Ir para o conteúdo

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Afinal, o que é o JAGUAR?

11 de Março de 2011, 8:40 , por Desconhecido - 1Um comentário | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 364 vezes

Afinal, o que é o JAGUAR?

Conheça a trajetória deste software público, desde sua criação até as novidades que traz hoje

Muito se discutiu sobre o apoio e incentivo do atual Governo Federal aos Softwares Livres, o que resultou no dia 19/01, na publicação no Diário Oficial, pela Secretaria de Logística de TI (SLTI) da Instrução Normativa nº 1/2011, que define uma série de diretrizes para que uma solução seja oficialmente caracterizada como Software Público Brasileiro - SPB.

Dentre elas, uma das que ganhou mais destaque foi a necessidade em se disponibilizar componentes, ferramentas e códigos fontes sob a licença GPL 2.0 ou outra licença livre aprovada pela SLTI.

Pensando nesse cenário e aproveitando a popularidade do Latinoware, um evento de discussões e reflexões sobre a utilização do Software Livre na América Latina, a empresa Powerlogic apresentou sua contribuição à comunidade: o JAGUAR. Mais de 3 mil pessoas em Foz do Iguaçu, Paraná, puderam conferir a ferramenta de integração gratuita em licença GPLv2 e GPLv3, criada a partir do framework jCompany Developer Suite.

O JAGUAR traz uma arquitetura de software de alto nível, reutilizável e extensível, baseada na integração de dezenas de frameworks de base (Open Source), líderes em seus segmentos e aplicando generalizações OO em uma arquitetura MVC2. O resultado é uma solução com alto nível de abstração, pouco código Java que utiliza recursos como IoC, DI e AOP, de forma natural e padronizada. Além disso, o JAGUAR produz aplicações Java EE 6 Full - Complient, incluindo interfaces Web 2.0 com alta usabilidade e aderente aos padrões de mercado.

            É importante ressaltar que desde seu lançamento no fim do ano passado, o JAGUAR já trouxe algumas novidades que valem à pena serem tratadas, talcomo o treinamento realizado no mês de fevereiro em Belo Horizonte/MG, para profissionais de TI de diferentes estados brasileiros sobre a versão 6.0 final do framework. Eles tiveram, primeiramente, uma visão geral e depois passaram a questões mais técnicas como modularização e serviços, Web 2.0, expansão da arquitetura de base e programação.

 

            A ferramenta APF PRIME Light foi desenvolvida em JAGUAR pela Prime Informática e incorpora as operações básicas para identificação das funções de dados e transações, estabelecimento de sua complexidade, cálculo de pontos de função brutos e ajustados, além de permitir a simulação do esforço necessário para seu desenvolvimento a partir da aplicação do IP (Índice de Produtividade) da empresa.  O usuário pode também parametrizar diversos tipos de cronogramas, conforme a metodologia a ser utilizada, podendo realizar a simulação de várias estratégias de execução dos projetos para cada cliente, gerando cronogramas em Project®. O APF PRIME Light incorpora ainda a técnica estabelecida pela NESMA (Netherlands Software MetricsAssociation), voltada para medir o tamanho de projetos de melhoria de software.

 

                A próxima novidade do JAGUAR é o seminário técnico gratuito, que será realizado dia 30 de março, em Brasília. Os profissionais da área de TI e demais interessados em ter conhecimento sobre essa ferramenta não devem deixar de conferir.

 

Para mais informações sobre a ferramenta e inscrição no seminário, acesse: http://www.powerlogic.org/noticias.html

 

Autor: Anna Carolina Duarte


1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Lançamento do Jaguar 6.1 eminente...

6 de Maio de 2012, 8:13, por Desconhecido

O Jaguar 6.1 traz um grande leque de inovações dentre eles os exclusivos Jaguar Extensions, que possibilitam que plugins de arquitetura sejam criados com elegância através de técnicas de OCP (Open/Closed Principle). Este mecanimo possibilita que as implementações hiper-produtivas para Padrões de Caso de Uso de alto nível do Jaguar sejam expandidas através de componentes que encapsulam novos padrões, tanto para a parte OO (framework) quanto de geração de código complementar!



Evento Jaguar em Brasília, no dia19/10

3 de Outubro de 2011, 9:34, por Desconhecido

Quem estiver em Brasília no dia 19/10 não deixe de investir uma manhã neste evento, que é bem prático (mão na massa para desenvolver uma aplicação "do zero" com Java EE 6 / Jaguar) e traz insights importantes sobre tendências para a próxima década (BPMN 2.0, CMIS, Web Mobile com HTML5, etc.), implementados via Jaguar Extensions.



Ibrowse lança ferramenta de migração dos aplicativos desenvolvidos em Oracle Forms/Reports para o ambiente Jaguar

19 de Agosto de 2011, 16:37, por Desconhecido

A ferramenta lançada é o Telescope for Jaguar na modalidade SaaS, que visa a automação no processo de migração dos aplicativos desenvolvidos em Oracle Forms/Reports para o ambiente Java EE 6 na arquitetura Jaguar, que é uma das soluções do Portal do Software Publico.



Treinamento Jaguar em Brasília

27 de Julho de 2011, 14:47, por Desconhecido

Autor: Anna Carolina Duarte



A Ibrowse em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) realiza o 1º curso de extensão em Jaguar

11 de Julho de 2011, 15:35, por Desconhecido

Autor: Justino Paulo