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1   -\section{Comunidades}
2   -
3   -Uma comunidade no noosfero...
4   -
5   -\subsection{Tornando-se Membro de uma Comunidade}
6   -
7   -Para torna-se membro de uma comunidade, é necessário que o usuário faça o seu cadastro e acesse o Portal. Após isso o usuário deve:
8   -
9   -\begin{enumerate}
10   - \item Acessar a página do software: Localizar a Página de Software
11   - \item Clicar na opção COMUNIDADE localizada no menu lateral direito;
12   - \item Após acessar a comunidade, basta associar-se a ela clicando no botão ENTRAR
13   -\end{enumerate}
14   -
15   -Após concluídos esses passos, o usuário pode participar ativamente da comunidade, através de seus fóruns, comentários em artigos, ver os eventos relacionados a esse software, dentre outras funcionalidades.
16   -
17   -\subsection{Alterando e Adicionando Links e Bloco da Comunidade}
18   -
19   -Visualizar seção \ref{sec:block_software}.
20   -
21   -\subsection{Alterar Privacidade da Comunidade}
22   -
23   -Para alterar a privacidade da comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação:
24   -
25   -IMAGEM
26   -
27   -Observação: Privacidade de software públicos deve ser Público.
28   -
29   -\subsection{Alterar Informações da Comunidade}
30   -
31   -Para realizar a alteração das informações de comunidade é necessário Acessar o Painel de Controle e clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE*
32   -
33   -A tela, conforme Figura X será mostrada:
34   -
35   -IMAGEM
36   -
37   -Nesta área você pode alterar informações relacionadas como:
38   -
39   -\begin{enumerate}
40   - \item Moderar comunidade
41   - \item Alterar privacidade da comunidade
42   - \item Categorizar software
43   -\end{enumerate}
44   -
45   -
46   -\subsection{Moderar Comunidade}
47   -
48   -Para moderar a comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação:
49   -
50   -IMAGEM
51   -
52   -Observação: Os novos integrantes de comunidade de software público deve ser moderados Depois de entrar no grupo.
53   -
54   -
55   -\subsection{Gerenciar membros}
56   -
57   -Para gerenciar os membros o coordenador que tem permissão de administrador deve Acessar o Painel de Controle e selecionar o ícone *GERENCIAR INTEGRANTES* . A tela abaixo será mostrada:
58   -
59   -IMAGEM
60   -
61   -No gerenciamento de permissões é possível realizar as seguintes ações:
62   -
63   -\begin{enumerate}
64   - \item Convidar membros
65   - \item Remover membros
66   - \item Atribuir permissão de Administrador
67   - \item Enviar e-mail para membros
68   -\end{enumerate}
69   -
70   -\subsubsection{Convidar Membros}
71   -
72   -Para convidar os membros basta selecionar *CONVIDE SEUS AMIGOS PARA ENTRAR*. Na tela abaixo escolher as opções desejadas e convidar os desejados a tornarem-se membros.
73   -
74   -IMAGEM
75   -
76   -\subsubsection{Remover Membros}
77   -
78   -Para remover os membros é necessário selecionar a opção para Gerenciar membros, escolher o usuário desejado e clicar na opção *REMOVER*.
79   -
80   -IMAGEM
81   -
82   -\subsubsection{Atribuir Permissão de Administrador}
83   -
84   -Para atribuir permissão de administrador a um usuário no ambiente de redes sociais é necessário que o mesmo seja um membro da comunidade, para isso seguir os passos disponíveis em Tornar-se Membro.
85   -
86   -Para atribuir permissões de administrador é necessário selecionar a opção para Gerenciar membros, escolher o usuário desejado e clicar na opção *EDITAR*. Na tela aberta mostrada abaixo atribuir as permissões necessárias.
87   -
88   -IMAGEM
89   -
90   -\subsubsection{Enviar e-mail para membros}
91   -
92   -Para atribuir permissões de administrador é necessário selecionar a opção para Gerenciar membros. E na tela mostrada selecionar a opção *ENVIAR E-MAIL PARA OS MEMBROS*. Preencher as informações da tela abaixo e enviar.
93   -
94   -IMAGEM
95   -
96   -
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1   -\section{Comunidades}
2   -
3   -Uma comunidade no noosfero...
