Commit b1464bf882bbf41be6971d5bf6ce9bab8b9c8cfd
1 parent
39c1bfe8
Exists in
master
formatos e TO-DOs
Showing
1 changed file
with
70 additions
and
57 deletions
Show diff stats
relatorioR4.md
| ... | ... | @@ -42,8 +42,8 @@ seguintes **metas estratégicas** para a release: |
| 42 | 42 | |
| 43 | 43 | Nesta reunião foi explanado pelo diretor Wagner Ribeiro que uma das principais |
| 44 | 44 | metas para o ano de 2015, em relação ao projeto, é disseminar e disponibilizar |
| 45 | -a plataforma do portal do software público (SPB) para o maior número possível de | |
| 46 | -órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta | |
| 45 | +a plataforma do portal do software público (SPB) para o maior número possível | |
| 46 | +de órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta | |
| 47 | 47 | compreende, no que diz respeito a plataforma do SPB, as funcionalidades |
| 48 | 48 | relacionadas ao software não-público, até então nominado de software de |
| 49 | 49 | governo. Um e-mail com ata da reunião foi enviado aos participantes (e está |
| ... | ... | @@ -78,7 +78,8 @@ metodologia apresentada no plano de trabalho do projeto: |
| 78 | 78 | Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a duas épicas. |
| 79 | 79 | A primeira épica está detalhada a seguir: |
| 80 | 80 | |
| 81 | -* **Disponibilizar Software de Governo** para o maior número possível de entidades da Administração Pública Federal. | |
| 81 | +* **Disponibilizar Software de Governo** para o maior número possível de | |
| 82 | +entidades da Administração Pública Federal. | |
| 82 | 83 | |
| 83 | 84 | A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes |
| 84 | 85 | funcionalidades: |
| ... | ... | @@ -268,8 +269,8 @@ participa.br, que forneceu insumo para a extração de diversas conclusões, |
| 268 | 269 | indicando, principalmente, que a comunidade envolvida tem preferência à |
| 269 | 270 | aceitação de mais modelos livres de licença no Portal do SPB. |
| 270 | 271 | |
| 271 | -## Benefícios alcançados | |
| 272 | 272 | |
| 273 | +## Benefícios alcançados | |
| 273 | 274 | |
| 274 | 275 | ### Gerenciamento de tarefas do projeto na própria plataforma |
| 275 | 276 | |
| ... | ... | @@ -322,17 +323,17 @@ Colab. |
| 322 | 323 | |
| 323 | 324 | Portanto, durante a release 4, a plataforma Mezuro foi evoluída para suportar a |
| 324 | 325 | tecnologia de autenticação única utilizada pelo Portal do SPB, possibilitando o |
| 325 | -desenvolvimento do plugin de integração do Mezuro com o Colab. Para complementar | |
| 326 | -a integração básica da plataforma, também já foi projetado e desenvolvido a | |
| 327 | -integração visual inicial necessária para unificação da experiência do usuário, | |
| 328 | -bem como a importação de dados inicial do Mezuro para a plataforma integradora | |
| 329 | -Colab. | |
| 326 | +desenvolvimento do plugin de integração do Mezuro com o Colab. Para | |
| 327 | +complementar a integração básica da plataforma, também já foi projetado e | |
| 328 | +desenvolvido a integração visual inicial necessária para unificação da | |
| 329 | +experiência do usuário, bem como a importação de dados inicial do Mezuro para a | |
| 330 | +plataforma integradora Colab. | |
| 330 | 331 | |
| 331 | 332 | Os últimos passos remanescentes para a integração inicial do Mezuro no SPB |
| 332 | -estão relacionados ao processo de instalação da plataforma, como o empacotamento | |
| 333 | -da ferramenta e de suas dependências. Com esses passos de instalação | |
| 334 | -concluídos, o foco do desenvolvimento será no suporte à linguagem PHP que é | |
| 335 | -utilizada por muitos projetos que compõe o Portal do SPB. | |
| 333 | +estão relacionados ao processo de instalação da plataforma, como o | |
| 334 | +empacotamento da ferramenta e de suas dependências. Com esses passos de | |
| 335 | +instalação concluídos, o foco do desenvolvimento será no suporte à linguagem | |
| 336 | +PHP que é utilizada por muitos projetos que compõe o Portal do SPB. | |
| 336 | 337 | |
| 337 | 338 | A integração do Mezuro no portal do SPB viabilizará a coleta, monitoramento e |
| 338 | 339 | interpretação da qualidade interna dos produtos de softwares disponíveis na |
| ... | ... | @@ -341,9 +342,18 @@ dos softwares disponibilizados no portal. |
| 341 | 342 | |
