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@@ -115,56 +115,50 @@ plataforma). | @@ -115,56 +115,50 @@ plataforma). | ||
115 | \subsection{Acompanhamento e gerenciamento de projeto de alto nível} | 115 | \subsection{Acompanhamento e gerenciamento de projeto de alto nível} |
116 | 116 | ||
117 | O governo brasileiro costuma trabalhar com o desenvolvimento de software de uma | 117 | O governo brasileiro costuma trabalhar com o desenvolvimento de software de uma |
118 | -forma mais tradicional, diferentemente de nós com métodos ágeis e software | ||
119 | -livre. Essa dissonância nos causou um ruído de comunicação com o governo. Foi | 118 | +forma mais tradicional, diferentemente de nós que utilizamos métodos ágeis e software |
119 | +livre. Essa dissonância nos causou um ruído de comunicação com o MP. Foi | ||
120 | especialmente difícil convencê-los a aceitar a ideia de escopo aberto e | 120 | especialmente difícil convencê-los a aceitar a ideia de escopo aberto e |
121 | -desenvolvimento ágil. Entretanto, depois de meses de trabalho e mostrando | ||
122 | -resultados, eles deixaram de resistir aos métodos empíricos. | ||
123 | - | ||
124 | -Definimos algum nível de granularidade de reunião para evitar gerar demasiada | ||
125 | -sobrecarga para os desenvolvedores. Tínhamos reuniões estratégica mensal e | ||
126 | -reuniões planejamento e revisão a cada 15 dias. Na reunião estratégica, | ||
127 | -geralmente, definimos as prioridades e as funcionalidades importantes para o | ||
128 | -governo. Normalmente, os professores, os \textit{coaches} de cada equipe, os | ||
129 | -\textit{meta-coaches} e alguns analistas do Ministério do Planejamento | 121 | +desenvolvimento ágil. Entretanto, depois de meses de trabalho e na medida em que os resultados foram se concretizando, em especial a entrega e implantação frequente de releases, a resistência foi gradualmente diminuindo. |
122 | + | ||
123 | +Definimos níveis de granularidade das reuniões para evitar gerar demasiada | ||
124 | +sobrecarga para os membros das equipes, em especial para os alunos. Tínhamos reuniões de caráter estratégico, com periodicidade mensal, e | ||
125 | +reuniões planejamento e revisão de sprints a cada 15 dias. Na reunião estratégica, | ||
126 | +geralmente, eram definidas as prioridades estratégicas do MP, e com isso o conjunto de funcionalidades importantes para atender àquelas prioridades estratégicas. Normalmente, os professores, os \textit{coaches} de cada equipe, os | ||
127 | +\textit{meta-coaches} e alguns analistas do MP | ||
130 | participavam dessa reunião. Em geral, discutíamos o que a equipe já produziu | 128 | participavam dessa reunião. Em geral, discutíamos o que a equipe já produziu |
131 | -desde nossa última reunião e definíamos as funcionalidades para a próxima | 129 | +desde nossa última reunião e priorizámos as funcionalidades para a próxima |
132 | versão. Observe que apenas parte da equipe participava dessas reuniões | 130 | versão. Observe que apenas parte da equipe participava dessas reuniões |
133 | estratégicas, mas todos os estudantes interessados estavam convidados a | 131 | estratégicas, mas todos os estudantes interessados estavam convidados a |
134 | -participar (pois muitos estudantes quiseram essa experiência durante o | 132 | +participar (pois muitos estudantes quiseram passar por essa experiência durante o |
135 | projeto). | 133 | projeto). |
136 | 134 | ||
137 | Depois dos encontros estratégicos com os principais atores envolvidos do | 135 | Depois dos encontros estratégicos com os principais atores envolvidos do |
138 | -governo, tínhamos um turno de planejamento com todas as equipes juntas. Nessa | ||
139 | -parte, cada equipe trabalhava junto para converter os requisitos em partes | ||
