1. Quem pode colaborar com o processo de avaliação dos softwares candidatos?
Por meio do AvaliaSPB, qualquer cidadão cadastrado no Portal do SPB tem acesso aos arquivos necessários à instalação e ao código-fonte das soluções sob avaliação, podendo testá-la e estudá-la, colaborando com os analistas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MPDG durante a análise que irá aprovar ou reprovar a entrada da solução no Portal SPB.
2. Por que colaborar?
O AvaliaSPB fornece uma oportunidade do cidadão produzir colaborativamente em rede e se apropriar do modelo do SPB.
Quanto maior o número de pessoas com conhecimento e visões distintas analisando as soluções, simultaneamente, haverá:
- maior garantia de que a solução será liberada com tudo aquilo que é necessário para que a sociedade consiga instalá-la, usá-la e colaborar com sua evolução;
- maior rapidez e eficiência no processo de disponibilização da solução de interesse da sociedade;
- maior número de prestadores habilitados a prestar serviços já no lançamento oficial da solução como um software público.
3. Mais detalhes sobre a colaboração técnica
Confira neste artigo como utilizar o sistema de tickets Trac (utilizado nas comunidades SPB). Os tickets do trac são utilizados para relatórios de bug, requisição de características, suporte de publicações do software e tarefas do projeto. Artigo: Colaboração em rede.
A Portaria N° 46 , que dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento, a disponibilização e o uso do Software Público Brasileiro (SPB), estabelece os requisitos jurídicos e técnicos necessários para que a solução seja disponibilizada aos cidadãos através desse modelo.
Então o processo de avaliação envolve a análise da solução em relação a esses requisitos. Dentre eles, os que podem receber colaboração para análise são os seguintes:
Requisitos que podem ser analisados pelos cidadãos
1. Possuir uma versão suficientemente estável e madura do software que possibilite a sua instalação e utilização em um ambiente de produção;
Como colaborar? O colaborador pode baixar a solução, instalar e então verificar as funcionalidades. Através do fórum terá um canal para ajudar a equipe a chegar numa conclusão se a versão está estável e madura.
2. Apresentar manual de instalação que contenha, no mínimo, as informações elencadas no Anexo I da Portaria e que permita ao usuário instalar o software sem o auxílio do ofertante de SPB;
Como colaborar? Ao tentar instalar a solução seguindo o manual, o colaborador poderá apontar, através do fórum, qualquer falha no documento: ausência de informações, instruções erradas, etc.
3. Fornecer o código-fonte do software;
Como colaborar? Quem quiser poderá baixar o código e analisar se está faltando algo no código-fonte para seu correto funcionamento.
4. Fornecer todos os scripts necessários à correta instalação e utilização do software, tais como scripts de configuração e scripts de banco de dados, entre outros;
Como colaborar? Durante o teste de instalação, o colaborador poderá validar os scripts disponibilizados pelo ofertante e então dizer no fórum se são íntegros e suficientes ou não
5. Uso do modelo de licença Creative Commons General Public License – GPL ("Licença Pública Geral") ou algum outro modelo de licença livre que venha a ser aprovado pelo Órgão Central do SISP;
Como colaborar? Bem simples, basta baixar o código-fonte e verificar se ele está com cabeçalho GPL e acompanhado do arquivo da licença.
6. NÃO utilizar bibliotecas, componentes, ferramentas, códigos-fontes e utilitários proprietários;
Como colaborar? Ao baixar os arquivos, o colaborador pode ajudar a levantar todos esses itens e então analisar se algum deles é proprietário.
7. NÃO depender somente de plataformas proprietárias; e
Como colaborar? Ao baixar e analisar a solução o colaborador pode ajudar a verificar se as plataformas utilizadas são livres.
8. NÃO depender de um único fornecedor.
Como colaborar? Analisando os requisitos da solução e ajudando a verificar se eles estão vinculados a um único fornecedor. Exemplo: Pode ir ao fórum e dizer que tal software depende de uma impressora que é vendida apenas por um fornecedor.
* Toda forma de comunicação entre colaboradores, ofertantes e analistas do MPDG será feita através dos fóruns criados para cada solução em avaliação;
** A responsabilidade de liberar a solução será sempre do analista do MPDG designado para cuidar do processo de avaliação da solução. Todas as colaborações serão analisados por esse profissional.