Ir para o conteúdo

 Voltar a Fórum Citsmart
Tela cheia

Visão Geral sobre o Citsmart

14 de Dezembro de 2014, 13:20 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 520 vezes

Quando conheci o Citsmart me empolguei com as funções do sistema e me propus a implementar imediatamente a ferramenta afim de adequar os processos de meu setor conforme as melhores práticas de ITIL.

O sistema aparenta ser completo e muito bem estruturado, a empresa Central IT está de parabéns pelo produto. Entretanto, criei uma expectativa e estou longe de alcançá-la. 

Primeiro: A empresa Central IT, obviamente como qualquer outra empresa, foca o lucro em cima de seus produtos. Para forçar o usuário a adquirir treinamentos e consultoria, não é disponibilizado documentação suficiente para um profissional de TI implementar a solução conforme é proposto.

O manual do usuário possuí mais de 1000 páginas, isso é ótimo. Porém, deixa muito a desejar. Por exemplo: Ao cadastrar um novo ativo de configuração, existem vários campos, o manual de forma sucinta apenas diz para preencher os campos sem esclarecer para o que serve. Isso acontece em todos os módulos do sistema. Desta forma, o manual apenas descreve como cadastrar, alterar e excluir os formulários.

Segundo: A comunidade é nova e precisa de apoio da empresa desenvolvedora do sistema para dar os primeiros passos. Não é isso que ocorre aqui. Já li todas as mensagens do fórum da comunidade e poucas são respondidas. Quando respondida, de forma muita vaga. Na minha opinião, é desnecessário pontuar o quanto que uma comunidade é importante no processo de implementação de um sistema. As minhas dúvidas, são dúvidas de outros usuários e vice-versa.

Tive ótima experiência com o sistema GP-Web aqui da comunidade software público. Fui um dos primeiros usuários e a equipe desenvolvedora do sistema sempre respondia todas as mensagens da comunidade. Fiz a implementação do sistema no órgão onde trabalho há mais de 2 anos, sendo referência para outros órgãos. Ressalto que só foi possível o sucesso da implementação com ajuda da comunidade. 

Finalizando, aos amigos de TI que pretendem implementar o sistema Citsmart, deixo meu ponto de vista. O sistema é complexo e não há documentação suficiente na internet para uma implementação autônoma.

Tenho certeza absoluta que o sistema funciona, mas se quer utilizar todos os módulos, feche um contrato com a empresa Central IT. Atualmente o sistema é pobre de suporte e documentação. 

 

Henrique Vieira

Gerente de Redes e Infraestrutura

SECTES/Governo de Minas 

Autor: Henrique Vieira


1Um comentário

  • 90988dccad5be88354f6d2f472ae7d66?only path=false&size=50&d=404Jorge Santos(usuário não autenticado)
    15 de Dezembro de 2014, 14:37

     

    Prezado Henrique Vieira, boa tarde!

    Agradecemos sua participação de grande relevância no fórum do Citsmart.

    A plataforma Citsmart tem obtido grande sucesso tanto no mercado privado, quanto na esfera de instituições públicas. Atualmente contamos com mais de 30 clientes

    satisfeitos utilizando a solução.

    O rol de perguntas técnicas que são colocadas no Fórum por usuários e empresas, em sua totalidade foram respondidas ou no mínimo foi dado um direcionamento

    para que se encontre uma melhor solução.

    Suas questões sobre documentação serão levadas à frente, pois é de interesse da Central IT produzir conhecimentos que forneçam respaldo para todos os

    usuários do produto. Informamos que atualmente uma série de documentos estão sendo finalizados, e em breve serão disponibilizados à comunidade.

    No mais, todas as dúvidas e questões técnicas estão sendo sanadas. Lembramos que nosso foco é a melhoria contínua do produto, processso e documentos relacionados.

    Equipe de Operações do Citsmart

Essa comunidade não possui posts nesse blog