Commit ce5a29df266d4e47c4d98b46eef28760fd9e49d1
1 parent
a3ae1466
Exists in
master
Correção na organização e estrutura do relatório
- sintaxe markdown
Showing
1 changed file
with
175 additions
and
99 deletions
Show diff stats
relatorioR4.md
1 | -# Relatório da release 4 | |
1 | +# RELATÓRIO DA RELEASE 4 | |
2 | 2 | |
3 | -Ações Programadas para a release 4, de acordo com o plano de trabalho: | |
3 | +Ações programadas para a Release 4, de acordo com o plano de trabalho: | |
4 | 4 | |
5 | -**Estudos de Evolução de plataforma integrada de colaboração** | |
5 | +* Estudos de Evolução de plataforma integrada de colaboração | |
6 | 6 | * Protótipo de Ferramenta de Redes Sociais |
7 | 7 | * Evolução do Núcleo Portal |
8 | 8 | * Avalia SPB |
9 | 9 | * Mercado Público |
10 | 10 | * Subportais |
11 | - | |
12 | -**Estudos de Evolução de plataforma de Integração** | |
11 | +* Estudos de Evolução de plataforma de Integração | |
13 | 12 | * Estudos sobre Proxy de integração |
14 | 13 | * Estudos sobre o sistema de Indexação de Buscas |
15 | 14 | * Estudos sobre sistema de Ranking (gameficação) |
16 | 15 | * Estudos sobre a evolução de serviço de Chat |
17 | -* Estudos sobre a Evolução do Sistema de Lista de Mail's | |
16 | +* Estudos sobre a Evolução do Sistema de Lista de emails | |
18 | 17 | * Estudos sobre a evolução de PAD colaborativo |
19 | 18 | * Estudos sobre a Evolução de camada de back end (SO, plugin, integração) |
20 | -* **Estudos sobre a Evolução do Sistema de Controle de Versão** | |
19 | +* Estudos sobre a Evolução do Sistema de Controle de Versão | |
21 | 20 | * Evolução de ferramentas de controle de versão |
22 | 21 | * Evolução de ferramentas forge |
23 | 22 | * Evolução de ambiente de monitoramento de métricas de código-fonte |
23 | +* Estudos Avançados sobre Migração | |
24 | +* Estudos sobre documentação e comunicação multimídia do projeto | |
25 | +* Estudos Avançados sobre a Evolução do Sistema de Identidade Visual | |
26 | +* Estudos Avançados sobre a Evolução da estrutura de IHC | |
27 | +* Estudos Avançados sobre a Evolução da Arquitetura da Informação | |
28 | +* Estudos sobre a Evolução da superfície da interface gráfica do portal | |
29 | +* Estudos para validação e análise dos protótipos com usuários | |
30 | +* Estudos sobre licenças de software livre | |
24 | 31 | |
25 | -**Estudos Avançados sobre Migração** | |
26 | - | |
27 | -**Estudos sobre documentação e comunicação multimídia do projeto** | |
28 | - | |
29 | -**Estudos Avançados sobre a Evolução do Sistema de Identidade Visual** | |
30 | - | |
31 | -**Estudos Avançados sobre a Evolução da estrutura de IHC** | |
32 | - | |
33 | -**Estudos Avançados sobre a Evolução da Arquitetura da Informação** | |
34 | - | |
35 | -**Estudos sobre a Evolução da superfície da interface gráfica do portal** | |
36 | - | |
37 | -**Estudos para validação e análise dos protótipos com usuários** | |
38 | 32 | |
39 | -**Estudos sobre licenças de software livre** | |
33 | +## Alinhamento Estratégico | |
40 | 34 | |
35 | +Em reunião, realizada dia 13 de maio de 2015, com o comitê estratégico do | |
36 | +projeto, liderado pelo diretor da DEGSI, Wagner Ribeiro, foram definidas as | |
37 | +seguintes **metas estratégicas** para a release: | |
41 | 38 | |
42 | -## ALINHAMENTO ESTRATÉGICO | |
43 | - | |
44 | -Em reunião, realizada dia 13 de maio de 2015, com o comitê estratégico do projeto, liderado pelo diretor da DEGSI, Wagner Ribeiro, foram definidas as seguintes **metas estratégicas** para a release: | |
45 | 39 | * Alcançar maior número de Cidadãos |
46 | 40 | * Disseminar o Software Não Público na APF |
47 | 41 | * Quantificar (R$) por parte do Governo com o uso do SPB |
48 | 42 | |
