Commit ce5a29df266d4e47c4d98b46eef28760fd9e49d1
1 parent
a3ae1466
Exists in
master
Correção na organização e estrutura do relatório
- sintaxe markdown
Showing
1 changed file
with
175 additions
and
99 deletions
Show diff stats
relatorioR4.md
1 | -# Relatório da release 4 | 1 | +# RELATÓRIO DA RELEASE 4 |
2 | 2 | ||
3 | -Ações Programadas para a release 4, de acordo com o plano de trabalho: | 3 | +Ações programadas para a Release 4, de acordo com o plano de trabalho: |
4 | 4 | ||
5 | -**Estudos de Evolução de plataforma integrada de colaboração** | 5 | +* Estudos de Evolução de plataforma integrada de colaboração |
6 | * Protótipo de Ferramenta de Redes Sociais | 6 | * Protótipo de Ferramenta de Redes Sociais |
7 | * Evolução do Núcleo Portal | 7 | * Evolução do Núcleo Portal |
8 | * Avalia SPB | 8 | * Avalia SPB |
9 | * Mercado Público | 9 | * Mercado Público |
10 | * Subportais | 10 | * Subportais |
11 | - | ||
12 | -**Estudos de Evolução de plataforma de Integração** | 11 | +* Estudos de Evolução de plataforma de Integração |
13 | * Estudos sobre Proxy de integração | 12 | * Estudos sobre Proxy de integração |
14 | * Estudos sobre o sistema de Indexação de Buscas | 13 | * Estudos sobre o sistema de Indexação de Buscas |
15 | * Estudos sobre sistema de Ranking (gameficação) | 14 | * Estudos sobre sistema de Ranking (gameficação) |
16 | * Estudos sobre a evolução de serviço de Chat | 15 | * Estudos sobre a evolução de serviço de Chat |
17 | -* Estudos sobre a Evolução do Sistema de Lista de Mail's | 16 | +* Estudos sobre a Evolução do Sistema de Lista de emails |
18 | * Estudos sobre a evolução de PAD colaborativo | 17 | * Estudos sobre a evolução de PAD colaborativo |
19 | * Estudos sobre a Evolução de camada de back end (SO, plugin, integração) | 18 | * Estudos sobre a Evolução de camada de back end (SO, plugin, integração) |
20 | -* **Estudos sobre a Evolução do Sistema de Controle de Versão** | 19 | +* Estudos sobre a Evolução do Sistema de Controle de Versão |
21 | * Evolução de ferramentas de controle de versão | 20 | * Evolução de ferramentas de controle de versão |
22 | * Evolução de ferramentas forge | 21 | * Evolução de ferramentas forge |
23 | * Evolução de ambiente de monitoramento de métricas de código-fonte | 22 | * Evolução de ambiente de monitoramento de métricas de código-fonte |
23 | +* Estudos Avançados sobre Migração | ||
24 | +* Estudos sobre documentação e comunicação multimídia do projeto | ||
25 | +* Estudos Avançados sobre a Evolução do Sistema de Identidade Visual | ||
26 | +* Estudos Avançados sobre a Evolução da estrutura de IHC | ||
27 | +* Estudos Avançados sobre a Evolução da Arquitetura da Informação | ||
28 | +* Estudos sobre a Evolução da superfície da interface gráfica do portal | ||
29 | +* Estudos para validação e análise dos protótipos com usuários | ||
30 | +* Estudos sobre licenças de software livre | ||
24 | 31 | ||
25 | -**Estudos Avançados sobre Migração** | ||
26 | - | ||
27 | -**Estudos sobre documentação e comunicação multimídia do projeto** | ||
28 | - | ||
29 | -**Estudos Avançados sobre a Evolução do Sistema de Identidade Visual** | ||
30 | - | ||
31 | -**Estudos Avançados sobre a Evolução da estrutura de IHC** | ||
32 | - | ||
33 | -**Estudos Avançados sobre a Evolução da Arquitetura da Informação** | ||
34 | - | ||
35 | -**Estudos sobre a Evolução da superfície da interface gráfica do portal** | ||
36 | - | ||
37 | -**Estudos para validação e análise dos protótipos com usuários** | ||
38 | 32 | ||
39 | -**Estudos sobre licenças de software livre** | 33 | +## Alinhamento Estratégico |
40 | 34 | ||
35 | +Em reunião, realizada dia 13 de maio de 2015, com o comitê estratégico do | ||
36 | +projeto, liderado pelo diretor da DEGSI, Wagner Ribeiro, foram definidas as | ||
37 | +seguintes **metas estratégicas** para a release: | ||
41 | 38 | ||
42 | -## ALINHAMENTO ESTRATÉGICO | ||
43 | - | ||
44 | -Em reunião, realizada dia 13 de maio de 2015, com o comitê estratégico do projeto, liderado pelo diretor da DEGSI, Wagner Ribeiro, foram definidas as seguintes **metas estratégicas** para a release: | ||
45 | * Alcançar maior número de Cidadãos | 39 | * Alcançar maior número de Cidadãos |
46 | * Disseminar o Software Não Público na APF | 40 | * Disseminar o Software Não Público na APF |
47 | * Quantificar (R$) por parte do Governo com o uso do SPB | 41 | * Quantificar (R$) por parte do Governo com o uso do SPB |
48 | 42 | ||
49 | -Nesta reunião foi explanado pelo diretor Wagner Ribeiro que uma das principais metas para o ano de 2015, em relação ao projeto, é disseminar e disponibilizar a plataforma do portal do software público-SPB para o maior número possível de órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta compreende, no que diz respeito a plataforma do SPB, as funcionalidades relacionadas ao software não-público, até então nominado de software de governo. Um e-mail com ata da reunião foi enviado aos participantes (e está anexo a este relatório). | 43 | +Nesta reunião foi explanado pelo diretor Wagner Ribeiro que uma das principais |
44 | +metas para o ano de 2015, em relação ao projeto, é disseminar e disponibilizar | ||
45 | +a plataforma do portal do software público (SPB) para o maior número possível de | ||
46 | +órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta | ||
47 | +compreende, no que diz respeito a plataforma do SPB, as funcionalidades | ||
48 | +relacionadas ao software não-público, até então nominado de software de | ||
49 | +governo. Um e-mail com ata da reunião foi enviado aos participantes (e está | ||
50 | +anexo a este relatório). | ||
51 | + | ||
52 | +Com tais metas definidas em nível estratégico, as analistas da DEGSI/SLTI, | ||
53 | +Marisa Santos e Nayanne Bonifácio, juntamente com todo o time da UnB, estiveram | ||
54 | +reunidos no dia 18 de maio, onde foi realizado o planejamento desta release. | ||
55 | +Nesse sentido, a partir das metas estratégicas foram definidas as seguintes | ||
56 | +"épicas" para organizarmos as histórias de usuários e tarefas, conforme a | ||
57 | +metodologia apresentada no plano de trabalho do projeto: | ||
50 | 58 | ||
51 | -Com tais metas definidas em nível estratégico, as analistas da DEGSI/SLTI, Marisa Santos e Nayanne Bonifácio, juntamente com todo o time da UnB, estiveram reunidos no dia 18 de maio, onde foi realizado o planejamento desta release. Nesse sentido, a partir das metas estratégicas foram definidas as seguintes "épicas" para organizarmos as histórias de usuários e tarefas, conforme a metodologia apresentada no plano de trabalho do projeto: | 59 | +* Negócio |
60 | + * Disponibilizar Software de Governo | ||
61 | + * Migrar/Desligar Portal SPB Atual | ||
62 | + * Relato de Uso de Software | ||
63 | +* Técnicas | ||
64 | + * Integração de Perfis de Comunidades | ||
65 | + * Implantação da Release 4 | ||
66 | + * Dívida Técnica | ||
67 | +* Não-Técnicas | ||
68 | + * Realizar Estudos de Licenças (minuta de alteração da IN01) | ||
69 | + * Treinamento/Suporte/Governança | ||
70 | + * Lançamento da campanha SPB (ASCOM) [Atribuição da SLTI e DTI] | ||
52 | 71 | ||
53 | -**Negócio** | ||
54 | -* Disponibilizar Software de Governo | ||
55 | -* Migrar/Desligar Portal SPB Atual | ||
56 | -* Relato de Uso de Software | ||
57 | 72 | ||
58 | -**Técnicas** | ||
59 | -* Integração de Perfis de Comunidades | ||
60 | -* Implantação da Release 4 | ||
61 | -* Dívida Técnica | 73 | +## Fase de Execução |
62 | 74 | ||
63 | -**Não-Técnicas** | ||
64 | -* Realizar Estudos de Licenças (minuta de alteração da IN01) | ||
65 | -* Treinamento/Suporte/Governança | ||
66 | -* Lançamento da campanha SPB (ASCOM) [Atribuição da SLTI e DTI] | ||
67 | 75 | ||
76 | +### Estudos de evolução de plataforma integrada de colaboração | ||
68 | 77 | ||
69 | -## FASE DE EXECUÇÃO | 78 | +Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte |
79 | +épica: | ||
70 | 80 | ||
71 | -#### **Estudos de evolução de plataforma integrada de colaboração** | 81 | +* Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de |
82 | +Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública | ||
83 | +Federal | ||
72 | 84 | ||
73 | -Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte épica: | ||
74 | -* *Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública Federal* | 85 | +A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes |
86 | +funcionalidades: | ||
75 | 87 | ||
76 | -A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes funcionalidades: | ||
77 | * Adaptar Cadastro de Software | 88 | * Adaptar Cadastro de Software |
78 | * Criar Página de Software de Governo | 89 | * Criar Página de Software de Governo |
79 | * Modificar Filtro do Catálogo de Software | 90 | * Modificar Filtro do Catálogo de Software |
80 | * Disponibilizar o SEI na plataforma | 91 | * Disponibilizar o SEI na plataforma |
81 | * Evoluir o catálogo de software para adicionar software de governo | 92 | * Evoluir o catálogo de software para adicionar software de governo |
82 | -* `ATUALIZAR ...` | 93 | +* `TODO ...` |
94 | + | ||
95 | + | ||
96 | +### Estudos de Evolução de plataforma de Integração | ||
83 | 97 | ||
84 | -#### **Estudos de Evolução de plataforma de Integração** | 98 | +Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte |
99 | +épica: | ||
85 | 100 | ||
86 | -Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte épica: | ||
87 | -* *Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública Federal* | 101 | +* Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de |
102 | +Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública | ||
103 | +Federal. | ||
104 | + | ||
105 | +A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes | ||
106 | +funcionalidades: | ||
88 | 107 | ||
89 | -A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes funcionalidades: | ||
90 | * Definir Entidade de Comunidade | 108 | * Definir Entidade de Comunidade |
91 | * Definir Mecanismo de Controle de Grupos para Plugins do Colab | 109 | * Definir Mecanismo de Controle de Grupos para Plugins do Colab |
92 | * Definir Protocolos de Comunicação entre Ferramentas | 110 | * Definir Protocolos de Comunicação entre Ferramentas |
93 | * Implementar Modelo de Dados do Noosfero no Colab | 111 | * Implementar Modelo de Dados do Noosfero no Colab |
94 | -* `… ATUALIZAR ...` | 112 | +* ... |
113 | + | ||
114 | +`TODO` | ||
95 | 115 | ||
