhas

25 de Janeiro de 2010, 18:06 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 3165 vezes

Prezados,

Estamos implantado o sistema e nos deparamos com um problema.

Cenário Atual:
Triagem: A triagem gera senhas com letras diferentes (C0001, D0002...) divididos em subserviços.
Atendente: Atendem a todo tipo de senha (C, D...)

Problema:
As senhas são geradas em uma seguência única. Por exemplo:
- o primeiro cliente entra na fila C e ele recebe a senha C0001 (ok)
- o segundo cliente entra na fila C e ele recebe a senha C0002 (ok)
- o terceiro cliente entra na fila D e ele recebe a senha D0003 (eis o problema)

Dúvidas:
a. Quando o atendente chama, ele chama na sequência independente da fila. Correto?
b. Há como o atendente escolher a fila que quer chamar?
c. Quando o terceiro cliente recebe a senha 3 significa que ele vai ter que aguardar a chamada das senhas C0001 e C0002 para ser atendido. Correto?

Uma solução que visualizamos seria que o atendente pudesse selecionar a fila a atender. Desta forma, o atendente gerenciaria as filas de acordo com a demanda.

O que me dizem? Eu a fazer algo errado ou há outra forma de fazer (ou não)?

Autor: Ademir Novais


66 comentários

  • 0f921dc87d24315697e5b21dc8a0d3a5?only path=false&size=50&d=404Luis Durao(usuário não autenticado)
    5 de Fevereiro de 2010, 10:52

     

    Olá Ademir, a sua questão é muito pertinente e estou a passar pelo mesmo problema.

    Tenho dois balcões de atendimento e na entrada da empresa foram colocados dois dispensadores de senhas, cada um correspondente a cada balcão.

    Porém as senhas em ambos os dispensadores começam do número 001.

    Com esse problema da numeração gera uma grande confusão e por isso o sistema ainda não está em funcionamento.

    Pois o sistema deveria emitir o número da triagem sem acumular na fila.

    Ou seja, eu tenho dois serviços:

    I - Inscrições e outro T - Tesouraria

    Quando os atendentes emitem as senhas deveria ser individualmente. O que acontece é que acumula na fila e assim não dá.

    Alguém tem alguma sugestão para esse problema.

    Cumprimentos e obrigado

    • D1172bb2f399999317334219b6da8b0d?only path=false&size=50&d=404Márcio de Miranda(usuário não autenticado)
      5 de Fevereiro de 2010, 11:46

       

      Luis, boa tarde.

      Se você não precisar identificar os atendentes pelo nome, você pode criar 2 usuários, usuário "guiche1" e usuario "guiche2". Atribuir o serviço "Inscrição e outro" para o usuario guiche1 e o serviço "Tesouraria" para o guiche2. Mesmo com numeração em sequência os serviços seriam direcionados separadamente para cada guiche e chamados em sequência.

      É só uma sugestão.

      Um abraço.

  • 29a965d52cb478cd48bf5f56ad991bc9?only path=false&size=50&d=404Ulysses Rangel Ribeiro(usuário não autenticado)
    5 de Fevereiro de 2010, 12:18

     

    Dúvidas:
    a. Quando o atendente chama, ele chama na sequência independente da fila. Correto?
    Seguindo algumas regras, ele irá chamar na sequencia dentre os serviços que ele atende, senhas com prioridade passam na frente de senhas comuns, mas respeitam a sequencia entre si.

    b. Há como o atendente escolher a fila que quer chamar?
    O atendente não pode escolher a fila, mas o gestor pode definir as filas que ele atende e as que ele não atende, se essa escolha fosse dada ao atendente haveria uma boa chance dos Atendentes darem preferencia a atenderem os serviços mais fáceis causando injustiças/insatisfações.

    c. Quando o terceiro cliente recebe a senha 3 significa que ele vai ter que aguardar a chamada das senhas C0001 e C0002 para ser atendido. Correto?
    Não necessariamente, se houver um guichê que não atende o serviço C mas atende o D, esse guichê irá chamar diretamente a senha D.

     A senhas possuem um contador único porque em um local com mais de 26 serviços, haverão dois serviços com a mesma letra e nesse caso haveriam senhas duplicadas.

    • 0f921dc87d24315697e5b21dc8a0d3a5?only path=false&size=50&d=404Luis Durao(usuário não autenticado)
      5 de Fevereiro de 2010, 12:41

       

      Caros, não sei se me expliquei devidamente e acredito que o sistema, desde que bem utilizado e configurado, atende a inúmeras situações. Porém, vou tentar ser mais explicito para quem tiver a gentileza de ler e de me ajudar.