49 | -Nesta reunião foi explanado pelo diretor Wagner Ribeiro que uma das principais metas para o ano de 2015, em relação ao projeto, é disseminar e disponibilizar a plataforma do portal do software público-SPB para o maior número possível de órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta compreende, no que diz respeito a plataforma do SPB, as funcionalidades relacionadas ao software não-público, até então nominado de software de governo. Um e-mail com ata da reunião foi enviado aos participantes (e está anexo a este relatório). | |
43 | +Nesta reunião foi explanado pelo diretor Wagner Ribeiro que uma das principais | |
44 | +metas para o ano de 2015, em relação ao projeto, é disseminar e disponibilizar | |
45 | +a plataforma do portal do software público (SPB) para o maior número possível de | |
46 | +órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta | |
47 | +compreende, no que diz respeito a plataforma do SPB, as funcionalidades | |
48 | +relacionadas ao software não-público, até então nominado de software de | |
49 | +governo. Um e-mail com ata da reunião foi enviado aos participantes (e está | |
50 | +anexo a este relatório). | |
51 | + | |
52 | +Com tais metas definidas em nível estratégico, as analistas da DEGSI/SLTI, | |
53 | +Marisa Santos e Nayanne Bonifácio, juntamente com todo o time da UnB, estiveram | |
54 | +reunidos no dia 18 de maio, onde foi realizado o planejamento desta release. | |
55 | +Nesse sentido, a partir das metas estratégicas foram definidas as seguintes | |
56 | +"épicas" para organizarmos as histórias de usuários e tarefas, conforme a | |
57 | +metodologia apresentada no plano de trabalho do projeto: | |
50 | 58 | |
51 | -Com tais metas definidas em nível estratégico, as analistas da DEGSI/SLTI, Marisa Santos e Nayanne Bonifácio, juntamente com todo o time da UnB, estiveram reunidos no dia 18 de maio, onde foi realizado o planejamento desta release. Nesse sentido, a partir das metas estratégicas foram definidas as seguintes "épicas" para organizarmos as histórias de usuários e tarefas, conforme a metodologia apresentada no plano de trabalho do projeto: | |
59 | +* Negócio | |
60 | + * Disponibilizar Software de Governo | |
61 | + * Migrar/Desligar Portal SPB Atual | |
62 | + * Relato de Uso de Software | |
63 | +* Técnicas | |
64 | + * Integração de Perfis de Comunidades | |
65 | + * Implantação da Release 4 | |
66 | + * Dívida Técnica | |
67 | +* Não-Técnicas | |
68 | + * Realizar Estudos de Licenças (minuta de alteração da IN01) | |
69 | + * Treinamento/Suporte/Governança | |
70 | + * Lançamento da campanha SPB (ASCOM) [Atribuição da SLTI e DTI] | |
52 | 71 | |
53 | -**Negócio** | |
54 | -* Disponibilizar Software de Governo | |
55 | -* Migrar/Desligar Portal SPB Atual | |
56 | -* Relato de Uso de Software | |
57 | 72 | |
58 | -**Técnicas** | |
59 | -* Integração de Perfis de Comunidades | |
60 | -* Implantação da Release 4 | |
61 | -* Dívida Técnica | |
73 | +## Fase de Execução | |
62 | 74 | |
63 | -**Não-Técnicas** | |
64 | -* Realizar Estudos de Licenças (minuta de alteração da IN01) | |
65 | -* Treinamento/Suporte/Governança | |
66 | -* Lançamento da campanha SPB (ASCOM) [Atribuição da SLTI e DTI] | |
67 | 75 | |
76 | +### Estudos de evolução de plataforma integrada de colaboração | |
68 | 77 | |
69 | -## FASE DE EXECUÇÃO | |
78 | +Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte | |
79 | +épica: | |
70 | 80 | |
71 | -#### **Estudos de evolução de plataforma integrada de colaboração** | |
81 | +* Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de | |
82 | +Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública | |
83 | +Federal | |
72 | 84 | |
73 | -Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte épica: | |
74 | -* *Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública Federal* | |
85 | +A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes | |
86 | +funcionalidades: | |
75 | 87 | |
76 | -A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes funcionalidades: | |