| 342 | 343 | ### Separação do catálogo de software de governo |
| 343 | 344 | |
| 344 | -Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto a busca por software. Para possibilitar ao usuário distinguir e filtrar o resultado do software buscado no escopo de Software Público e/ou Software de Governo, separou-se o catálogo de Software Público dos demais com uma opção de filtro por tipo. Este filtro permite ao usuário obter a lista de todos os softwares ou apenas de softwares classificados como Públicos. | |
| 345 | +Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto a busca por | |
| 346 | +software. Para possibilitar ao usuário distinguir e filtrar o resultado do | |
| 347 | +software buscado no escopo de Software Público e/ou Software de Governo, | |
| 348 | +separou-se o catálogo de Software Público dos demais com uma opção de filtro | |
| 349 | +por tipo. Este filtro permite ao usuário obter a lista de todos os softwares ou | |
| 350 | +apenas de softwares classificados como Públicos. | |
| 345 | 351 | |
| 346 | -Os softwares conhecidos como software de governo passaram a ser encontrados a partir do bloco de destaque de software não-publico, ficando disponível na homepage do portal. Este bloco, identifica e esclarece ao usuário o que são estes softwares e direciona o usuário ao catálogo de softwares apenas não-públicos de maneira simples e direta. | |
| 352 | +Os softwares conhecidos como software de governo passaram a ser encontrados a | |
| 353 | +partir do bloco de destaque de software não-publico, ficando disponível na | |
| 354 | +homepage do portal. Este bloco, identifica e esclarece ao usuário o que são | |
| 355 | +estes softwares e direciona o usuário ao catálogo de softwares apenas | |
| 356 | +não-públicos de maneira simples e direta. | |
| 347 | 357 | |
| 348 | 358 | ### Migração/Desativação da operação do antigo portal do software público |
| 349 | 359 | |
| ... | ... | @@ -351,7 +361,8 @@ Durante a release 4, todos os softwares públicos restantes foram criados dentro |
| 351 | 361 | da nova plataforma. Posteriormente, as permissões de escrita no portal antigo |
| 352 | 362 | foram extintas para a realização da migração dos conteúdos de Blogs (notícias) |
| 353 | 363 | e Fóruns (dúvidas e discussões) do antigo portal foram migrados, via scripts de |
| 354 | -automação, para as respectivas comunidades, no ambiente de produção, com sucesso. | |
| 364 | +automação, para as respectivas comunidades, no ambiente de produção, com | |
| 365 | +sucesso. | |
| 355 | 366 | |
| 356 | 367 | Ao fim da release 4, na sexta-feira dia 04 de setembro de 2015, aconteceu o |
| 357 | 368 | lançamento oficial do Novo Portal do Software Público Brasileiro que foi |
| ... | ... | @@ -374,20 +385,20 @@ para as comunidades. |
| 374 | 385 | |
| 375 | 386 | ### Automação das rotinas de implantação nos ambientes do MP |
| 376 | 387 | |
| 377 | -A evolução das rotinas e procedimento de implantação da plataforma nos ambientes | |
| 378 | -do Ministério do Planejamento foi um dos principais benefícios obtidos como | |
| 379 | -resultado da release 4. Dada a complexidade dos serviços e softwares envolvidos | |
| 380 | -no Portal do SPB, uma nova sub-equipe foi composta para evoluir e amadurecer | |
| 381 | -os procedimentos de implantação do projeto através da aplicação de técnicas de | |
| 382 | -DevOps. | |
| 388 | +A evolução das rotinas e procedimento de implantação da plataforma nos | |
| 389 | +ambientes do Ministério do Planejamento foi um dos principais benefícios | |
| 390 | +obtidos como resultado da release 4. Dada a complexidade dos serviços e | |
| 391 | +softwares envolvidos no Portal do SPB, uma nova sub-equipe foi composta para | |
| 392 | +evoluir e amadurecer os procedimentos de implantação do projeto através da | |
| 393 | +aplicação de técnicas de DevOps. | |
| 383 | 394 | |
| 384 | 395 | Essa evolução consistiu do empacotamento dos softwares e suas dependências para |
| 385 | 396 | a plataforma utilizada nos servidores do Ministério (CENTOS 7), evolução da |
| 386 | 397 | ferramenta para gerenciamento das diferentes máquinas e ambientes existentes |
| 387 | 398 | (*chake*) e das receitas *chef* para a configuração dos serviços em cada |
| 388 | 399 | máquina. Adicionalmente, os manuais de instalação e manutenção do portal foram |
| 389 | -melhorados e detalhados com o objetivo de tornar os procedimentos de | |
| 390 | -manutenção do portal reprodutíveis por outras equipes, como a DTI/MP. | |
| 400 | +melhorados e detalhados com o objetivo de tornar os procedimentos de manutenção | |
| 401 | +do portal reprodutíveis por outras equipes, como a DTI/MP. | |
| 391 | 402 | |
| 392 | 403 | |
| 393 | 404 | ### Implantação em ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção |
| ... | ... | @@ -399,20 +410,20 @@ testes de novas funcionalidades ou de correções em um ambiente gerenciado pela |
| 399 | 410 | DTI, replicando de fato o ambiente que existe em produção; |
| 400 | 411 | * Ambiente de homologação, de modo que uma vez aprovadas pela equipe de |
| 401 | 412 | desenvolvimento, as alterações realizadas no Portal do Software Público possam |
| 402 | -então ser homologadas pela equipe do Ministério. Este ambiente é gerenciado pelo | |
| 403 | -próprio ministério; | |
| 413 | +então ser homologadas pela equipe do Ministério. Este ambiente é gerenciado | |
| 414 | +pelo próprio ministério; | |
| 404 | 415 | * Ambiente de produção, onde o Portal do Software Público é entregue para os |
| 405 | 416 | usuários finais. |
| 406 | 417 | |
| 407 | -Todos os ambientes acima são gerenciados pelo SERPRO e se encontram em uma mesma | |
| 408 | -nuvem, de modo que os ambientes de desenvolvimento e homologação possuem, | |
| 418 | +Todos os ambientes acima são gerenciados pelo SERPRO e se encontram em uma | |
| 419 | +mesma nuvem, de modo que os ambientes de desenvolvimento e homologação possuem, | |
| 409 | 420 | inicialmente, as mesmas configurações de software que o ambiente de produção. |
| 410 | 421 | Isto é importante para prevenção de imprevistos relacionados a configurações |
| 411 | 422 | diversas, como por exemplo, regras de firewall. |
| 412 | 423 | |
| 413 | 424 | Para garantir que as configurações de software permaneçam as mesmas, todas as |
| 414 | 425 | alterações realizadas em qualquer um dos servidores são feitas com o uso de |
| 415 | -técnicas de entrega contínua, através do uso de receitas Chef (técnica avançada | |
| 426 | +técnicas de entrega contínua, através do uso de receitas Chef (técnica avançada | |
| 416 | 427 | que permite sempre replicar uma série de passos), de modo que as mesmas |
| 417 | 428 | receitas são executadas em cada um dos ambientes. |
| 418 | 429 | |
| ... | ... | @@ -421,28 +432,28 @@ receitas são executadas em cada um dos ambientes. |
| 421 | 432 | |
| 422 | 433 | ### Absorção das rotinas de automação e implantação por parte do MP |
| 423 | 434 | |
| 424 | -Os ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção configurados e | |
| 425 | -mantidos no MP são de responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI. | |
| 426 | -Esta por sua vez possui, atualmente, contrato de terceirização com o | |
| 427 | -fornecedor Central Tecnologia, Serviços e Comercio de Informática LTDA-Central TI, | |
| 428 | -que é responsável pela execução das demandas da DTI. | |
| 429 | -Durante os períodos de implantação de novas versões da plataforma nesses | |
| 430 | -diferentes ambientes, a equipe da UnB se deslocou ao MP, executou as instalações | |
| 431 | -presencialmente, com participação dos líderes técnicos remotamente, onde os procedimentos | |
| 432 | -técnicos eram acompanhados pelas equipes da DTI e Central TI. | |
| 433 | -Todos os procedimentos realizados foram automatizados e documentados, de forma | |
| 434 | -que o manual de instalação/operação da plataforma foi atualizado. | |
| 435 | -Em que pese a equipe da UnB tenha mantido atualizado o manual de instalação/operação, | |
| 436 | -além de realizar a transferência de tecnologia para realização de tais | |
| 437 | -procedimentos, ainda há uma forte dependência da equipe da equipe da UnB, por | |
| 438 | -parte do MP, para execução desse tipo de atividade. | |
| 435 | +Os ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção configurados e mantidos | |
| 436 | +no MP são de responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI. | |
| 437 | +Esta por sua vez possui, atualmente, contrato de terceirização com o fornecedor | |
| 438 | +Central Tecnologia, Serviços e Comercio de Informática LTDA-Central TI, que é | |
