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Authored by Hilmer Rodrigues Neri
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ajustes na secao 2.1

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cbsoft2017/content/07-process.tex
... ... @@ -51,41 +51,37 @@ organização do projeto:
51 51 \item Deve haver uma manhã ou uma tarde por semana quando \emph{todos} deverem
52 52 estar juntos fisicamente no laboratório (exceto, é claro, os membros da
53 53 equipe remota, mas que estarão on-line).
54   -\item A cada 2 ou 3 meses, os desenvolvedores sêniors (residentes no Brasil)
55   - voaria e trabalharia ao lado dos alunos por uma semana.
  54 +\item A cada 2 ou 3 meses, os desenvolvedores sêniores (residentes no Brasil) trabalharia presencialmente ao lado dos alunos por uma semana.
56 55 \end{enumerate}
57 56  
58 57 Com as regras acima, dividimos todo o projeto em quatro equipes diferentes:
59 58 Colab, Noosfero, Design e DevOps. Cada equipe tinha um líder (\textit{coach})
60 59 responsável por reduzir o problema de comunicação com as outras equipes e
61   -ajudar os membros a se organizar da melhor maneira para todos (sempre
  60 +ajudar os membros a se organizarem da melhor maneira para todos (sempre
62 61 respeitando seu tempo de trabalho). O \textit{coach} sempre foi um dos alunos
63 62 que trabalhava como desenvolvedor na equipe com o dever extra de registar as
64 63 tarefas atuais desenvolvidas na iteração (\textit{sprint}) e com a
65   -responsabilidade de conversar com outras equipes. Uma coisa importante a
66   -observar é a mutabilidade da equipe e do \textit{coach}, pois durante o projeto
67   -muitos alunos mudaram de equipes para tentar ter diferentes experiências em
68   -diversas áreas.
  64 +responsabilidade de conversar com outras equipes. É importante salientar sobre a alta rotatividade da equipe e do \textit{coach}, pois durante o projeto
  65 +muitos alunos mudaram de equipe para tentar ter diferentes experiências em
  66 +diversas áreas/tecnologias, além daqueles alunos que naturalmente foram se formando.
69 67  
70 68 Uma característica das equipes foi a presença de (pelo menos) um sênior por
71 69 equipe. Isso era essencial, porque as decisões difíceis e os problemas
72 70 complexos, geralmente, foram resolvidos ao consultá-los. Essa dinâmica
73   -incentivamos aos demais alunos a terem o mesmo compartamento do \textit{coach}
74   -mesmo sem serem. Por fim, os desenvolvedores sêniors trabalharam diretamente
  71 +incentivou os demais alunos a terem o mesmo compartamento do \textit{coach}
  72 +mesmo sem serem. Por fim, os desenvolvedores sêniores trabalharam diretamente
75 73 com os alunos, e isso foi importante para dar ao graduando a oportunidade de
76   -interagir com profissionais experientes em sua área e manter o conhecimento
77   -fluindo no projeto.
  74 +interagir com profissionais experientes em sua área, além de manter o conhecimento no projeto compartilhado entre as equipes.
78 75  
79 76 Por fim, tivemos ainda dois últimos elementos da organização da equipe que
80   -foram essenciais para a harmonia do projeto: o \textit{meta-coach} e
81   -professores. O primeiro era um engenheiro de software recentemente graduado
82   -(nossos ex-alunos) e que queria continuar trabalhando no projeto; estes últimos
  77 +foram essenciais para a harmonia do projeto: o \textit{meta-coach} e os
  78 +professores. O primeiro era um engenheiro de software recentemente graduado, egresso, e que queria continuar trabalhando no projeto; esses últimos
83 79 eram professores que orquestraram todas as interações entre todos os membros do
84   -projeto, inclusive do governo federal. O \textit{meta-coach} normalmente
  80 +projeto, inclusive do MP. O \textit{meta-coach} normalmente
85 81 trabalhava em uma equipe específica e tinha a tarefa extra de conhecer o estado
86 82 atual de todas as equipes. Os professores e \textit{meta-coach} trabalharam
87 83 juntos para reduzir o problema de comunicação entre todas as equipes (o que
88   -tornava-se mais complexo conforme a evolução do volume de trabalho). Por
  84 +tornou-se mais complexo conforme a evolução do volume de trabalho). Por
89 85 último, todas as tarefas burocráticas, como a elaboração de relatórios sobre o
90 86 progresso do projeto para o Ministério, foi tratada pelos professores, mas com
91 87 o envolvimento de toda a equipe.
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