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@@ -42,8 +42,8 @@ seguintes **metas estratégicas** para a release: @@ -42,8 +42,8 @@ seguintes **metas estratégicas** para a release:
42 42
43 Nesta reunião foi explanado pelo diretor Wagner Ribeiro que uma das principais 43 Nesta reunião foi explanado pelo diretor Wagner Ribeiro que uma das principais
44 metas para o ano de 2015, em relação ao projeto, é disseminar e disponibilizar 44 metas para o ano de 2015, em relação ao projeto, é disseminar e disponibilizar
45 -a plataforma do portal do software público (SPB) para o maior número possível de  
46 -órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta 45 +a plataforma do portal do software público (SPB) para o maior número possível
  46 +de órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta
47 compreende, no que diz respeito a plataforma do SPB, as funcionalidades 47 compreende, no que diz respeito a plataforma do SPB, as funcionalidades
48 relacionadas ao software não-público, até então nominado de software de 48 relacionadas ao software não-público, até então nominado de software de
49 governo. Um e-mail com ata da reunião foi enviado aos participantes (e está 49 governo. Um e-mail com ata da reunião foi enviado aos participantes (e está
@@ -78,7 +78,8 @@ metodologia apresentada no plano de trabalho do projeto: @@ -78,7 +78,8 @@ metodologia apresentada no plano de trabalho do projeto:
78 Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a duas épicas. 78 Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a duas épicas.
79 A primeira épica está detalhada a seguir: 79 A primeira épica está detalhada a seguir:
80 80
81 -* **Disponibilizar Software de Governo** para o maior número possível de entidades da Administração Pública Federal. 81 +* **Disponibilizar Software de Governo** para o maior número possível de
  82 +entidades da Administração Pública Federal.
82 83
83 A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes 84 A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes
84 funcionalidades: 85 funcionalidades:
@@ -268,8 +269,8 @@ participa.br, que forneceu insumo para a extração de diversas conclusões, @@ -268,8 +269,8 @@ participa.br, que forneceu insumo para a extração de diversas conclusões,
268 indicando, principalmente, que a comunidade envolvida tem preferência à 269 indicando, principalmente, que a comunidade envolvida tem preferência à
269 aceitação de mais modelos livres de licença no Portal do SPB. 270 aceitação de mais modelos livres de licença no Portal do SPB.
270 271
271 -## Benefícios alcançados  
272 272
  273 +## Benefícios alcançados
273 274
274 ### Gerenciamento de tarefas do projeto na própria plataforma 275 ### Gerenciamento de tarefas do projeto na própria plataforma
275 276
@@ -322,17 +323,17 @@ Colab. @@ -322,17 +323,17 @@ Colab.
322 323
323 Portanto, durante a release 4, a plataforma Mezuro foi evoluída para suportar a 324 Portanto, durante a release 4, a plataforma Mezuro foi evoluída para suportar a
324 tecnologia de autenticação única utilizada pelo Portal do SPB, possibilitando o 325 tecnologia de autenticação única utilizada pelo Portal do SPB, possibilitando o
325 -desenvolvimento do plugin de integração do Mezuro com o Colab. Para complementar  
326 -a integração básica da plataforma, também já foi projetado e desenvolvido a  
327 -integração visual inicial necessária para unificação da experiência do usuário,  
328 -bem como a importação de dados inicial do Mezuro para a plataforma integradora  
329 -Colab. 326 +desenvolvimento do plugin de integração do Mezuro com o Colab. Para
  327 +complementar a integração básica da plataforma, também já foi projetado e
  328 +desenvolvido a integração visual inicial necessária para unificação da
  329 +experiência do usuário, bem como a importação de dados inicial do Mezuro para a
  330 +plataforma integradora Colab.
