Commit 1caaa03b5048b9e8e70826890d4d121ffb9c35fd

Authored by Hilmer Rodrigues Neri
1 parent c68d429f

ajustes na secao 2.1

Showing 1 changed file with 12 additions and 16 deletions   Show diff stats
cbsoft2017/content/07-process.tex
@@ -51,41 +51,37 @@ organização do projeto: @@ -51,41 +51,37 @@ organização do projeto:
51 \item Deve haver uma manhã ou uma tarde por semana quando \emph{todos} deverem 51 \item Deve haver uma manhã ou uma tarde por semana quando \emph{todos} deverem
52 estar juntos fisicamente no laboratório (exceto, é claro, os membros da 52 estar juntos fisicamente no laboratório (exceto, é claro, os membros da
53 equipe remota, mas que estarão on-line). 53 equipe remota, mas que estarão on-line).
54 -\item A cada 2 ou 3 meses, os desenvolvedores sêniors (residentes no Brasil)  
55 - voaria e trabalharia ao lado dos alunos por uma semana. 54 +\item A cada 2 ou 3 meses, os desenvolvedores sêniores (residentes no Brasil) trabalharia presencialmente ao lado dos alunos por uma semana.
56 \end{enumerate} 55 \end{enumerate}
57 56
58 Com as regras acima, dividimos todo o projeto em quatro equipes diferentes: 57 Com as regras acima, dividimos todo o projeto em quatro equipes diferentes:
59 Colab, Noosfero, Design e DevOps. Cada equipe tinha um líder (\textit{coach}) 58 Colab, Noosfero, Design e DevOps. Cada equipe tinha um líder (\textit{coach})
60 responsável por reduzir o problema de comunicação com as outras equipes e 59 responsável por reduzir o problema de comunicação com as outras equipes e
61 -ajudar os membros a se organizar da melhor maneira para todos (sempre 60 +ajudar os membros a se organizarem da melhor maneira para todos (sempre
62 respeitando seu tempo de trabalho). O \textit{coach} sempre foi um dos alunos 61 respeitando seu tempo de trabalho). O \textit{coach} sempre foi um dos alunos
63 que trabalhava como desenvolvedor na equipe com o dever extra de registar as 62 que trabalhava como desenvolvedor na equipe com o dever extra de registar as
64 tarefas atuais desenvolvidas na iteração (\textit{sprint}) e com a 63 tarefas atuais desenvolvidas na iteração (\textit{sprint}) e com a
65 -responsabilidade de conversar com outras equipes. Uma coisa importante a  
66 -observar é a mutabilidade da equipe e do \textit{coach}, pois durante o projeto  
67 -muitos alunos mudaram de equipes para tentar ter diferentes experiências em  
68 -diversas áreas. 64 +responsabilidade de conversar com outras equipes. É importante salientar sobre a alta rotatividade da equipe e do \textit{coach}, pois durante o projeto
  65 +muitos alunos mudaram de equipe para tentar ter diferentes experiências em
  66 +diversas áreas/tecnologias, além daqueles alunos que naturalmente foram se formando.
69 67
70 Uma característica das equipes foi a presença de (pelo menos) um sênior por 68 Uma característica das equipes foi a presença de (pelo menos) um sênior por
71 equipe. Isso era essencial, porque as decisões difíceis e os problemas 69 equipe. Isso era essencial, porque as decisões difíceis e os problemas
72 complexos, geralmente, foram resolvidos ao consultá-los. Essa dinâmica 70 complexos, geralmente, foram resolvidos ao consultá-los. Essa dinâmica
73 -incentivamos aos demais alunos a terem o mesmo compartamento do \textit{coach}  
74 -mesmo sem serem. Por fim, os desenvolvedores sêniors trabalharam diretamente 71 +incentivou os demais alunos a terem o mesmo compartamento do \textit{coach}
  72 +mesmo sem serem. Por fim, os desenvolvedores sêniores trabalharam diretamente
75 com os alunos, e isso foi importante para dar ao graduando a oportunidade de 73 com os alunos, e isso foi importante para dar ao graduando a oportunidade de
76 -interagir com profissionais experientes em sua área e manter o conhecimento  
77 -fluindo no projeto. 74 +interagir com profissionais experientes em sua área, além de manter o conhecimento no projeto compartilhado entre as equipes.
78 75
79 Por fim, tivemos ainda dois últimos elementos da organização da equipe que 76 Por fim, tivemos ainda dois últimos elementos da organização da equipe que
80 -foram essenciais para a harmonia do projeto: o \textit{meta-coach} e  
81 -professores. O primeiro era um engenheiro de software recentemente graduado  
82 -(nossos ex-alunos) e que queria continuar trabalhando no projeto; estes últimos 77 +foram essenciais para a harmonia do projeto: o \textit{meta-coach} e os
  78 +professores. O primeiro era um engenheiro de software recentemente graduado, egresso, e que queria continuar trabalhando no projeto; esses últimos
83 eram professores que orquestraram todas as interações entre todos os membros do 79 eram professores que orquestraram todas as interações entre todos os membros do
84 -projeto, inclusive do governo federal. O \textit{meta-coach} normalmente 80 +projeto, inclusive do MP. O \textit{meta-coach} normalmente
85 trabalhava em uma equipe específica e tinha a tarefa extra de conhecer o estado 81 trabalhava em uma equipe específica e tinha a tarefa extra de conhecer o estado
86 atual de todas as equipes. Os professores e \textit{meta-coach} trabalharam 82 atual de todas as equipes. Os professores e \textit{meta-coach} trabalharam
87 juntos para reduzir o problema de comunicação entre todas as equipes (o que 83 juntos para reduzir o problema de comunicação entre todas as equipes (o que
88 -tornava-se mais complexo conforme a evolução do volume de trabalho). Por 84 +tornou-se mais complexo conforme a evolução do volume de trabalho). Por
89 último, todas as tarefas burocráticas, como a elaboração de relatórios sobre o 85 último, todas as tarefas burocráticas, como a elaboração de relatórios sobre o
90 progresso do projeto para o Ministério, foi tratada pelos professores, mas com 86 progresso do projeto para o Ministério, foi tratada pelos professores, mas com
91 o envolvimento de toda a equipe. 87 o envolvimento de toda a equipe.