96 | -`Externar o esforço relacionado ao Colab para atender o software de governo` | 116 | +* `Externar o esforço relacionado ao Colab para atender o software de governo` |
117 | +* `Não foi iniciado o desenv. do chat e pad colaborativo` | ||
118 | +* `Indexação de buscas` | ||
119 | +* `Mezuro` | ||
97 | 120 | ||
98 | -`Não foi iniciado o desenv. do chat e pad colaborativo` | ||
99 | 121 | ||
100 | -`Indexação de buscas` | 122 | +### Estudos Avançados sobre Migração |
101 | 123 | ||
102 | -`Mezuro` | 124 | +`TODO` |
103 | 125 | ||
104 | -#### **Estudos Avançados sobre Migração** | ||
105 | -`Relatar ...` | ||
106 | 126 | ||
127 | +### Documentação e comunicação multimídia do projeto | ||
107 | 128 | ||
108 | -#### **Documentação e comunicação multimídia do projeto** | 129 | +Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte |
130 | +épica: | ||
109 | 131 | ||
110 | -Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a seguinte épica: | ||
111 | -*Eu como analista da DEGSI/SLTI desejo realizar o Lançamento da campanha SPB (ASCOM) para aumentar a publicidade de notícias relacionadas a plataforma* | 132 | +* Eu como analista da DEGSI/SLTI desejo realizar o Lançamento da campanha SPB |
133 | +(ASCOM) para aumentar a publicidade de notícias relacionadas a plataforma | ||
134 | + | ||
135 | +A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes | ||
136 | +atividades: | ||
112 | 137 | ||
113 | -A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes atividades: | ||
114 | * Cadastrar 70 softwares no catálogo | 138 | * Cadastrar 70 softwares no catálogo |
115 | * Mudar o DNS de beta para portal.softwarepublico.gov.br | 139 | * Mudar o DNS de beta para portal.softwarepublico.gov.br |
116 | * Notificar usuários | 140 | * Notificar usuários |
117 | * Implantar R3 no ambiente de produção | 141 | * Implantar R3 no ambiente de produção |
118 | 142 | ||
119 | -As tarefas relacionadas a esta macro atividade, durante a release 4, foram prioritariamente realizadas pela equipe da DEGSI/SLTI. | 143 | +As tarefas relacionadas a esta macro atividade, durante a Release 4, foram |
144 | +prioritariamente realizadas pela equipe da DEGSI/SLTI. | ||
145 | + | ||
146 | +A equipe da UnB realizou uma atividade de *mentoring* executando a atividade de | ||
147 | +implantação da release 3 nos ambientes do MP, transferindo conhecimento para a | ||
148 | +equipe da DTI/MP. | ||
120 | 149 | ||
121 | -A equipe da UnB realizou uma atividade de *mentoring* executando a atividade de implantação da release 3 nos ambientes do MP, transferindo conhecimento para a equipe da DTI/MP. | 150 | +### Estudos Avançados sobre a Evolução do Sistema de Identidade Visual |
122 | 151 | ||
123 | -#### **Estudos Avançados sobre a Evolução do Sistema de Identidade Visual** | ||
124 | -`Relatar as principais resultados alcançados em relação a UX...` | 152 | +`TODO` |
125 | 153 | ||
126 | -#### **Estudos Avançados sobre a Evolução da estrutura de IHC** | 154 | +* `Relatar as principais resultados alcançados em relação a UX...` |
127 | 155 | ||
128 | -Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada as seguintes épicas: | ||
129 | -*Eu como designer desejo evoluir a experiência de usuário da área aberta do portal para que os visitantes percebam o SPB como um único ambiente.* | ||
130 | -*Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública* Federal | 156 | +### Estudos Avançados sobre a Evolução da estrutura de IHC |
157 | + | ||
158 | +Esta macro atividade, em relação a Release 4, esteve associada as seguintes | ||