77 | 88 | * Adaptar Cadastro de Software |
78 | 89 | * Criar Página de Software de Governo |
79 | 90 | * Modificar Filtro do Catálogo de Software |
80 | 91 | * Disponibilizar o SEI na plataforma |
81 | 92 | * Evoluir o catálogo de software para adicionar software de governo |
82 | -* `ATUALIZAR ...` | |
93 | +* `TODO ...` | |
94 | + | |
95 | + | |
96 | +### Estudos de Evolução de plataforma de Integração | |
83 | 97 | |
84 | -#### **Estudos de Evolução de plataforma de Integração** | |
98 | +Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte | |
99 | +épica: | |
85 | 100 | |
86 | -Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte épica: | |
87 | -* *Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública Federal* | |
101 | +* Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de | |
102 | +Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública | |
103 | +Federal. | |
104 | + | |
105 | +A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes | |
106 | +funcionalidades: | |
88 | 107 | |
89 | -A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes funcionalidades: | |
90 | 108 | * Definir Entidade de Comunidade |
91 | 109 | * Definir Mecanismo de Controle de Grupos para Plugins do Colab |
92 | 110 | * Definir Protocolos de Comunicação entre Ferramentas |
93 | 111 | * Implementar Modelo de Dados do Noosfero no Colab |
94 | -* `… ATUALIZAR ...` | |
112 | +* ... | |
113 | + | |
114 | +`TODO` | |
95 | 115 | |
96 | -`Externar o esforço relacionado ao Colab para atender o software de governo` | |
116 | +* `Externar o esforço relacionado ao Colab para atender o software de governo` | |
117 | +* `Não foi iniciado o desenv. do chat e pad colaborativo` | |
118 | +* `Indexação de buscas` | |
119 | +* `Mezuro` | |
97 | 120 | |
98 | -`Não foi iniciado o desenv. do chat e pad colaborativo` | |
99 | 121 | |
100 | -`Indexação de buscas` | |
122 | +### Estudos Avançados sobre Migração | |
101 | 123 | |
102 | -`Mezuro` | |
124 | +`TODO` | |
103 | 125 | |
104 | -#### **Estudos Avançados sobre Migração** | |
105 | -`Relatar ...` | |
106 | 126 | |
127 | +### Documentação e comunicação multimídia do projeto | |
107 | 128 | |
108 | -#### **Documentação e comunicação multimídia do projeto** | |
129 | +Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte | |
130 | +épica: | |
109 | 131 | |
110 | -Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte épica: | |
111 | -*Eu como analista da DEGSI/SLTI desejo realizar o Lançamento da campanha SPB (ASCOM) para aumentar a publicidade de notícias relacionadas a plataforma* | |
132 | +* Eu como analista da DEGSI/SLTI desejo realizar o Lançamento da campanha SPB | |
133 | +(ASCOM) para aumentar a publicidade de notícias relacionadas a plataforma | |
134 | + | |
135 | +A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes | |
136 | +atividades: | |
112 | 137 | |
113 | -A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes atividades: | |
114 | 138 | * Cadastrar 70 softwares no catálogo |
115 | 139 | * Mudar o DNS de beta para portal.softwarepublico.gov.br |
116 | 140 | * Notificar usuários |
117 | 141 | * Implantar R3 no ambiente de produção |
118 | 142 | |
119 | -As tarefas relacionadas a esta macro atividade, durante a release 4, foram prioritariamente realizadas pela equipe da DEGSI/SLTI. | |
143 | +As tarefas relacionadas a esta macro atividade, durante a Release 4, foram | |
144 | +prioritariamente realizadas pela equipe da DEGSI/SLTI. | |
145 | + | |
146 | +A equipe da UnB realizou uma atividade de *mentoring* executando a atividade de | |
147 | +implantação da release 3 nos ambientes do MP, transferindo conhecimento para a | |
148 | +equipe da DTI/MP. | |
120 | 149 | |
121 | -A equipe da UnB realizou uma atividade de *mentoring* executando a atividade de implantação da release 3 nos ambientes do MP, transferindo conhecimento para a equipe da DTI/MP. | |
