Commit c68d429f6debd7deb983bfce787d3d2b365e6ac8

Authored by Hilmer Rodrigues Neri
1 parent 91be4440

ajustes na secao 2

Showing 1 changed file with 8 additions and 9 deletions   Show diff stats
cbsoft2017/content/07-process.tex
@@ -2,22 +2,22 @@ @@ -2,22 +2,22 @@
2 \label{sec:process} 2 \label{sec:process}
3 3
4 A nossa equipe de desenvolvimento era composta por profissionais com diferentes 4 A nossa equipe de desenvolvimento era composta por profissionais com diferentes
5 -níveis e habilidades, sendo a maioria deles estudantes de graduação de 5 +níveis de experiência e habilidades, sendo a maioria deles estudantes de graduação de
6 engenharia de software (a partir do 4º semestre de curso). Uma vez que os 6 engenharia de software (a partir do 4º semestre de curso). Uma vez que os
7 alunos não podiam dedicar muitas horas por semana ao projeto, eles sempre 7 alunos não podiam dedicar muitas horas por semana ao projeto, eles sempre
8 tiveram a flexibilidade para negociar seus horários de trabalho durante o 8 tiveram a flexibilidade para negociar seus horários de trabalho durante o
9 semestre, a fim de não prejudicar a sua formação. Sua rotina de trabalho diária 9 semestre, a fim de não prejudicar a sua formação. Sua rotina de trabalho diária
10 -no projeto incluiu programação e tarefas de DevOps (contabilizando 16 10 +no projeto incluiu programação, testes e tarefas de DevOps (contabilizando 16
11 horas-semanais). 11 horas-semanais).
12 12
13 -O desenvolvimento do projeto SPB exigiu uma vasta experiência, que os alunos de 13 +O desenvolvimento do projeto SPB exigiu experiência avançada, que os alunos de
14 graduação geralmente ainda não têm. Por essa razão, alguns desenvolvedores 14 graduação geralmente ainda não têm. Por essa razão, alguns desenvolvedores
15 -sênior se juntaram ao projeto para ajudar com as questões mais difíceis e 15 +sênior se juntaram ao projeto para ajudar com as questões mais difíceis, além de
16 transferir conhecimento aos alunos. Sua principal tarefa era fornecer soluções 16 transferir conhecimento aos alunos. Sua principal tarefa era fornecer soluções
17 para problemas complexos. Como esses profissionais são muito hábeis e o projeto 17 para problemas complexos. Como esses profissionais são muito hábeis e o projeto
18 não poderia financiar um trabalho de tempo integral, eles trabalharam 18 não poderia financiar um trabalho de tempo integral, eles trabalharam
19 parcialmente no projeto (20 horas-semanais). Além disso, eles viviam em estados 19 parcialmente no projeto (20 horas-semanais). Além disso, eles viviam em estados
20 -diferentes espalhados pelo Brasil, ou até outros países, o que levou muita da 20 +diferentes espalhados pelo Brasil, ou até em outros países, o que levou muito da
21 comunicação a ser on-line. 21 comunicação a ser on-line.
22 22
23 Em resumo, nosso processo de trabalho foi baseado em práticas de 23 Em resumo, nosso processo de trabalho foi baseado em práticas de
@@ -27,12 +27,11 @@ livre, destacando o alto grau de automação resultante das práticas de DevOps. @@ -27,12 +27,11 @@ livre, destacando o alto grau de automação resultante das práticas de DevOps.
27 Assim, o processo de trabalho foi executado de forma cadenciada e contínua. 27 Assim, o processo de trabalho foi executado de forma cadenciada e contínua.
28 28
29 Finalmente, o último grupo de participantes desse projeto foi composto por 29 Finalmente, o último grupo de participantes desse projeto foi composto por
30 -funcionários do Ministério  
31 -do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Todas as decisões do projeto, 30 +servidores públicos do MP. Todas as decisões do projeto,
32 validações e definições de escopo foram feitas com eles. Dessa forma, 31 validações e definições de escopo foram feitas com eles. Dessa forma,
33 desenvolvemos produtos de software de forma incremental, com lançamentos 32 desenvolvemos produtos de software de forma incremental, com lançamentos
34 -alinhados aos objetivos estratégicos do negócio. Como se pode ver, o projeto  
35 -tinha muitos tipos diferentes de \textit{stakeholders} que tinham de ser 33 +alinhados aos objetivos estratégicos do negócio. O projeto
  34 +tinha muitos perfis diferentes de \textit{stakeholders} que tinham de ser
36 organizados e sincronizados. 35 organizados e sincronizados.
37 36
38 \subsection{Organização da equipe} 37 \subsection{Organização da equipe}