Commit 1caaa03b5048b9e8e70826890d4d121ffb9c35fd
1 parent
c68d429f
Exists in
master
and in
3 other branches
ajustes na secao 2.1
Showing
1 changed file
with
12 additions
and
16 deletions
Show diff stats
cbsoft2017/content/07-process.tex
... | ... | @@ -51,41 +51,37 @@ organização do projeto: |
51 | 51 | \item Deve haver uma manhã ou uma tarde por semana quando \emph{todos} deverem |
52 | 52 | estar juntos fisicamente no laboratório (exceto, é claro, os membros da |
53 | 53 | equipe remota, mas que estarão on-line). |
54 | -\item A cada 2 ou 3 meses, os desenvolvedores sêniors (residentes no Brasil) | |
55 | - voaria e trabalharia ao lado dos alunos por uma semana. | |
54 | +\item A cada 2 ou 3 meses, os desenvolvedores sêniores (residentes no Brasil) trabalharia presencialmente ao lado dos alunos por uma semana. | |
56 | 55 | \end{enumerate} |
57 | 56 | |
58 | 57 | Com as regras acima, dividimos todo o projeto em quatro equipes diferentes: |
59 | 58 | Colab, Noosfero, Design e DevOps. Cada equipe tinha um líder (\textit{coach}) |
60 | 59 | responsável por reduzir o problema de comunicação com as outras equipes e |
61 | -ajudar os membros a se organizar da melhor maneira para todos (sempre | |
60 | +ajudar os membros a se organizarem da melhor maneira para todos (sempre | |
62 | 61 | respeitando seu tempo de trabalho). O \textit{coach} sempre foi um dos alunos |
63 | 62 | que trabalhava como desenvolvedor na equipe com o dever extra de registar as |
64 | 63 | tarefas atuais desenvolvidas na iteração (\textit{sprint}) e com a |
65 | -responsabilidade de conversar com outras equipes. Uma coisa importante a | |
66 | -observar é a mutabilidade da equipe e do \textit{coach}, pois durante o projeto | |
67 | -muitos alunos mudaram de equipes para tentar ter diferentes experiências em | |
68 | -diversas áreas. | |
64 | +responsabilidade de conversar com outras equipes. É importante salientar sobre a alta rotatividade da equipe e do \textit{coach}, pois durante o projeto | |
65 | +muitos alunos mudaram de equipe para tentar ter diferentes experiências em | |
66 | +diversas áreas/tecnologias, além daqueles alunos que naturalmente foram se formando. | |
69 | 67 | |
70 | 68 | Uma característica das equipes foi a presença de (pelo menos) um sênior por |
71 | 69 | equipe. Isso era essencial, porque as decisões difíceis e os problemas |
72 | 70 | complexos, geralmente, foram resolvidos ao consultá-los. Essa dinâmica |
73 | -incentivamos aos demais alunos a terem o mesmo compartamento do \textit{coach} | |
74 | -mesmo sem serem. Por fim, os desenvolvedores sêniors trabalharam diretamente | |
71 | +incentivou os demais alunos a terem o mesmo compartamento do \textit{coach} | |
72 | +mesmo sem serem. Por fim, os desenvolvedores sêniores trabalharam diretamente | |
75 | 73 | com os alunos, e isso foi importante para dar ao graduando a oportunidade de |
76 | -interagir com profissionais experientes em sua área e manter o conhecimento | |
77 | -fluindo no projeto. | |
74 | +interagir com profissionais experientes em sua área, além de manter o conhecimento no projeto compartilhado entre as equipes. | |
78 | 75 | |
79 | 76 | Por fim, tivemos ainda dois últimos elementos da organização da equipe que |
80 | -foram essenciais para a harmonia do projeto: o \textit{meta-coach} e | |
81 | -professores. O primeiro era um engenheiro de software recentemente graduado | |
82 | -(nossos ex-alunos) e que queria continuar trabalhando no projeto; estes últimos | |
77 | +foram essenciais para a harmonia do projeto: o \textit{meta-coach} e os | |
78 | +professores. O primeiro era um engenheiro de software recentemente graduado, egresso, e que queria continuar trabalhando no projeto; esses últimos | |
83 | 79 | eram professores que orquestraram todas as interações entre todos os membros do |
84 | -projeto, inclusive do governo federal. O \textit{meta-coach} normalmente | |
80 | +projeto, inclusive do MP. O \textit{meta-coach} normalmente | |
85 | 81 | trabalhava em uma equipe específica e tinha a tarefa extra de conhecer o estado |
86 | 82 | atual de todas as equipes. Os professores e \textit{meta-coach} trabalharam |
87 | 83 | juntos para reduzir o problema de comunicação entre todas as equipes (o que |
88 | -tornava-se mais complexo conforme a evolução do volume de trabalho). Por | |
84 | +tornou-se mais complexo conforme a evolução do volume de trabalho). Por | |
89 | 85 | último, todas as tarefas burocráticas, como a elaboração de relatórios sobre o |
90 | 86 | progresso do projeto para o Ministério, foi tratada pelos professores, mas com |
91 | 87 | o envolvimento de toda a equipe. | ... | ... |