150 | +### Estudos Avançados sobre a Evolução do Sistema de Identidade Visual | |
122 | 151 | |
123 | -#### **Estudos Avançados sobre a Evolução do Sistema de Identidade Visual** | |
124 | -`Relatar as principais resultados alcançados em relação a UX...` | |
152 | +`TODO` | |
125 | 153 | |
126 | -#### **Estudos Avançados sobre a Evolução da estrutura de IHC** | |
154 | +* `Relatar as principais resultados alcançados em relação a UX...` | |
127 | 155 | |
128 | -Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada as seguintes épicas: | |
129 | -*Eu como designer desejo evoluir a experiência de usuário da área aberta do portal para que os visitantes percebam o SPB como um único ambiente.* | |
130 | -*Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública* Federal | |
156 | +### Estudos Avançados sobre a Evolução da estrutura de IHC | |
157 | + | |
158 | +Esta macro atividade, em relação a Release 4, esteve associada as seguintes | |
159 | +épicas: | |
160 | + | |
161 | +* Eu como designer desejo evoluir a experiência de usuário da área aberta do | |
162 | +portal para que os visitantes percebam o SPB como um único ambiente. | |
163 | +* Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de | |
164 | +Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública | |
165 | +Federal | |
166 | + | |
167 | +A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes | |
168 | +funcionalidades: | |
131 | 169 | |
132 | -A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes funcionalidades: | |
133 | 170 | * Prototipação das Páginas de Comunidade |
171 | +* ... | |
172 | + | |
173 | +`TODO` | |
134 | 174 | |
135 | -`ATUALIZAR...` | |
175 | +* `atualizar...` | |
136 | 176 | |
137 | 177 | |
138 | -#### **Estudos Avançados sobre a Evolução da Arquitetura da Informação** | |
178 | +### Estudos Avançados sobre a Evolução da Arquitetura da Informação | |
139 | 179 | |
140 | -Durante a release 4 não houve modificações de estrutura. | |
180 | +Durante a Release 4 não houve modificações de estrutura. | |
141 | 181 | |
142 | -#### **Estudos para validação e análise dos protótipos com usuários** | |
143 | 182 | |
144 | -`Durante a release 4 foi aperfeiçoado o processo de validação intrínseca dos protótipos de interface. Uma vez que a equipe de design da UnB prototipa uma determinada superfície` | |
183 | +### Estudos para validação e análise dos protótipos com usuários | |
145 | 184 | |
146 | -#### **Estudos sobre licenças de software livre** | |
185 | +`TODO` | |
186 | + | |
187 | +`Durante a release 4 foi aperfeiçoado o processo de validação intrínseca dos | |
188 | +protótipos de interface. Uma vez que a equipe de design da UnB prototipa uma | |
189 | +determinada superfície` | |
190 | + | |
191 | +### Estudos sobre licenças de software livre | |
192 | + | |
193 | +`TODO` | |
147 | 194 | |
148 | 195 | `Relatar as análises que subsidiaram a proposta de alteração da IN01` |
149 | 196 | |
150 | 197 | |
151 | -## BENEFÍCIOS ALCANÇADOS | |
198 | +## Benefícios alcançados | |
199 | + | |
200 | + | |
201 | +### Gereciamento de tarefas do projeto na própria plataforma | |
202 | + | |
203 | +`TODO` | |
204 | + | |
205 | +`Experimentação do gitlab para o gerenciamento de atribuição de tarefas ...` | |
206 | + | |
152 | 207 | |
153 | -#### **Gereciamento de tarefas do projeto na própria plataforma** | |
208 | +### Ambiente de monitoramento de Código-Fonte | |
154 | 209 | |
155 | -`Experimentação do gitlab para o gerenciamento de atribuição de tarefas,....` | |
210 | +`TODO` | |
156 | 211 | |
212 | +* `Coletar, monitorar e interpretar a qualidade interna dos produtos de softwares | |
213 | +disponíveis na plataforma....` | |
214 | +* `Subsídio para gamificação dos softwares disponibilizados no portal a partir da | |
215 | +sua qualidade interna` | |