140 | -menores (histórias de usuário) que era representadas como ``Épicos'' da | ||
141 | -``release'' em desenvolvimento. Cada \textit{coach} era responsável pela | 136 | +MP, tínhamos um turno de planejamento com todas as equipes juntas. Nessa |
137 | +parte, cada equipe trabalhava junto para converter a representação dos requisitos em ``Épicos'' da ``release'' em desenvolvimento, em requisitos | ||
138 | +menores (histórias de usuário). Cada \textit{coach} era responsável pela | ||
142 | condução do planejamento, e depois a equipe toda a registrava na página wiki do | 139 | condução do planejamento, e depois a equipe toda a registrava na página wiki do |
143 | projeto (wiki fornecido pelo Gitlab do SPB). Baseado nos ``épicos'', a cada 15 | 140 | projeto (wiki fornecido pelo Gitlab do SPB). Baseado nos ``épicos'', a cada 15 |
144 | -dias a equipe gerava um o planejamento da iteração/ciclo de desenvolvimento | ||
145 | -(com os pequenos passos dos problemas mapeados). Para manter o governo | ||
146 | -brasileiro sempre atualizado, convidávamos-os a trabalhar conosco para validar | 141 | +dias a equipe gerava um o planejamento da sprint/ciclo de desenvolvimento |
142 | +(com os pequenos passos dos problemas mapeados). Para manter o MP sempre atualizado, convidávamos-os a trabalhar conosco para validar | ||
147 | as funcionalidades em desenvolvimento. Para isso, tínhamos uma reunião a cada | 143 | as funcionalidades em desenvolvimento. Para isso, tínhamos uma reunião a cada |
148 | 15 dia. E para manter nosso fluxo de gestão de tarefas, usando a própria | 144 | 15 dia. E para manter nosso fluxo de gestão de tarefas, usando a própria |
149 | plataforma do SPB, especialmente o Gitlab, tínhamos: | 145 | plataforma do SPB, especialmente o Gitlab, tínhamos: |
150 | 146 | ||
151 | \begin{enumerate} | 147 | \begin{enumerate} |
152 | 148 | ||
153 | -\item Temos uma organização com muitos repositórios para cada ferramenta | 149 | +\item uma organização com muitos repositórios para cada ferramenta |
154 | integrada e sub-sistema; | 150 | integrada e sub-sistema; |
155 | 151 | ||
156 | -\item Cada \textit{milestone} foi usado para registrar uma história de usuário; | 152 | +\item cada \textit{milestone} foi usado para registrar uma história de usuário; |
157 | 153 | ||
158 | -\item Cada \textit{release} tem uma página no wiki com a compilação da reunião | ||
159 | -estratégica e o mapeamento sistemático das funcionalidades planejadas; | 154 | +\item cada \textit{release} tevw uma página na wiki com a compilação da reunião |
155 | +estratégica e o mapeamento das funcionalidades planejadas; | ||
160 | 156 | ||
161 | -\item Para cada \textit{milestone} (história de usuário) tem um conjunto de | 157 | +\item para cada \textit{milestone} (história de usuário) tem um conjunto de |
162 | \textit{issues} (tarefas) específicas, que também são mapeadas na wiki da | 158 | \textit{issues} (tarefas) específicas, que também são mapeadas na wiki da |
163 | \textit{release}, indicando qual dupla de desenvolvedores está trabalhando na | 159 | \textit{release}, indicando qual dupla de desenvolvedores está trabalhando na |
164 | \textit{issue} em questão. | 160 | \textit{issue} em questão. |
165 | 161 | ||
166 | \end{enumerate} | 162 | \end{enumerate} |
167 | 163 | ||
168 | -Em suma, esse fluxo de trabalho proporcionou a nós e aos participantes pelo | ||
169 | -governo brasileiro uma rastreabilidade completa e uma visão de alto nível de | ||
170 | -cada funcionalidade (requisito) até para o nível mais baixo (código). | 164 | +Em suma, esse fluxo de trabalho proporcionou a nós e aos envolvidos do MP uma rastreabilidade completa do alinhamento estratégico do negócio, a uma visão de alto nível de cada funcionalidade (requisito/\'epico), a uma visão de grão menor dos requisitos(história de usuário) até o código-fonte. |