| 439 | +responsável pela execução das demandas da DTI. Durante os períodos de | |
| 440 | +implantação de novas versões da plataforma nesses diferentes ambientes, a | |
| 441 | +equipe da UnB se deslocou ao MP, executou as instalações presencialmente, com | |
| 442 | +participação dos líderes técnicos remotamente, onde os procedimentos técnicos | |
| 443 | +eram acompanhados pelas equipes da DTI e Central TI. Todos os procedimentos | |
| 444 | +realizados foram automatizados e documentados, de forma que o manual de | |
| 445 | +instalação/operação da plataforma foi atualizado. Em que pese a equipe da UnB | |
| 446 | +tenha mantido atualizado o manual de instalação/operação, além de realizar a | |
| 447 | +transferência de tecnologia para realização de tais procedimentos, ainda há uma | |
| 448 | +forte dependência da equipe da equipe da UnB, por parte do MP, para execução | |
| 449 | +desse tipo de atividade. | |
| 439 | 450 | |
| 440 | 451 | ### Monitoramento e intervenção técnica no ambiente de produção |
| 441 | 452 | |
| 442 | -Como forma de viabilizar as intervenções da equipe da UnB no ambiente de produção, | |
| 443 | -com vistas à investigação de defeitos materializados neste ambiente, foi definido, | |
| 444 | -por parte do MP, um procedimento para tal, uma vez que a equipe da UnB só possui | |
| 445 | -permissão de acesso ao ambiente de desenvolvimento. | |
| 453 | +Como forma de viabilizar as intervenções da equipe da UnB no ambiente de | |
| 454 | +produção, com vistas à investigação de defeitos materializados neste ambiente, | |
| 455 | +foi definido, por parte do MP, um procedimento para tal, uma vez que a equipe | |
| 456 | +da UnB só possui permissão de acesso ao ambiente de desenvolvimento. | |
| 446 | 457 | |
| 447 | 458 | A extração dos logs foi automatizada no repositório de gerência de configuração |
| 448 | 459 | do SPB, mas como a equipe da UnB não tem acesso ao sistema de produção, é |
| ... | ... | @@ -459,8 +470,8 @@ Avaliamos que este procedimento não está adequado pelos seguintes pontos: |
| 459 | 470 | vivo" do sistema é menos efetivo para identificação e resolução de problemas. |
| 460 | 471 | * Devido à dependência com relação à equipe da UnB relatada no item anterior, |
| 461 | 472 | na prática até o momento a mesma teve que fazer todas as intervenções |
| 462 | - necessárias para identificações de gargalos e resolução de problemas no | |
| 463 | - ambiente de produção. | |
| 473 | +necessárias para identificações de gargalos e resolução de problemas no | |
| 474 | +ambiente de produção. | |
| 464 | 475 | |
| 465 | 476 | |
| 466 | 477 | ### Tempo despendido com a atividade de empacotamento |
| ... | ... | @@ -527,21 +538,23 @@ do sistema pós-migração. |
| 527 | 538 | |
| 528 | 539 | Durante esta release só houve execução financeira da rubrica 33.90.20, bolsas à |
| 529 | 540 | pesquisadores, representando na prática que o orçamento foi consumido apenas na |
| 530 | -categoria mão-de-obra. Como não houve sensibilização financeira nas demais rubricas, | |
| 531 | -a categoria outras despesas é apresentada vem valores monetários. | |
| 532 | -Na coluna valor executado, é possível obervar o custo da mão-de-obra, divido pelas | |
| 541 | +categoria mão-de-obra. Como não houve sensibilização financeira nas demais | |
| 542 | +rubricas, a categoria outras despesas é apresentada vem valores monetários. Na | |
| 543 | +coluna valor executado, é possível obervar o custo da mão-de-obra, divido pelas | |
| 533 | 544 | equipes do projeto. |
| 534 | 545 | |
| 546 | +`TO-DO: explicar os itens da tabela (Paulo)` | |
| 547 | + | |
| 535 | 548 | ### Custos Diretos(Bolsas) por Módulo/Equipe |
| 536 | 549 | |
| 537 | 550 |  |
| 538 | 551 | |
| 539 | -Neste gráfico é possível observar a representação do percentual do custo da mão-de-obra | |
| 540 | -incidido em cada equipe do projeto. | |
| 552 | +Neste gráfico é possível observar a representação do percentual do custo da | |
| 553 | +mão-de-obra incidido em cada equipe do projeto. | |
| 541 | 554 | |
| 555 | +`TO-DO: explicar os itens ilustrados nos gráfico` (Paulo) | |
| 542 | 556 | |
| 543 | 557 | ## Anexos |
| 544 | 558 | |
| 545 | -`TODO` | |
| 546 | - | |
| 559 | +`TO-DO` | |
| 547 | 560 | ... | ... |