330 331
331 Os últimos passos remanescentes para a integração inicial do Mezuro no SPB 332 Os últimos passos remanescentes para a integração inicial do Mezuro no SPB
332 -estão relacionados ao processo de instalação da plataforma, como o empacotamento  
333 -da ferramenta e de suas dependências. Com esses passos de instalação  
334 -concluídos, o foco do desenvolvimento será no suporte à linguagem PHP que é  
335 -utilizada por muitos projetos que compõe o Portal do SPB. 333 +estão relacionados ao processo de instalação da plataforma, como o
  334 +empacotamento da ferramenta e de suas dependências. Com esses passos de
  335 +instalação concluídos, o foco do desenvolvimento será no suporte à linguagem
  336 +PHP que é utilizada por muitos projetos que compõe o Portal do SPB.
336 337
337 A integração do Mezuro no portal do SPB viabilizará a coleta, monitoramento e 338 A integração do Mezuro no portal do SPB viabilizará a coleta, monitoramento e
338 interpretação da qualidade interna dos produtos de softwares disponíveis na 339 interpretação da qualidade interna dos produtos de softwares disponíveis na
@@ -341,9 +342,18 @@ dos softwares disponibilizados no portal. @@ -341,9 +342,18 @@ dos softwares disponibilizados no portal.
341 342
342 ### Separação do catálogo de software de governo 343 ### Separação do catálogo de software de governo
343 344
344 -Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto a busca por software. Para possibilitar ao usuário distinguir e filtrar o resultado do software buscado no escopo de Software Público e/ou Software de Governo, separou-se o catálogo de Software Público dos demais com uma opção de filtro por tipo. Este filtro permite ao usuário obter a lista de todos os softwares ou apenas de softwares classificados como Públicos. 345 +Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto a busca por
  346 +software. Para possibilitar ao usuário distinguir e filtrar o resultado do
  347 +software buscado no escopo de Software Público e/ou Software de Governo,
  348 +separou-se o catálogo de Software Público dos demais com uma opção de filtro
  349 +por tipo. Este filtro permite ao usuário obter a lista de todos os softwares ou
  350 +apenas de softwares classificados como Públicos.
345 351
346 -Os softwares conhecidos como software de governo passaram a ser encontrados a partir do bloco de destaque de software não-publico, ficando disponível na homepage do portal. Este bloco, identifica e esclarece ao usuário o que são estes softwares e direciona o usuário ao catálogo de softwares apenas não-públicos de maneira simples e direta. 352 +Os softwares conhecidos como software de governo passaram a ser encontrados a
  353 +partir do bloco de destaque de software não-publico, ficando disponível na
  354 +homepage do portal. Este bloco, identifica e esclarece ao usuário o que são
  355 +estes softwares e direciona o usuário ao catálogo de softwares apenas
  356 +não-públicos de maneira simples e direta.
347 357
348 ### Migração/Desativação da operação do antigo portal do software público 358 ### Migração/Desativação da operação do antigo portal do software público
349 359
@@ -351,7 +361,8 @@ Durante a release 4, todos os softwares públicos restantes foram criados dentro @@ -351,7 +361,8 @@ Durante a release 4, todos os softwares públicos restantes foram criados dentro
351 da nova plataforma. Posteriormente, as permissões de escrita no portal antigo 361 da nova plataforma. Posteriormente, as permissões de escrita no portal antigo
352 foram extintas para a realização da migração dos conteúdos de Blogs (notícias) 362 foram extintas para a realização da migração dos conteúdos de Blogs (notícias)
353 e Fóruns (dúvidas e discussões) do antigo portal foram migrados, via scripts de 363 e Fóruns (dúvidas e discussões) do antigo portal foram migrados, via scripts de
354 -automação, para as respectivas comunidades, no ambiente de produção, com sucesso. 364 +automação, para as respectivas comunidades, no ambiente de produção, com
  365 +sucesso.
355 366
356 Ao fim da release 4, na sexta-feira dia 04 de setembro de 2015, aconteceu o 367 Ao fim da release 4, na sexta-feira dia 04 de setembro de 2015, aconteceu o
357 lançamento oficial do Novo Portal do Software Público Brasileiro que foi 368 lançamento oficial do Novo Portal do Software Público Brasileiro que foi
@@ -374,20 +385,20 @@ para as comunidades. @@ -374,20 +385,20 @@ para as comunidades.
