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Authored by Hilmer Rodrigues Neri
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cbsoft2017/content/07-process.tex
... ... @@ -115,56 +115,50 @@ plataforma).
115 115 \subsection{Acompanhamento e gerenciamento de projeto de alto nível}
116 116  
117 117 O governo brasileiro costuma trabalhar com o desenvolvimento de software de uma
118   -forma mais tradicional, diferentemente de nós com métodos ágeis e software
119   -livre. Essa dissonância nos causou um ruído de comunicação com o governo. Foi
  118 +forma mais tradicional, diferentemente de nós que utilizamos métodos ágeis e software
  119 +livre. Essa dissonância nos causou um ruído de comunicação com o MP. Foi
120 120 especialmente difícil convencê-los a aceitar a ideia de escopo aberto e
121   -desenvolvimento ágil. Entretanto, depois de meses de trabalho e mostrando
122   -resultados, eles deixaram de resistir aos métodos empíricos.
123   -
124   -Definimos algum nível de granularidade de reunião para evitar gerar demasiada
125   -sobrecarga para os desenvolvedores. Tínhamos reuniões estratégica mensal e
126   -reuniões planejamento e revisão a cada 15 dias. Na reunião estratégica,
127   -geralmente, definimos as prioridades e as funcionalidades importantes para o
128   -governo. Normalmente, os professores, os \textit{coaches} de cada equipe, os
129   -\textit{meta-coaches} e alguns analistas do Ministério do Planejamento
  121 +desenvolvimento ágil. Entretanto, depois de meses de trabalho e na medida em que os resultados foram se concretizando, em especial a entrega e implantação frequente de releases, a resistência foi gradualmente diminuindo.
  122 +
  123 +Definimos níveis de granularidade das reuniões para evitar gerar demasiada
  124 +sobrecarga para os membros das equipes, em especial para os alunos. Tínhamos reuniões de caráter estratégico, com periodicidade mensal, e
  125 +reuniões planejamento e revisão de sprints a cada 15 dias. Na reunião estratégica,
  126 +geralmente, eram definidas as prioridades estratégicas do MP, e com isso o conjunto de funcionalidades importantes para atender àquelas prioridades estratégicas. Normalmente, os professores, os \textit{coaches} de cada equipe, os
  127 +\textit{meta-coaches} e alguns analistas do MP
130 128 participavam dessa reunião. Em geral, discutíamos o que a equipe já produziu
131   -desde nossa última reunião e definíamos as funcionalidades para a próxima
  129 +desde nossa última reunião e priorizámos as funcionalidades para a próxima
132 130 versão. Observe que apenas parte da equipe participava dessas reuniões
133 131 estratégicas, mas todos os estudantes interessados estavam convidados a
134   -participar (pois muitos estudantes quiseram essa experiência durante o
  132 +participar (pois muitos estudantes quiseram passar por essa experiência durante o
135 133 projeto).
136 134  
137 135 Depois dos encontros estratégicos com os principais atores envolvidos do
138   -governo, tínhamos um turno de planejamento com todas as equipes juntas. Nessa
139   -parte, cada equipe trabalhava junto para converter os requisitos em partes
140   -menores (histórias de usuário) que era representadas como ``Épicos'' da
141   -``release'' em desenvolvimento. Cada \textit{coach} era responsável pela
  136 +MP, tínhamos um turno de planejamento com todas as equipes juntas. Nessa
  137 +parte, cada equipe trabalhava junto para converter a representação dos requisitos em ``Épicos'' da ``release'' em desenvolvimento, em requisitos
  138 +menores (histórias de usuário). Cada \textit{coach} era responsável pela
142 139 condução do planejamento, e depois a equipe toda a registrava na página wiki do
143 140 projeto (wiki fornecido pelo Gitlab do SPB). Baseado nos ``épicos'', a cada 15
144   -dias a equipe gerava um o planejamento da iteração/ciclo de desenvolvimento
145   -(com os pequenos passos dos problemas mapeados). Para manter o governo
146   -brasileiro sempre atualizado, convidávamos-os a trabalhar conosco para validar
  141 +dias a equipe gerava um o planejamento da sprint/ciclo de desenvolvimento
  142 +(com os pequenos passos dos problemas mapeados). Para manter o MP sempre atualizado, convidávamos-os a trabalhar conosco para validar
147 143 as funcionalidades em desenvolvimento. Para isso, tínhamos uma reunião a cada
148 144 15 dia. E para manter nosso fluxo de gestão de tarefas, usando a própria
149 145 plataforma do SPB, especialmente o Gitlab, tínhamos:
150 146  
151 147 \begin{enumerate}
152 148  
153   -\item Temos uma organização com muitos repositórios para cada ferramenta
  149 +\item uma organização com muitos repositórios para cada ferramenta
154 150 integrada e sub-sistema;
155 151  
156   -\item Cada \textit{milestone} foi usado para registrar uma história de usuário;
  152 +\item cada \textit{milestone} foi usado para registrar uma história de usuário;
157 153  
158   -\item Cada \textit{release} tem uma página no wiki com a compilação da reunião
159   -estratégica e o mapeamento sistemático das funcionalidades planejadas;
  154 +\item cada \textit{release} tevw uma página na wiki com a compilação da reunião
  155 +estratégica e o mapeamento das funcionalidades planejadas;
160 156  
161   -\item Para cada \textit{milestone} (história de usuário) tem um conjunto de
  157 +\item para cada \textit{milestone} (história de usuário) tem um conjunto de
162 158 \textit{issues} (tarefas) específicas, que também são mapeadas na wiki da
163 159 \textit{release}, indicando qual dupla de desenvolvedores está trabalhando na
164 160 \textit{issue} em questão.
165 161  
166 162 \end{enumerate}
167 163  
168   -Em suma, esse fluxo de trabalho proporcionou a nós e aos participantes pelo
169   -governo brasileiro uma rastreabilidade completa e uma visão de alto nível de
170   -cada funcionalidade (requisito) até para o nível mais baixo (código).
  164 +Em suma, esse fluxo de trabalho proporcionou a nós e aos envolvidos do MP uma rastreabilidade completa do alinhamento estratégico do negócio, a uma visão de alto nível de cada funcionalidade (requisito/\'epico), a uma visão de grão menor dos requisitos(história de usuário) até o código-fonte.
... ...