      Tenho uma rede com dois atendentes mas só tenho, numa sala anexa, 1 monitor/tela que mostra o painel de senhas aos clientes. Ou seja, tenho de mostrar no mesmo painel as sequências dos dois balcões de atendimento.

      O que acontece é o seguinte:

      Criei um Grupo designado por AFS onde ficou alocada a unidade padrão. Depois criei dois Serviços: Primeiro com a letra I - Inscrições, e segundo com a letra T - Tesouraria.

      A seguir criei dois utilizadores/atendentes; um para as Isncrições e outro para a Tesouraria.

      Ao abrir a tela da Triagem, eu tenho de gerar várias senhas quer num serviço quer noutro, porque aqui não vamos utilizar por enquanto a impressão uma vez que já temos em uso dois dispensadores de senhas pré-impressas.

      Acontece que quando gero uma senha nas Inscrições ele emite a senha I0001, depois gero outra e ele eemite a I002 mas quando emito uma senha na Tesouraria ele emite a senha T0003 e aqui eu acho que ddevia emitir a T001. Pois o primeiro cliente que tirar uma senha pré-impressa da Tesouraria, com o número 0001 vai gerar confusão porque no sistema ele está com a  T0003.

      Não se fui explicito ou demasiãdo confuso.

      Agradeço toda a ajuda possível, pois este sistema é para colocar numa Associação de Futebol, e as instalações vão ser inauguradas amanhã, Sábado, com a presença de várias entidades oficiais, muito embora só é para estar em funcionamento a partir de segunda-feira.

      Tou muito preocupado.

      Obrigado amigos.

      • 29a965d52cb478cd48bf5f56ad991bc9?only path=false&size=50&d=404Ulysses Rangel Ribeiro(usuário não autenticado)
        5 de Fevereiro de 2010, 13:08

         

        Luis, entendi o seu problema, o SGA Livre foi pensando para ser capaz de cuidar de ambiente complexos de atendimento, o que não impede seu uso em ambientes simples, mas em alguns casos como o seu onde você usa 2 dispensadores de senhas pré-impressas talvez ele não seja a melhor solução, a versão atual do SGA Livre não possui a opção de utilizar um contador pra cada serviço, talvez possamos adicionar isso num futuro.

        A curto prazo a solução mais simples que vejo exigiria 2 painéis, você criaria 2 unidades, 1 atendendo T e outra o I, cada uma com seus respectivos atendentes e cada 1 teria seu painel. O contador é individual para cada unidade, que normalmente(não obrigatoriamente) são locais geograficamente distintos. Não é a solução ideal mas é a mais viavel a curto prazo.

        • 0f921dc87d24315697e5b21dc8a0d3a5?only path=false&size=50&d=404Luis Durao(usuário não autenticado)
          5 de Fevereiro de 2010, 13:19

           

          Olá Ulysses, muito agradecido pela sua pronta colaboração. Eu próprio já tinha pensado nessa solução, ter de colocar outro painel na sala de espera, apesar dos inconvenientes, nomeadamente financeiros uma vez que obriga a mais um pc alocado para o segundo painel e mais um monitor.

          O que lhe peço é por favor que me envie os códigos fonte para o meu email: lparadiz@gmail.com pois necessito, se conseguir, alterar algumas coisas no painel de senhas, adaptando-o às minhas necessidades.

          É que já tentei vezes sem conta acessar ao código mas dá sempre permissão negada.

          Gostaria ainda de informar a comunidade que nos próximos dias, logo que me libertar um pouco desta instalação, irei fazer um vídeo para colocar no youtube com todos os passos a usar na instalação. Apesar do manual ser explicito, acredito que tal como eu, muitos têm dificuldade em instalar o sistema. Espero que ajude os novos membros de futuro.

          Muito obrigado e veja então se me pode enviar os ficheiros com alguma urgência.

Encontro da comunidade SGA Livre no FISL11

13 de Julho de 2010, 15:41, por Desconhecido

Prezados,



Em uma semana, SGA Livre ultrapassa mil usuários

10 de Novembro de 2009, 19:19, por Desconhecido

Em apenas uma semana de funcionamento, a comunidade do Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA Livre) do Portal Software Público atingiu a marca de mil usuários. O lançamento e a disponibilização do software livre foi feito no último dia 22, durante a 6ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2009), que ocorreu em Foz do Iguaçu (PR).



Nova versão da aplicação Web 1.0.2

4 de Novembro de 2009, 17:05, por Desconhecido

Disponível nova versão da aplicação web (1.0.2). Corrige uma falha na impressão da senha, no módulo de Triagem.



Nova versão da aplicação Web 1.0.1

29 de Outubro de 2009, 12:56, por Desconhecido

Disponível nova versão da aplicação Web do SGA LIVRE, que corrige: