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capitulos/32-noosfero-comunidade.tex~
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1 -\section{Comunidades}  
2 -  
3 -Uma comunidade no noosfero...  
4 -  
5 -\subsection{Tornando-se Membro de uma Comunidade}  
6 -  
7 -Para torna-se membro de uma comunidade, é necessário que o usuário faça o seu cadastro e acesse o Portal. Após isso o usuário deve:  
8 -  
9 -\begin{enumerate}  
10 - \item Acessar a página do software: Localizar a Página de Software  
11 - \item Clicar na opção COMUNIDADE localizada no menu lateral direito;  
12 - \item Após acessar a comunidade, basta associar-se a ela clicando no botão ENTRAR  
13 -\end{enumerate}  
14 -  
15 -Após concluídos esses passos, o usuário pode participar ativamente da comunidade, através de seus fóruns, comentários em artigos, ver os eventos relacionados a esse software, dentre outras funcionalidades.  
16 -  
17 -\subsection{Alterando e Adicionando Links e Bloco da Comunidade}  
18 -  
19 -Visualizar seção \ref{sec:block_software}.  
20 -  
21 -\subsection{Alterar Privacidade da Comunidade}  
22 -  
23 -Para alterar a privacidade da comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação:  
24 -  
25 -IMAGEM  
26 -  
27 -Observação: Privacidade de software públicos deve ser Público.  
28 -  
29 -\subsection{Alterar Informações da Comunidade}  
30 -  
31 -Para realizar a alteração das informações de comunidade é necessário Acessar o Painel de Controle e clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE*  
32 -  
33 -A tela, conforme Figura X será mostrada:  
34 -  
35 -IMAGEM  
36 -  
37 -Nesta área você pode alterar informações relacionadas como:  
38 -  
39 -\begin{enumerate}  
40 - \item Moderar comunidade  
41 - \item Alterar privacidade da comunidade  
42 - \item Categorizar software  
43 -\end{enumerate}  
44 -  
45 -  
46 -\subsection{Moderar Comunidade}  
47 -  
48 -Para moderar a comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação:  
49 -  
50 -IMAGEM  
51 -  
52 -Observação: Os novos integrantes de comunidade de software público deve ser moderados Depois de entrar no grupo.  
53 -  
54 -  
55 -\subsection{Gerenciar membros}  
56 -  
57 -Para gerenciar os membros o coordenador que tem permissão de administrador deve Acessar o Painel de Controle e selecionar o ícone *GERENCIAR INTEGRANTES* . A tela abaixo será mostrada:  
58 -  
59 -IMAGEM  
60 -  
61 -No gerenciamento de permissões é possível realizar as seguintes ações:  
62 -  
63 -\begin{enumerate}  
64 - \item Convidar membros  
65 - \item Remover membros  
66 - \item Atribuir permissão de Administrador  
67 - \item Enviar e-mail para membros  
68 -\end{enumerate}  
69 -  
70 -\subsubsection{Convidar Membros}  
71 -  
72 -Para convidar os membros basta selecionar *CONVIDE SEUS AMIGOS PARA ENTRAR*. Na tela abaixo escolher as opções desejadas e convidar os desejados a tornarem-se membros.  
73 -  
74 -IMAGEM  
75 -  
76 -\subsubsection{Remover Membros}  
77 -  
78 -Para remover os membros é necessário selecionar a opção para Gerenciar membros, escolher o usuário desejado e clicar na opção *REMOVER*.  
79 -  
80 -IMAGEM  
81 -  
82 -\subsubsection{Atribuir Permissão de Administrador}  
83 -  
84 -Para atribuir permissão de administrador a um usuário no ambiente de redes sociais é necessário que o mesmo seja um membro da comunidade, para isso seguir os passos disponíveis em Tornar-se Membro.  
85 -  
86 -Para atribuir permissões de administrador é necessário selecionar a opção para Gerenciar membros, escolher o usuário desejado e clicar na opção *EDITAR*. Na tela aberta mostrada abaixo atribuir as permissões necessárias.  
87 -  
88 -IMAGEM  
89 -  
90 -\subsubsection{Enviar e-mail para membros}  
91 -  
92 -Para atribuir permissões de administrador é necessário selecionar a opção para Gerenciar membros. E na tela mostrada selecionar a opção *ENVIAR E-MAIL PARA OS MEMBROS*. Preencher as informações da tela abaixo e enviar.  
93 -  
94 -IMAGEM  
95 -  
96 -  
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1 -\section{Comunidades}  
2 -  
3 -Uma comunidade no noosfero...  
4 -  
5 -\subsection{Tornando-se membro de uma comunidade}  
6 -  
7 -Para torna-se membro de uma comunidade, é necessário que o usuário faça o seu cadastro e acesse o Portal. Após isso o usuário deve:  
8 -  
9 -\begin{enumerate}  
10 - \item Acessar a página do software: Localizar a Página de Software  
11 - \item Clicar na opção COMUNIDADE localizada no menu lateral direito;  
12 - \item Após acessar a comunidade, basta associar-se a ela clicando no botão ENTRAR  
13 -\end{enumerate}  
14 -  
15 -Após concluídos esses passos, o usuário pode participar ativamente da comunidade, através de seus fóruns, comentários em artigos, ver os eventos relacionados a esse software, dentre outras funcionalidades.  
16 -  
17 -\subsection{Tornando-se Administrador de uma comunidade}  
18 -  
19 -Para que o coordenador possa administrar o software é necessário que ele siga os passos:  
20 -  
21 -\begin{itemize}  
22 - \item Cadastrar e Logar no Portal  
23 - \item Localizar a Página de Software  
24 - \item Tornando-se membro de uma comunidade  
25 -\end{itemize}  
26 -  
27 -Após seguir esses passos é necessário enviar um e-mail para a equipe do SPB \href{mailto:admin@softwarepublico.gov.br}{(admin@softwarepublico.gov.br)} solicitando permissões de administrador da comunidade.  
28 -  
29 -\subsection{Acessar o Painel de Controle}  
30 -  
31 -Após a equipe de administração do SPB atribuir as permissões de administrador para o usuário, basta ele acessar a página do software novamente (\url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware]}) e logo abaixo da logomarca terá um link chamado Painel de Controle, conforme imagem ilustrada pela Figura X.  
32 -  
33 -IMAGEM  
34 -  
35 -A Figura apresenta o Painel de Controle de uma comunidade. Neste painel, constam todas as opções de administração da página de software e da comunidade.  
36 -  
37 -IMAGEM  
38 -  
39 -\subsection{Alterar links da página de software e comunidade}  
40 -  
41 -É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software e acesse o Painel de Controle. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção *EDITAR BLOCOS LATERAIS*. Após isso, a Figura X representa a tela que será disponibilizada:  
42 -  
43 -IMAGEM  
44 -  
45 -Esta tela trata da disposição dos conteúdos na página de software. O esqueleto/template padrão para software no portal do SPB é formado por 3 sessões ou áreas:  
46 -  
47 -\begin{enumerate}  
48 - \item 2- Menu esquerdo  
49 - \item 1- Centro (Área Principal)  
50 - \item 3- Menu direito  
51 -\end{enumerate}  
52 -  
53 -Cada sessão/área é formado por vários blocos. Cada bloco suporta um tipo de conteúdo, entre eles: bloco de links, vídeos, login/logout, conteúdo recente, estatísticas, entre outros tipos.  
54 -  
55 -Para editar informações de blocos existentes, basta sobrepor o ponteiro do mouse sobre o bloco desejado. Após isso será apresentada a barra indicada pela Figura X, depois basta selecionar a opção Editar *EDITAR*  
56 -  
57 -IMAGEM  
58 -  
59 -No exemplo ilustrado pela Figura X, é realizado a edição das informações relacionado ao bloco de ajuda, presente nas páginas de softwares.  
60 -  
61 -IMAGEM  
62 -  
63 -Também é possível a adição de blocos com conteúdos diferentes. Para realizar esse procedimento, basta selecionar a opção *ADICIONAR UM BLOCO* . A tela ilustrada pela Figura X permite o coordenador a inclusão de vários tipos de conteúdos na página.  
64 -  
65 -IMAGEM  
66 -  
67 -Observação: Não é recomendado alterar a disposição dos conteúdos, apenas editar os blocos já existentes na página.  
68 -  
69 -\subsection{Alterar informações da comunidade}  
70 -  
71 -Para realizar a alteração das informações de comunidade é necessário Acessar o Painel de Controle e clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE*  
72 -  
73 -A tela, conforme Figura X será mostrada:  
74 -  
75 -IMAGEM  
76 -  
77 -Nesta área você pode alterar informações relacionadas como:  
78 -  
79 -\begin{enumerate}  
80 - \item Moderar comunidade  
81 - \item Alterar privacidade da comunidade  
82 - \item Categorizar software  
83 -\end{enumerate}  
84 -  
85 -  
86 -\subsection{Moderar comunidade}  
87 -  
88 -Para moderar a comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação:  
89 -  
90 -IMAGEM  
91 -  
92 -Observação: Os novos integrantes de comunidade de software público deve ser moderados Depois de entrar no grupo.  
93 -  
94 -\subsection{Alterar privacidade da comunidade}  
95 -  
96 -Para alterar a privacidade da comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação:  
97 -  
98 -IMAGEM  
99 -  
100 -Observação: Privacidade de software públicos deve ser Público.  
capitulos/33-noosfero-software.tex~
@@ -1,50 +0,0 @@ @@ -1,50 +0,0 @@
1 -\section{Software}  
2 -  
3 -\section{Localizando a Página de Softwares}  
4 -  
5 -Sempre que uma página de um software é disponibilizada\footnote{As páginas de softwares são autorizadas e disponibilizadas pela equipe de administração do Portal SPB, conforme Art.20, inciso XI da Instrução Normativa 01 de 2016}, ela fica disponível sempre no seguinte endereço: http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware], exemplos:  
6 -  
7 -\begin{itemize}  
8 - \item \textbf{Gepnet} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/gepnet}  
9 - \item \textbf{SEI} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/sei}  
10 -\end{itemize}  
11 -  
12 -Outra opção é acessar a página de software diretamente pelo catálogo de software, que é disponibilizado no centro da página inicial do portal SPB, conforme ilustrado pela Figura \ref{fig:catalogo_software}.  
13 -  
14 -\graphicspath{{figuras/}}  
15 -\begin{figure}[H]  
16 - \centering  
17 - \includegraphics[width=0.5\textwidth]{catalogo_software}  
18 - \caption{Catalogo de Software.}  
19 - \label{fig:catalogo_software}  
20 -\end{figure}  
21 -  
22 -Observação: É possível localizar o software apenas por seu nome, mas se o usuário desejar, também é possível pesquisar os software pelas suas especificações, que foram informadas em seu cadastro, como por exemplo: categorias, bibliotecas, banco de dados, sistema operacional, entre outras. Por isso, é importante que o coordenador mantenha e atualize as principais informações sobre o software.  
23 -  
24 -IMAGEM  
25 -  
26 -Quando o usuário seleciona um software que ele deseja, é aberta uma página contendo as principais informações sobre aquele software, conforme imagem ilustrada pela Figura.  
27 -  
28 -IMAGEM  
29 -  
30 -Para facilitar a compreensão e intuitividade por parte do usuário, todas as páginas de software quando criadas são disponibilizadas em um padrão, conforme é mostrado na Figura X. A equipe de administração do SPB recomenda que todos os softwares sigam o \textit{template} disponibilizado inicialmente, a fim de facilitar a experiência do usuário.  
31 -  
32 -IMAGEM  
33 -  
34 -A página de software contém o resumo de informações do software, para que os usuários encontrem rapidamente o que eles precisam. Essa página e todos os seus conteúdos são públicos, sendo assim o usuário não precisa estar logado para ter acesso a esses conteúdos, especialmente para realizar download do software. Apenas se o usuário necessitar colaborar com qualquer função de escrita (fóruns, avaliações de softwares, etc) precisa estar cadastrado e logado.  
35 -  
36 -Observação: É importante saber a diferença entre a página de software e a comunidade. As duas apresentam funções distintas, na página de software é consolidada as principais informações sobre aquele software (descrição, download, principais links, dentre outras informações), de forma estática. Já a comunidade, que tem um link na página de seu respectivo software, permite que o usuário realize interações com os desenvolvedores, relate bugs, entre outras funções.  
37 -  
38 -\subsection{Alterar Informações do Software}  
39 -  
40 -No painel de controle de comunidade, é possível o coordenador alterar as principais informações sobre o software (plataformas, descrição, características, link de demonstração, sistemas operacionais suportados, dentre outros)  
41 -  
42 -Para acessar o painel de controle basta clicar na opção *INFORMAÇÃO DE SOFTWARE*. Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura X será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas.  
43 -  
44 -IMAGEM  
45 -  
46 -É importante que o coordenador revise e atualize todas as informações periodicamente. Quanto mais informações forem cadastradas, mais fácil será para os usuários localizar os softwares desejados no catálogo.  
47 -  
48 -\subsection{Categorizar o software}  
49 -  
50 -Acessar o painel de controle e clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE* . Na tela disponibilizada haverá uma opção para Categorizar o software. É possível associar o software a uma ou mais categorias.