4   -
5   -\subsection{Tornando-se membro de uma comunidade}
6   -
7   -Para torna-se membro de uma comunidade, é necessário que o usuário faça o seu cadastro e acesse o Portal. Após isso o usuário deve:
8   -
9   -\begin{enumerate}
10   - \item Acessar a página do software: Localizar a Página de Software
11   - \item Clicar na opção COMUNIDADE localizada no menu lateral direito;
12   - \item Após acessar a comunidade, basta associar-se a ela clicando no botão ENTRAR
13   -\end{enumerate}
14   -
15   -Após concluídos esses passos, o usuário pode participar ativamente da comunidade, através de seus fóruns, comentários em artigos, ver os eventos relacionados a esse software, dentre outras funcionalidades.
16   -
17   -\subsection{Tornando-se Administrador de uma comunidade}
18   -
19   -Para que o coordenador possa administrar o software é necessário que ele siga os passos:
20   -
21   -\begin{itemize}
22   - \item Cadastrar e Logar no Portal
23   - \item Localizar a Página de Software
24   - \item Tornando-se membro de uma comunidade
25   -\end{itemize}
26   -
27   -Após seguir esses passos é necessário enviar um e-mail para a equipe do SPB \href{mailto:admin@softwarepublico.gov.br}{(admin@softwarepublico.gov.br)} solicitando permissões de administrador da comunidade.
28   -
29   -\subsection{Acessar o Painel de Controle}
30   -
31   -Após a equipe de administração do SPB atribuir as permissões de administrador para o usuário, basta ele acessar a página do software novamente (\url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware]}) e logo abaixo da logomarca terá um link chamado Painel de Controle, conforme imagem ilustrada pela Figura X.
32   -
33   -IMAGEM
34   -
35   -A Figura apresenta o Painel de Controle de uma comunidade. Neste painel, constam todas as opções de administração da página de software e da comunidade.
36   -
37   -IMAGEM
38   -
39   -\subsection{Alterar links da página de software e comunidade}
40   -
41   -É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software e acesse o Painel de Controle. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção *EDITAR BLOCOS LATERAIS*. Após isso, a Figura X representa a tela que será disponibilizada:
42   -
43   -IMAGEM
44   -
45   -Esta tela trata da disposição dos conteúdos na página de software. O esqueleto/template padrão para software no portal do SPB é formado por 3 sessões ou áreas:
46   -
47   -\begin{enumerate}
48   - \item 2- Menu esquerdo
49   - \item 1- Centro (Área Principal)
50   - \item 3- Menu direito
51   -\end{enumerate}
52   -
53   -Cada sessão/área é formado por vários blocos. Cada bloco suporta um tipo de conteúdo, entre eles: bloco de links, vídeos, login/logout, conteúdo recente, estatísticas, entre outros tipos.
54   -
55   -Para editar informações de blocos existentes, basta sobrepor o ponteiro do mouse sobre o bloco desejado. Após isso será apresentada a barra indicada pela Figura X, depois basta selecionar a opção Editar *EDITAR*
56   -
57   -IMAGEM
58   -
59   -No exemplo ilustrado pela Figura X, é realizado a edição das informações relacionado ao bloco de ajuda, presente nas páginas de softwares.
60   -
61   -IMAGEM
62   -
63   -Também é possível a adição de blocos com conteúdos diferentes. Para realizar esse procedimento, basta selecionar a opção *ADICIONAR UM BLOCO* . A tela ilustrada pela Figura X permite o coordenador a inclusão de vários tipos de conteúdos na página.
64   -
65   -IMAGEM
66   -
67   -Observação: Não é recomendado alterar a disposição dos conteúdos, apenas editar os blocos já existentes na página.
68   -
69   -\subsection{Alterar informações da comunidade}
70   -
71   -Para realizar a alteração das informações de comunidade é necessário Acessar o Painel de Controle e clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE*
72   -
73   -A tela, conforme Figura X será mostrada:
74   -
75   -IMAGEM
76   -
77   -Nesta área você pode alterar informações relacionadas como:
78   -
79   -\begin{enumerate}
80   - \item Moderar comunidade
81   - \item Alterar privacidade da comunidade
82   - \item Categorizar software
83   -\end{enumerate}
84   -
85   -
86   -\subsection{Moderar comunidade}
87   -
88   -Para moderar a comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação:
89   -
90   -IMAGEM
91   -
92   -Observação: Os novos integrantes de comunidade de software público deve ser moderados Depois de entrar no grupo.