159 | +épicas: | ||
160 | + | ||
161 | +* Eu como designer desejo evoluir a experiência de usuário da área aberta do | ||
162 | +portal para que os visitantes percebam o SPB como um único ambiente. | ||
163 | +* Eu como diretor da diretor da DEGSI desejo disponibilizar o Software de | ||
164 | +Governo para o maior número possível de entidades da Administração Pública | ||
165 | +Federal | ||
166 | + | ||
167 | +A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes | ||
168 | +funcionalidades: | ||
131 | 169 | ||
132 | -A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes funcionalidades: | ||
133 | * Prototipação das Páginas de Comunidade | 170 | * Prototipação das Páginas de Comunidade |
171 | +* ... | ||
172 | + | ||
173 | +`TODO` | ||
134 | 174 | ||
135 | -`ATUALIZAR...` | 175 | +* `atualizar...` |
136 | 176 | ||
137 | 177 | ||
138 | -#### **Estudos Avançados sobre a Evolução da Arquitetura da Informação** | 178 | +### Estudos Avançados sobre a Evolução da Arquitetura da Informação |
139 | 179 | ||
140 | -Durante a release 4 não houve modificações de estrutura. | 180 | +Durante a Release 4 não houve modificações de estrutura. |
141 | 181 | ||
142 | -#### **Estudos para validação e análise dos protótipos com usuários** | ||
143 | 182 | ||
144 | -`Durante a release 4 foi aperfeiçoado o processo de validação intrínseca dos protótipos de interface. Uma vez que a equipe de design da UnB prototipa uma determinada superfície` | 183 | +### Estudos para validação e análise dos protótipos com usuários |
145 | 184 | ||
146 | -#### **Estudos sobre licenças de software livre** | 185 | +`TODO` |
186 | + | ||
187 | +`Durante a release 4 foi aperfeiçoado o processo de validação intrínseca dos | ||
188 | +protótipos de interface. Uma vez que a equipe de design da UnB prototipa uma | ||
189 | +determinada superfície` | ||
190 | + | ||
191 | +### Estudos sobre licenças de software livre | ||
192 | + | ||
193 | +`TODO` | ||
147 | 194 | ||
148 | `Relatar as análises que subsidiaram a proposta de alteração da IN01` | 195 | `Relatar as análises que subsidiaram a proposta de alteração da IN01` |
149 | 196 | ||
150 | 197 | ||
151 | -## BENEFÍCIOS ALCANÇADOS | 198 | +## Benefícios alcançados |
199 | + | ||
200 | + | ||
201 | +### Gereciamento de tarefas do projeto na própria plataforma | ||
202 | + | ||
203 | +`TODO` | ||
204 | + | ||
205 | +`Experimentação do gitlab para o gerenciamento de atribuição de tarefas ...` | ||
206 | + | ||
152 | 207 | ||
153 | -#### **Gereciamento de tarefas do projeto na própria plataforma** | 208 | +### Ambiente de monitoramento de Código-Fonte |
154 | 209 | ||
155 | -`Experimentação do gitlab para o gerenciamento de atribuição de tarefas,....` | 210 | +`TODO` |
156 | 211 | ||
212 | +* `Coletar, monitorar e interpretar a qualidade interna dos produtos de softwares | ||
213 | +disponíveis na plataforma....` | ||
214 | +* `Subsídio para gamificação dos softwares disponibilizados no portal a partir da | ||
215 | +sua qualidade interna` | ||
157 | 216 | ||
158 | -#### **Ambiente de monitoramento de Código-Fonte** | ||
159 | 217 | ||
160 | -`Coletar, monitorar e interpretar a qualidade interna dos produtos de softwares disponíveis na plataforma....` | ||
161 | -`Subsídio para gamificação dos softwares disponibilizados no portal a partir da sua qualidade interna` | 218 | +### Separação do catálogo de software de governo |
162 | 219 | ||
220 | +`TODO` | ||