374 385
375 ### Automação das rotinas de implantação nos ambientes do MP 386 ### Automação das rotinas de implantação nos ambientes do MP
376 387
377 -A evolução das rotinas e procedimento de implantação da plataforma nos ambientes  
378 -do Ministério do Planejamento foi um dos principais benefícios obtidos como  
379 -resultado da release 4. Dada a complexidade dos serviços e softwares envolvidos  
380 -no Portal do SPB, uma nova sub-equipe foi composta para evoluir e amadurecer  
381 -os procedimentos de implantação do projeto através da aplicação de técnicas de  
382 -DevOps. 388 +A evolução das rotinas e procedimento de implantação da plataforma nos
  389 +ambientes do Ministério do Planejamento foi um dos principais benefícios
  390 +obtidos como resultado da release 4. Dada a complexidade dos serviços e
  391 +softwares envolvidos no Portal do SPB, uma nova sub-equipe foi composta para
  392 +evoluir e amadurecer os procedimentos de implantação do projeto através da
  393 +aplicação de técnicas de DevOps.
383 394
384 Essa evolução consistiu do empacotamento dos softwares e suas dependências para 395 Essa evolução consistiu do empacotamento dos softwares e suas dependências para
385 a plataforma utilizada nos servidores do Ministério (CENTOS 7), evolução da 396 a plataforma utilizada nos servidores do Ministério (CENTOS 7), evolução da
386 ferramenta para gerenciamento das diferentes máquinas e ambientes existentes 397 ferramenta para gerenciamento das diferentes máquinas e ambientes existentes
387 (*chake*) e das receitas *chef* para a configuração dos serviços em cada 398 (*chake*) e das receitas *chef* para a configuração dos serviços em cada
388 máquina. Adicionalmente, os manuais de instalação e manutenção do portal foram 399 máquina. Adicionalmente, os manuais de instalação e manutenção do portal foram
389 -melhorados e detalhados com o objetivo de tornar os procedimentos de  
390 -manutenção do portal reprodutíveis por outras equipes, como a DTI/MP. 400 +melhorados e detalhados com o objetivo de tornar os procedimentos de manutenção
  401 +do portal reprodutíveis por outras equipes, como a DTI/MP.
391 402
392 403
393 ### Implantação em ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção 404 ### Implantação em ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção
@@ -399,20 +410,20 @@ testes de novas funcionalidades ou de correções em um ambiente gerenciado pela @@ -399,20 +410,20 @@ testes de novas funcionalidades ou de correções em um ambiente gerenciado pela
399 DTI, replicando de fato o ambiente que existe em produção; 410 DTI, replicando de fato o ambiente que existe em produção;
400 * Ambiente de homologação, de modo que uma vez aprovadas pela equipe de 411 * Ambiente de homologação, de modo que uma vez aprovadas pela equipe de
401 desenvolvimento, as alterações realizadas no Portal do Software Público possam 412 desenvolvimento, as alterações realizadas no Portal do Software Público possam
402 -então ser homologadas pela equipe do Ministério. Este ambiente é gerenciado pelo  
403 -próprio ministério; 413 +então ser homologadas pela equipe do Ministério. Este ambiente é gerenciado
  414 +pelo próprio ministério;
404 * Ambiente de produção, onde o Portal do Software Público é entregue para os 415 * Ambiente de produção, onde o Portal do Software Público é entregue para os
405 usuários finais. 416 usuários finais.
406 417
407 -Todos os ambientes acima são gerenciados pelo SERPRO e se encontram em uma mesma  
408 -nuvem, de modo que os ambientes de desenvolvimento e homologação possuem, 418 +Todos os ambientes acima são gerenciados pelo SERPRO e se encontram em uma
  419 +mesma nuvem, de modo que os ambientes de desenvolvimento e homologação possuem,
409 inicialmente, as mesmas configurações de software que o ambiente de produção. 420 inicialmente, as mesmas configurações de software que o ambiente de produção.