157 | 216 | |
158 | -#### **Ambiente de monitoramento de Código-Fonte** | |
159 | 217 | |
160 | -`Coletar, monitorar e interpretar a qualidade interna dos produtos de softwares disponíveis na plataforma....` | |
161 | -`Subsídio para gamificação dos softwares disponibilizados no portal a partir da sua qualidade interna` | |
218 | +### Separação do catálogo de software de governo | |
162 | 219 | |
220 | +`TODO` | |
163 | 221 | |
164 | -#### **Separação do catálogo de software de governo** | |
222 | +`Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto ao catálogo de | |
223 | +software, classificando a busca para filtrar apenas software de governo...` | |
165 | 224 | |
166 | -`Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto ao catálogo de software, classificando a busca para filtrar apenas software de governo….` | |
167 | 225 | |
168 | -#### **Migração/Desativação da operação do antigo portal do software público** | |
226 | +### Migração/Desativação da operação do antigo portal do software público | |
169 | 227 | |
170 | -`Chaveamento para para o novo portal...` | |
171 | -`Migração do conteúdo do antigo portal...` | |
228 | +`TODO` | |
172 | 229 | |
173 | -#### **Minuta de alteração da IN01** | |
230 | +* `Chaveamento para para o novo portal...` | |
231 | +* `Migração do conteúdo do antigo portal...` | |
174 | 232 | |
175 | -`Descrever os principais benefícios esperados com as alterações previstas na IN01` | |
233 | +### Minuta de alteração da IN01 | |
176 | 234 | |
177 | -#### **Automação das rotinas de implantação nos ambientes do MP: Desenvolvimento; Homologação e Produção** | |
235 | +`TODO` | |
178 | 236 | |
237 | +* `Descrever os principais benefícios esperados com as alterações previstas na | |
238 | +IN01` | |
179 | 239 | |
180 | -#### **Implantação em ambientes de Desenvolvimento(MP), Homologação e Produção** | |
240 | +### Automação das rotinas de implantação nos ambientes do MP | |
181 | 241 | |
242 | +`TODO` | |
182 | 243 | |
183 | -## DIFICULDADES ENCONTRADAS | |
244 | +### Implantação em ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção | |
184 | 245 | |
246 | +`TODO` | |
247 | + | |
248 | + | |
249 | +## Dificuldades encontradas | |
250 | + | |
251 | + | |
252 | +### Absorção das rotinas de automação e implantação por parte do MP | |
253 | + | |
254 | +`TODO` | |
185 | 255 | |
186 | -#### **Absorção das rotinas de automação e implantação por parte do MP** | |
187 | 256 | `Relatar as dificuldades de interação com a DTI...` |
188 | 257 | |
189 | -#### **Monitoramento e intervenção técnica no ambiente de produção** | |
190 | -`Relatar as dificuldades de verificar logs em ambiente de produção, o que retarda e torna moroso o processo de intervenção da equipe da UnB para correções de defeitos materializados em ambiente de Produção...` | |
258 | +### Monitoramento e intervenção técnica no ambiente de produção | |
259 | + | |
260 | +`TODO` | |
261 | + | |
262 | +`Relatar as dificuldades de verificar logs em ambiente de produção, o que | |
263 | +retarda e torna moroso o processo de intervenção da equipe da UnB para | |
264 | +correções de defeitos materializados em ambiente de Produção...` | |
265 | + | |
266 | +### Tempo despendido com a atividade de empacotamento | |
191 | 267 | |
192 | -#### **Tempo despendido com a atividade de empacotamento** | |
193 | -`Relatar as dificuldades que ainda tornam o processo de empacotamento demorado...` | |
268 | +`Relatar as dificuldades que ainda tornam o processo de empacotamento | |
269 | +demorado...` | |
194 | 270 | |
195 | 271 | |
272 | +## Custos indididos na Release 4 | |
196 | 273 | |
197 | -## CUSTOS INCIDIDOS NA RELEASE | |
274 | +`TODO` | |
198 | 275 | |
199 | 276 | |
200 | -... | |
277 | +## Anexos | |
201 | 278 | |
279 | +`TODO` | |
202 | 280 | |
203 | -## ANEXOS | |
204 | 281 | |
205 | -... | ... | ... |