163 | 221 | ||
164 | -#### **Separação do catálogo de software de governo** | 222 | +`Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto ao catálogo de |
223 | +software, classificando a busca para filtrar apenas software de governo...` | ||
165 | 224 | ||
166 | -`Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto ao catálogo de software, classificando a busca para filtrar apenas software de governo….` | ||
167 | 225 | ||
168 | -#### **Migração/Desativação da operação do antigo portal do software público** | 226 | +### Migração/Desativação da operação do antigo portal do software público |
169 | 227 | ||
170 | -`Chaveamento para para o novo portal...` | ||
171 | -`Migração do conteúdo do antigo portal...` | 228 | +`TODO` |
172 | 229 | ||
173 | -#### **Minuta de alteração da IN01** | 230 | +* `Chaveamento para para o novo portal...` |
231 | +* `Migração do conteúdo do antigo portal...` | ||
174 | 232 | ||
175 | -`Descrever os principais benefícios esperados com as alterações previstas na IN01` | 233 | +### Minuta de alteração da IN01 |
176 | 234 | ||
177 | -#### **Automação das rotinas de implantação nos ambientes do MP: Desenvolvimento; Homologação e Produção** | 235 | +`TODO` |
178 | 236 | ||
237 | +* `Descrever os principais benefícios esperados com as alterações previstas na | ||
238 | +IN01` | ||
179 | 239 | ||
180 | -#### **Implantação em ambientes de Desenvolvimento(MP), Homologação e Produção** | 240 | +### Automação das rotinas de implantação nos ambientes do MP |
181 | 241 | ||
242 | +`TODO` | ||
182 | 243 | ||
183 | -## DIFICULDADES ENCONTRADAS | 244 | +### Implantação em ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção |
184 | 245 | ||
246 | +`TODO` | ||
247 | + | ||
248 | + | ||
249 | +## Dificuldades encontradas | ||
250 | + | ||
251 | + | ||
252 | +### Absorção das rotinas de automação e implantação por parte do MP | ||
253 | + | ||
254 | +`TODO` | ||
185 | 255 | ||
186 | -#### **Absorção das rotinas de automação e implantação por parte do MP** | ||
187 | `Relatar as dificuldades de interação com a DTI...` | 256 | `Relatar as dificuldades de interação com a DTI...` |
188 | 257 | ||
189 | -#### **Monitoramento e intervenção técnica no ambiente de produção** | ||
190 | -`Relatar as dificuldades de verificar logs em ambiente de produção, o que retarda e torna moroso o processo de intervenção da equipe da UnB para correções de defeitos materializados em ambiente de Produção...` | 258 | +### Monitoramento e intervenção técnica no ambiente de produção |
259 | + | ||
260 | +`TODO` | ||
261 | + | ||
262 | +`Relatar as dificuldades de verificar logs em ambiente de produção, o que | ||
263 | +retarda e torna moroso o processo de intervenção da equipe da UnB para | ||
264 | +correções de defeitos materializados em ambiente de Produção...` | ||
265 | + | ||
266 | +### Tempo despendido com a atividade de empacotamento | ||
191 | 267 | ||
192 | -#### **Tempo despendido com a atividade de empacotamento** | ||
193 | -`Relatar as dificuldades que ainda tornam o processo de empacotamento demorado...` | 268 | +`Relatar as dificuldades que ainda tornam o processo de empacotamento |
269 | +demorado...` | ||
194 | 270 | ||
195 | 271 | ||
272 | +## Custos indididos na Release 4 | ||
196 | 273 | ||
197 | -## CUSTOS INCIDIDOS NA RELEASE | 274 | +`TODO` |
198 | 275 | ||
199 | 276 | ||
200 | -... | 277 | +## Anexos |
201 | 278 | ||
279 | +`TODO` | ||
202 | 280 | ||
203 | -## ANEXOS | ||
204 | 281 | ||
205 | -... |