410 Isto é importante para prevenção de imprevistos relacionados a configurações 421 Isto é importante para prevenção de imprevistos relacionados a configurações
411 diversas, como por exemplo, regras de firewall. 422 diversas, como por exemplo, regras de firewall.
412 423
413 Para garantir que as configurações de software permaneçam as mesmas, todas as 424 Para garantir que as configurações de software permaneçam as mesmas, todas as
414 alterações realizadas em qualquer um dos servidores são feitas com o uso de 425 alterações realizadas em qualquer um dos servidores são feitas com o uso de
415 -técnicas de entrega contínua, através do uso de receitas Chef (técnica avançada 426 +técnicas de entrega contínua, através do uso de receitas Chef (técnica avançada
416 que permite sempre replicar uma série de passos), de modo que as mesmas 427 que permite sempre replicar uma série de passos), de modo que as mesmas
417 receitas são executadas em cada um dos ambientes. 428 receitas são executadas em cada um dos ambientes.
418 429
@@ -421,28 +432,28 @@ receitas são executadas em cada um dos ambientes. @@ -421,28 +432,28 @@ receitas são executadas em cada um dos ambientes.
421 432
422 ### Absorção das rotinas de automação e implantação por parte do MP 433 ### Absorção das rotinas de automação e implantação por parte do MP
423 434
424 -Os ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção configurados e  
425 -mantidos no MP são de responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI.  
426 -Esta por sua vez possui, atualmente, contrato de terceirização com o  
427 -fornecedor Central Tecnologia, Serviços e Comercio de Informática LTDA-Central TI,  
428 -que é responsável pela execução das demandas da DTI.  
429 -Durante os períodos de implantação de novas versões da plataforma nesses  
430 -diferentes ambientes, a equipe da UnB se deslocou ao MP, executou as instalações  
431 -presencialmente, com participação dos líderes técnicos remotamente, onde os procedimentos  
432 -técnicos eram acompanhados pelas equipes da DTI e Central TI.  
433 -Todos os procedimentos realizados foram automatizados e documentados, de forma  
434 -que o manual de instalação/operação da plataforma foi atualizado.  
435 -Em que pese a equipe da UnB tenha mantido atualizado o manual de instalação/operação,  
436 -além de realizar a transferência de tecnologia para realização de tais  
437 -procedimentos, ainda há uma forte dependência da equipe da equipe da UnB, por  
438 -parte do MP, para execução desse tipo de atividade. 435 +Os ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção configurados e mantidos
  436 +no MP são de responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI.
  437 +Esta por sua vez possui, atualmente, contrato de terceirização com o fornecedor
  438 +Central Tecnologia, Serviços e Comercio de Informática LTDA-Central TI, que é
  439 +responsável pela execução das demandas da DTI. Durante os períodos de
  440 +implantação de novas versões da plataforma nesses diferentes ambientes, a
  441 +equipe da UnB se deslocou ao MP, executou as instalações presencialmente, com
  442 +participação dos líderes técnicos remotamente, onde os procedimentos técnicos
  443 +eram acompanhados pelas equipes da DTI e Central TI. Todos os procedimentos
  444 +realizados foram automatizados e documentados, de forma que o manual de
  445 +instalação/operação da plataforma foi atualizado. Em que pese a equipe da UnB
  446 +tenha mantido atualizado o manual de instalação/operação, além de realizar a
  447 +transferência de tecnologia para realização de tais procedimentos, ainda há uma
  448 +forte dependência da equipe da equipe da UnB, por parte do MP, para execução
  449 +desse tipo de atividade.