93   -
94   -\subsection{Alterar privacidade da comunidade}
95   -
96   -Para alterar a privacidade da comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação:
97   -
98   -IMAGEM
99   -
100   -Observação: Privacidade de software públicos deve ser Público.
capitulos/33-noosfero-software.tex~
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1   -\section{Software}
2   -
3   -\section{Localizando a Página de Softwares}
4   -
5   -Sempre que uma página de um software é disponibilizada\footnote{As páginas de softwares são autorizadas e disponibilizadas pela equipe de administração do Portal SPB, conforme Art.20, inciso XI da Instrução Normativa 01 de 2016}, ela fica disponível sempre no seguinte endereço: http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware], exemplos:
6   -
7   -\begin{itemize}
8   - \item \textbf{Gepnet} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/gepnet}
9   - \item \textbf{SEI} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/sei}
10   -\end{itemize}
11   -
12   -Outra opção é acessar a página de software diretamente pelo catálogo de software, que é disponibilizado no centro da página inicial do portal SPB, conforme ilustrado pela Figura \ref{fig:catalogo_software}.
13   -
14   -\graphicspath{{figuras/}}
15   -\begin{figure}[H]
16   - \centering
17   - \includegraphics[width=0.5\textwidth]{catalogo_software}
18   - \caption{Catalogo de Software.}
19   - \label{fig:catalogo_software}
20   -\end{figure}
21   -
22   -Observação: É possível localizar o software apenas por seu nome, mas se o usuário desejar, também é possível pesquisar os software pelas suas especificações, que foram informadas em seu cadastro, como por exemplo: categorias, bibliotecas, banco de dados, sistema operacional, entre outras. Por isso, é importante que o coordenador mantenha e atualize as principais informações sobre o software.
23   -
24   -IMAGEM
25   -
26   -Quando o usuário seleciona um software que ele deseja, é aberta uma página contendo as principais informações sobre aquele software, conforme imagem ilustrada pela Figura.
27   -
28   -IMAGEM
29   -
30   -Para facilitar a compreensão e intuitividade por parte do usuário, todas as páginas de software quando criadas são disponibilizadas em um padrão, conforme é mostrado na Figura X. A equipe de administração do SPB recomenda que todos os softwares sigam o \textit{template} disponibilizado inicialmente, a fim de facilitar a experiência do usuário.
31   -
32   -IMAGEM
33   -
34   -A página de software contém o resumo de informações do software, para que os usuários encontrem rapidamente o que eles precisam. Essa página e todos os seus conteúdos são públicos, sendo assim o usuário não precisa estar logado para ter acesso a esses conteúdos, especialmente para realizar download do software. Apenas se o usuário necessitar colaborar com qualquer função de escrita (fóruns, avaliações de softwares, etc) precisa estar cadastrado e logado.
35   -
36   -Observação: É importante saber a diferença entre a página de software e a comunidade. As duas apresentam funções distintas, na página de software é consolidada as principais informações sobre aquele software (descrição, download, principais links, dentre outras informações), de forma estática. Já a comunidade, que tem um link na página de seu respectivo software, permite que o usuário realize interações com os desenvolvedores, relate bugs, entre outras funções.
37   -
38   -\subsection{Alterar Informações do Software}
39   -
40   -No painel de controle de comunidade, é possível o coordenador alterar as principais informações sobre o software (plataformas, descrição, características, link de demonstração, sistemas operacionais suportados, dentre outros)
41   -
42   -Para acessar o painel de controle basta clicar na opção *INFORMAÇÃO DE SOFTWARE*. Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura X será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas.
43   -
44   -IMAGEM
45   -
46   -É importante que o coordenador revise e atualize todas as informações periodicamente. Quanto mais informações forem cadastradas, mais fácil será para os usuários localizar os softwares desejados no catálogo.
47   -
48   -\subsection{Categorizar o software}
49   -
50   -Acessar o painel de controle e clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE* . Na tela disponibilizada haverá uma opção para Categorizar o software. É possível associar o software a uma ou mais categorias.