Quando conheci o Citsmart me empolguei com as funções do sistema e me propus a implementar imediatamente a ferramenta afim de adequar os processos de meu setor conforme as melhores práticas de ITIL.
O sistema aparenta ser completo e muito bem estruturado, a empresa Central IT está de parabéns pelo produto. Entretanto, criei uma expectativa e estou longe de alcançá-la.
Primeiro: A empresa Central IT, obviamente como qualquer outra empresa, foca o lucro em cima de seus produtos. Para forçar o usuário a adquirir treinamentos e consultoria, não é disponibilizado documentação suficiente para um profissional de TI implementar a solução conforme é proposto.
O manual do usuário possuí mais de 1000 páginas, isso é ótimo. Porém, deixa muito a desejar. Por exemplo: Ao cadastrar um novo ativo de configuração, existem vários campos, o manual de forma sucinta apenas diz para preencher os campos sem esclarecer para o que serve. Isso acontece em todos os módulos do sistema. Desta forma, o manual apenas descreve como cadastrar, alterar e excluir os formulários.
Segundo: A comunidade é nova e precisa de apoio da empresa desenvolvedora do sistema para dar os primeiros passos. Não é isso que ocorre aqui. Já li todas as mensagens do fórum da comunidade e poucas são respondidas. Quando respondida, de forma muita vaga. Na minha opinião, é desnecessário pontuar o quanto que uma comunidade é importante no processo de implementação de um sistema. As minhas dúvidas, são dúvidas de outros usuários e vice-versa.
Tive ótima experiência com o sistema GP-Web aqui da comunidade software público. Fui um dos primeiros usuários e a equipe desenvolvedora do sistema sempre respondia todas as mensagens da comunidade. Fiz a implementação do sistema no órgão onde trabalho há mais de 2 anos, sendo referência para outros órgãos. Ressalto que só foi possível o sucesso da implementação com ajuda da comunidade.
Finalizando, aos amigos de TI que pretendem implementar o sistema Citsmart, deixo meu ponto de vista. O sistema é complexo e não há documentação suficiente na internet para uma implementação autônoma.
Tenho certeza absoluta que o sistema funciona, mas se quer utilizar todos os módulos, feche um contrato com a empresa Central IT. Atualmente o sistema é pobre de suporte e documentação.
Henrique Vieira
Gerente de Redes e Infraestrutura
SECTES/Governo de Minas
Autor: Henrique Vieira
1Um comentário