439 450
440 ### Monitoramento e intervenção técnica no ambiente de produção 451 ### Monitoramento e intervenção técnica no ambiente de produção
441 452
442 -Como forma de viabilizar as intervenções da equipe da UnB no ambiente de produção,  
443 -com vistas à investigação de defeitos materializados neste ambiente, foi definido,  
444 -por parte do MP, um procedimento para tal, uma vez que a equipe da UnB só possui  
445 -permissão de acesso ao ambiente de desenvolvimento. 453 +Como forma de viabilizar as intervenções da equipe da UnB no ambiente de
  454 +produção, com vistas à investigação de defeitos materializados neste ambiente,
  455 +foi definido, por parte do MP, um procedimento para tal, uma vez que a equipe
  456 +da UnB só possui permissão de acesso ao ambiente de desenvolvimento.
446 457
447 A extração dos logs foi automatizada no repositório de gerência de configuração 458 A extração dos logs foi automatizada no repositório de gerência de configuração
448 do SPB, mas como a equipe da UnB não tem acesso ao sistema de produção, é 459 do SPB, mas como a equipe da UnB não tem acesso ao sistema de produção, é
@@ -459,8 +470,8 @@ Avaliamos que este procedimento não está adequado pelos seguintes pontos: @@ -459,8 +470,8 @@ Avaliamos que este procedimento não está adequado pelos seguintes pontos:
459 vivo" do sistema é menos efetivo para identificação e resolução de problemas. 470 vivo" do sistema é menos efetivo para identificação e resolução de problemas.
460 * Devido à dependência com relação à equipe da UnB relatada no item anterior, 471 * Devido à dependência com relação à equipe da UnB relatada no item anterior,
461 na prática até o momento a mesma teve que fazer todas as intervenções 472 na prática até o momento a mesma teve que fazer todas as intervenções
462 - necessárias para identificações de gargalos e resolução de problemas no  
463 - ambiente de produção. 473 +necessárias para identificações de gargalos e resolução de problemas no
  474 +ambiente de produção.
464 475
465 476
466 ### Tempo despendido com a atividade de empacotamento 477 ### Tempo despendido com a atividade de empacotamento
@@ -527,21 +538,23 @@ do sistema pós-migração. @@ -527,21 +538,23 @@ do sistema pós-migração.
527 538
528 Durante esta release só houve execução financeira da rubrica 33.90.20, bolsas à 539 Durante esta release só houve execução financeira da rubrica 33.90.20, bolsas à
529 pesquisadores, representando na prática que o orçamento foi consumido apenas na 540 pesquisadores, representando na prática que o orçamento foi consumido apenas na
530 -categoria mão-de-obra. Como não houve sensibilização financeira nas demais rubricas,  
531 -a categoria outras despesas é apresentada vem valores monetários.  
532 -Na coluna valor executado, é possível obervar o custo da mão-de-obra, divido pelas 541 +categoria mão-de-obra. Como não houve sensibilização financeira nas demais
  542 +rubricas, a categoria outras despesas é apresentada vem valores monetários. Na
  543 +coluna valor executado, é possível obervar o custo da mão-de-obra, divido pelas
533 equipes do projeto. 544 equipes do projeto.
534 545
  546 +`TO-DO: explicar os itens da tabela (Paulo)`
  547 +
535 ### Custos Diretos(Bolsas) por Módulo/Equipe 548 ### Custos Diretos(Bolsas) por Módulo/Equipe
536 549
537 ![](imagens/Percentual_Custo_Times.png) 550 ![](imagens/Percentual_Custo_Times.png)
538 551
539 -Neste gráfico é possível observar a representação do percentual do custo da mão-de-obra  
540 -incidido em cada equipe do projeto. 552 +Neste gráfico é possível observar a representação do percentual do custo da
  553 +mão-de-obra incidido em cada equipe do projeto.
541 554
  555 +`TO-DO: explicar os itens ilustrados nos gráfico` (Paulo)
542 556
543 ## Anexos 557 ## Anexos
544 558
545 -`TODO`  
546 - 559 +`TO-DO`
547 560